29 de maio de 2018

John Mayall & the Bluesbreakers with Eric Clapton (Disco da Semana #27)

Ah… se todo disco de blues fosse assim... bruto, virtuoso (sem ser chato), dinâmico e com os dois pés no rocknroll, eu ouviria muito mais blues do que ouço geralmente.

20180529-ericclaton

John Mayall e seu "dream team" do blues fizeram um disco de gente grande, de quem sabe o que está fazendo e o faz com gosto.

Banda competentíssima, baixo pesado, guitarra rítmica regendo o negócio todo, o piano de Mayall pontuando e dando corpo pro som, a batera absurda (com um solo típico de jazz sem soar chato), além das gaitas e metais que fazem um lance diferenciado do blues comum. A voz rouca de quem tomou whisky demais de Mayall é um caso a parte. Interpreta as músicas com um feeling absurdo, sofrido até, mas com uma veracidade de causar inveja a muitos "cantores" que se acham demais.

Tudo aqui é coeso e é feito em cima de "jams sessions", onde os músicos gravam o que estão tocando ao vivo, isso é pra bem poucos. Tem que tocar demais pra gravar um disco nessa pegada. Formato típico dos anos 60, que é quando essa obra atemporal foi gravada.

Simplesmente a minha redescoberta, ou até a descoberta do blues. Não poderia querer começar melhor.

Só pra constar, a guitarra mágica que eleva o disco à condição de clássico é de ninguém menos que Eric Clapton, e sobre esse cidadão, não precisamos tecer comentários. "Clapton is God".

Para ouvir, clique aqui.

Logo menos tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...