5 de abril de 2017

Contribuir, retribuir e agradecer

Olá pessoas, como estão?

O assunto de hoje trata sobre retribuição. Recentemente, eu publiquei um vídeo no canal de vídeos do site falando sobre a abertura de uma campanha no Patreon para fomentar as atividades do site e do canal por meio de contribuições. Na ocasião, comentei que eu gostaria de poder oferecer aos leitores do blog e para audiência do canal. A ideia é simples: quem gosta do meu trabalho, poderia me ajudar contribuindo com qualquer ajuda. Estes recursos seriam revertidos para melhorias na estrutura do blog e do canal. Você pode ler mais sobre esta história neste link.

Resultado de imagem para Contribuir retribuir

Por exemplo, já tem alguns anos que eu vivo ensaiando migrar o conteúdo do blog para a plataforma WordPress. O Blogger me atende, pois o processo de customização foi relativamente simples e é fácil publicar, mas quando vejo outros blogs, percebo que muitas vezes as ferramentas do Blogger estão um tanto anacrônicas. Eu só não fiz a troca por conta da questão custo.

Outro exemplo: eu gostaria de presentear com alguns mimos o pessoal que acompanha todo o trabalho. Para quem gosta do Magic, um booster, ou um produto selado como uma Bundle Pack ou um Starter Deck. Para o pessoal que lê sobre cinema e séries, sorteio de filmes. Para quem gosta dos livros, um ou outro livro e assim por diante. De novo, esbarro na questão custo.

A questão da infraestrutura também é delicada. Com o aparato que possuo hoje, consigo produzir material de modo satisfatório. Mas o processo de pós-produção é leeeento… Bem lento.

image image image

E pensando em todas estas necessidades e também em minha capacidade limitada de investimento, pensei que poderia ser uma boa ideia contar com a ajuda das pessoas que acompanham e prestigiam meu trabalho.

Tudo muito bonito… muito maravilhoso. Se não fosse um pequeno detalhe…

O que eu estou oferecendo em troca? Qual é minha retribuição para quem pretende ou gostaria de fazer uma contribuição para me ajudar?

Resultado de imagem para Contribuir retribuir

Observando o movimento de outros criadores de conteúdo, eu percebi que aqueles que têm sucesso em campanhas como essa, têm isso pelo mérito de seu conteúdo. Eles não trazem somente conteúdo… eles agregam valor ao conteúdo retribuindo com o seu conhecimento.

Exemplos não faltam:

  • Marcos Fraresso com o seu “Zona da Fotografia” dá verdadeiras aulas sobre o processo de composição e criação fotográfica.
  • O pessoal do “Audiovizuando” promovem verdadeiras aulas para filmmakers.
  • Mateus Oliveira do “Brainstorm Tutoriais” também fornece dicas preciosas sobre como trabalhar com edição de vídeo, seja no After Effects, no Premiere ou ainda no Vegas Studio.
  • O André Manenti do canal “UMotivo” faz análises de decks e cartas para o Magic: The Gathering
  • A Vanessa Karla e Júnior Passarello do canal “Dupla Exposição” também ensinam muita coisa sobre técnicas de fotografia
  • O Otávio Ugá com o seu “Super 8” sempre com ótimas resenhas de cinema
  • A trupe do “Loop Infinito” com um conteúdo bem bacana sobre tecnologia e sobre Mods para produtos Apple, sem contar o ótimo Loopcast sobre assuntos de tecnologia e entretenimento

Temos também os canais que não falam em contribuições, mas por conta de seu bom conteúdo, agregam valor às suas ofertas:

  • Héber Simioni faz um canal de entretenimento bem bacana, mas a qualidade do conteúdo chama a atenção para os cursos de design que ele oferece em plataforma de EAD.
  • O próprio Mateus Oliveira que oferece cursos on-line sobre design
  • Outro que se beneficia é o Marcos Fraresso que promove suas oficinas de fotografia
  • Além do pessoal do AudioVizuando que também faz do canal uma espécie de vitrine de sua produtora de vídeos.

Dos canais que acompanho, apenas o Felipe Becker com o seu BeTech! não faz qualquer menção à contribuições ou doações. Mas a qualidade do seu conteúdo agrega uma audiência enorme.

A exceção à tudo isso é o Izzy Nobre que mantém campanha de financiamento amparado exclusivamente em seu conteúdo para entretenimento. Ele até faz algumas resenhas de produtos, mas definitivamente seu foco é o vlog de opinião.

O que percebo com tudo isso é simples… seria muita presunção e arrogância da minha parte angariar contribuições sem retribuir. Olhando meu conteúdo eu vejo que ele visa o entretenimento, mas não o conhecimento. Não agrega algo para as pessoas. Se a questão for informação e entretenimento, uma assinatura digital do jornal “O Estado de São Paulo” seria algo muito mais interessante.

Então não seria justo ficar pedindo contribuições sem oferecer retribuições, certo?

Aí esbarro em outra questão: o que posso oferecer ao meu público? Gosto de fotografia, cinema, nerdices em geral, mas não detenho conhecimento suficiente para criar algo nestas áreas. Mal e mal sei para mim… e mesmo assim, na base da tentativa e erro (com muitos erros).

E sobre o que eu poderia falar então?

Só uma coisa me vem a cabeça para responder a esta questão… Informática. Afinal, foram 8 anos ministrando aulas em cursos diversos. A primeira página profissional que mantive (antes do blog) era sobre hardware.

A única coisa que posso oferecer para meu público, além do entretenimento é meu conhecimento. Sendo assim, pretendo retomar meus textos com conteúdo sobre Hardware, e eventualmente até mesmo reviver a série “Aulas de Hardware”.

Bom… preciso pensar em como farei isso. Pensei em aulas de 8~10 minutos em vídeo, comentários em podcast e textos explicativos sobre algumas coisas. O propósito deste texto é pedir sua opinião. O que você gostaria de ver por aqui? Como você gostaria que este material fosse publicado?

Gostaria da ajuda de vocês para construir algo bem bacana. Como eu já disse em outras ocasiões, independente de qualquer auxílio, vou continuar com a produção. Talvez aprendendo e errando, com alguns recursos limitados, mas aos poucos vou fazendo adaptações que poderão funcionar.

Independentemente de como funcionarão as coisas, gostaria de agradecê-los por acompanhar minhas maluquices por aqui durante tantos anos.

gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...