17 de março de 2016

Somos todos palhaços?

Estas são algumas manchetes sobre as notícias sobre o atual momento político do Brasil:

“Nomeado, Lula telefona para Temer e Renan e pede conversa sobre PMDB” – publicado pela Folha de São Paulo

“Lula aceita convite de Dilma e assumirá Casa Civil” – publicado pela Folha de São Paulo

“Lula cobra pulso do novo ministro para controlar PF” - também publicado pela Folha de São Paulo

‘Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada’, diz Lula a Dilma; ouça – publicado pelo jornal O Estado de São Paulo

“Lula cobra que novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, cumpra papel de homem” – publicado pela Revista Época

Para alguém desavisado, fica a impressão de que temos por trás destas notícias a figura de um grande estadista que resolveu tomar pulso da situação. Alguém que resolveu buscar com as próprias forças uma solução para a crise instaurada neste país. Uma crise que está disseminada em todas as frentes: política, social, econômica, cultural…

Temos a impressão de que finalmente chegaremos em algum lugar.

Ledo engano…

Tudo não passa do retrato de um covarde… Um homem que ludibriou grande parte dos brasileiros vendendo a ideia de que ali se instaurava um governo do povo e para o povo.

O tal “Lula”… o tal “filho do Brasil”… o “governante dos pobres” é um covarde. E tenho esperança que a justiça venha a provar que ele também é um canalha e mentiroso, juntamente com alguns outros companheiros de partido.

Dona Dilma provou ser somente um fantoche… um quebra-galho. Alguém que se submeteu as vontades de seu chefe. Ela é com certeza, uma das pessoas menos preparadas para o exercício da presidência da República.

image

Hoje, dona Dilma nomeou seu chefe e padrinho para o posto de Ministro Chefe da Casa Civil. Com todas as honras, o novo ministro mereceu até uma edição extra do Diário Oficial da União:

image

image

A praxe é a publicação sair no dia seguinte ao ato de nomeação. Por que a pressa? Com a oficialização do ato, o chefe ganhou foro privilegiado. Ele agora foge (literalmente) do juiz Sérgio Fernando Moro (1ª instância da Justiça Federal em Curitiba/PR) e passa a responder por seus atos junto ao STF. Muito mais fácil de controlar, já que seu presidente em outras oportunidades demonstrou muito boa vontade na época do julgamento do mensalão.

A ideia do grande partido foi proteger seu símbolo mais folclórico… Lula como ministro ganha proteção. Lula como ministro dá algum fôlego para este governo trôpego. Lula como ministrou esfria a discussão do impeachment.

Como se chama isso? Ah sim… ISSO SE CHAMA GOLPE

Longe de afirmar que a solução está no outro partido (o PSDB), é preciso esclarecer que nunca concordei com esta política populista e assistencialista. Afrouxar o crédito e estimular a produção com base na demanda por endividamento sem fortalecer o mercado e torná-lo globalizado de modo que ele a longo prazo fosse sustentável foi um erro estrutural tão grande que esta crise estava anunciada há anos.

Mas enquanto o povo pudesse financiar casa, carro e celular… tudo estaria bem. O problema é que este modelo de crescimento, onde a produção é baseada unicamente em consumo reprimido com endividamento em algum momento se esgota. E quando isso acontece, a indústria enfia a produção onde?

Não vou responder para manter a classe…

Não dá para ficar discutindo os erros desta administração. Já fiz isso em vários outros textos… o próprio Michel faz isso com maestria em seu blog “Nova Trincheira”.

Por várias vezes, o governo afirmou que o impeachment era uma tentativa de golpe. O que foi isso então? Um contragolpe? Nem Lula, nem Dilma, nem Temer ou os presidentes do congresso ou do STF são alternativas para governar o país.

Mas é um fato que em 16/03/2016 dona Dilma inventou uma nova forma de governo: o “Pseudo-Parlamentarismo Golpista”.

luladilma

Algumas coisas me assustam em toda esta história:

  1. Não temos nenhuma vertente política neste momento capaz de assumir um papel de protagonismo político. Nem PT e similares (Deus me livre). Nem PSDB e similares. Este vácuo pode dar origem a um novo Fernando Collor;
  2. A cara de pau do governo em buscar um “jeitinho”. Os diálogos entre Lula e Dilma são estarrecedores. Não dá para culpar o juiz Moro. Ele tem razão quando afirma que o cidadão brasileiro tem o direito de conhecer a fundo seus governantes.
  3. A cara de pau do PMDB… um partido de vendidos. Que sempre navega para o lado que o vento sopra. Um partido que congrega Marta (que convenientemente tirou o “Suplicy” do nome), Chalita, Skaf e outros que mantinha discursos bem opostos. Só está faltando o Serra ir para lá…
  4. Meu Deus… eu tive o desatino de um dia ter votado em Aloísio Mercadante para Senador porque achei que aquele cidadão tinha alguma contribuição para o país.
  5. A força da TV Globo… é incrível como eles transformaram seu jornalismo em uma máquina de guerra. Eles derrubam quem eles quiserem. E isto é muito assustador!

O governo do PT desde o início ofereceu pão e circo. E somente isso… em seu projeto de poder o que importava era permanecer no poder. A qualquer custo… E agora, mesmo com todas as provas escancarando a sujeira que é este governo, eles ainda se fazem de vítimas. E tem gente que ainda acredita.

Está inaugurado o movimento #somostodospalhaços

E antes que alguém questione… não… não acho que o PSDB é a solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...