14 de março de 2016

O desaparecimento do Windows Phone

Em mais de uma oportunidade eu fiz aqui uma apologia ao uso da plataforma Windows Phone (com o advento do Windows 10, rebatizada para Windows 10 Mobile). Em meus argumentos, defendi a leveza, a praticidade e a convergência dos recursos tendo o usuário como protagonista.

image

Sem dúvida, do ponto de vista técnico é um ótimo sistema.

Também já fiz uma comparação entre as diversas plataformas existentes (Android, iOS, Blackberry e Windows Phone) e ali afirmei que cada plataforma é dotada de qualidades e defeitos. Não é – nem nunca foi – minha intenção mudar o ponto de vista do mercado. Mas sim, demonstrar que – sim – existe algo além de Galaxy S7, iPhone 6S e Moto Maxx.

Por um tempo me pareceu que o a plataforma estava caminhando para sua sustentabilidade. Novos modelos pipocavam em todos os segmentos (desde o entry level com os Lumias 435, 530 e 532 até o high end com o Lumia 930 e até mesmo o Lumia 1020). E não foram poucos os lançamentos. No Brasil tivemos muitos lançamentos:

  • 1º ciclo: Lumias 710, 800, 900
  • 2º ciclo: Lumias 520, 620, 625, 720, 820, 920, 925, 1020, 1320, 1520
  • 3º ciclo: Lumias 435, 530, 532, 535, 630, 635, 730, 735, 830, 930
  • 4º ciclo: Lumias 640, 640XL

São nada menos do que 25 modelos diferentes. E eu nem coloquei na lista os três modelos da Samsung (Omnia 7, Omnia W e Ativ S), HTC (HTC Ultimate) e BLU (BLU WinJr e BLU WinHD). E também temos os modelos que não chegaram ao Brasil. É muito Windows Phone no mercado…

Com um bom acabamento, bom preço e um sistema leve e ao mesmo tempo confiável, tínhamos ali todos os ingredientes para mais um sucesso a longo prazo da Microsoft. E a Microsoft sempre foi assim, sempre pensou no longo prazo. É só ver o exemplo do Xbox One.

Mas, ao contrário do que eu previ, o Windows Phone está desaparecendo… sua participação no mercado mundial não chega a 1,5% (já chegou em quase 8%). Muita gente já tentou explicar o que está acontecendo. Eu não consigo concordar com a maioria (apesar de concordar que o WP segue ladeira abaixo) sobre os motivos.

Então resolvi explicar quais são – na minha opinião – as causas para o desaparecimento. Não são necessariamente as mais corretas, mas explicam satisfatoriamente o que está acontecendo.

Prontos? Não? Bom… paciência… vamos lá!

Celular bom é celular novo

Brasileiro troca de celular assim que termina de pagar o carnê do financiamento. Então é bom que o mercado esteja abastecido de opções. No Brasil, o portfólio de modelos está reduzido aos Lumias 535, 640 e 640 XL. Os outros Lumias só existem em estoques antigos. Um top de linha no Brasil? Nem pensar…

Se levarmos em conta que este celulares já foram lançados há pelo menos 1 ano. Tecnicamente não temos um WP novo.

Aliás, com o lançamento do Windows 10, eu esperava novos lançamentos. E eles até surgiram… no exterior. Hoje a plataforma conta com alguns Lumias (550, 650, 650XL, 950 e 950XL), alguns Acer (Liquid e Jade) e HP (X3 Elite). Nenhum deles oficialmente lançado no Brasil. No site da Microsoft até aparece a descrição do 950 e do 650. Em ambos os casos, são seguidos da expressão “em breve”.

image

Celular bom é celular barato

Tá… é um argumento de vendedor… mas é verdadeiro. Quando troquei o celular da minha esposa, pagamos R$ 400 por um Lumia 535. Um celular básico, mas bem interessante para o usuário comum (boa câmera, boa tela, bom processador). Hoje você não encontra o mesmo celualr por menos de R$ 650.

Com o fim da Lei do Bem e com o dólar batendo na casa dos R$ 4,00 fica difícil trazer um Lumia 950 na casa dos R$ 3.500,00. E o Lumia 550 que seria o “pé-de-boi” da Microsoft viria por quanto? R$ 1000? Impensável para um celular básico.

image

Celular bom tem muitos aplicativos

Não estou nem aí se tem ou não SnapChat para o WP… Mas para muita gente isso importa. E se pensarmos que até hoje o Instagram não saiu do BETA e considerarmos que a Google não lança apps para seus serviços (YouTube, Blogger, GDrive) temos um problemas enorme. Não adianta explicar que temos o TubeCast (muito melhor que qualquer cliente de YouTube)… não adianta explicar que temos 6tag (superior em todos os aspectos ao Instagram). As pessoas querem o APP oficial e ponto.

E mais… querem APP’s gratuitos. Só não entendo como as pessoas acham que os desenvolvedores de APP’s sobrevivem. Não dá pra pagar as contas somente com merchandising.

Não acho que a biblioteca de aplicativos do WP seja deficitária, aliás, hoje em dia existem até os APP’s universais (que funcionam no celular e no computador). Mas a desculpa oficial que usam por aí é que o WP não tem aplicativos

image

Celular bom é fácil de usar

Olha… não vou entrar em detalhes. Tudo que posso dizer é que utilizei por um tempo um Moto G equipado com Android Lollipop. E não dá pra comparar. WP é muito mais prático de usar.

Mas o pessoal acha que o celular precisar ter um monte de configuração… então… que fiquem como o quilométrico menu de configurações do Android.

image
Windows Phone
image
Android

Celular bom é celular bem falado

Em minha última incursão por uma loja de celulares tive que ouvir do vendedor um punhado de bobagens sobre o Windows Phone. Segundo ele, o WP não tem nada, custa caro, quebra logo… não presta.

Bom mesmo é o Samsung Galaxy S6: completo, robusto, usa Android, câmera sensacional.

Sim… vendedor fala aquilo que bem entende… tudo pela comissão. Que se dane a informação.

Celular bom tem acessórios

É verdade… tente procurar por um simples carregador o WP. Procure por um fone de ouvido da marca. Localize um suporte veicular. Ah… estou falando de acessórios originais. Não estou falando dos genéricos.

Tente achar algum… se achar, me avise… também estou procurando.

O resumo

Para ter alguma chance por aqui, os novos WP precisam de um cenário econômico melhor. Precisa de boa vontade do mercado em aceitar a plataforma e precisa de uma campanha agressiva de marketing.

Só que o consumidor não quer esperar a melhora da conjuntura econômica. E nem vai pagar mais por um celular melhor. Ele continuará apostando nos Android’s baratos e eventualmente financiando os bons Android’s e até mesmo o iPhone. Afinal, pra alguns, o que importa é a aparência. E ter um iPhone é sinal de status.

Com um mercado imaturo, consumidores desinformados que prezam ou status (iPhone, Galaxy S7 ou Moto Maxx) ou preço (qualquer Android abaixo de R$ 500) e sem novidades aparentes, obviamente o Windows Phone está desaparecendo.

E historicamente o mercado já demonstrou que nenhum produto restrito a nichos de mercado sobrevive se existem opções mais genéricas que fazem a mesma coisa…

One more thing…

He he he… O Steve Jobs sempre encerrava suas conferências com uma última coisinha. Sempre grandes surpresas.

Por que eu resolvi escrever sobre isso tudo?

Bom… é que meu velho companheiro Lumia 720 (nem tão velho assim) apresentou um problema no sistema de áudio do telefone. E não consegui encontrar uma assistência técnica disposta a consertá-lo.

WP_000290

Ele funciona… tudo. Menos o telefone… que apresenta uma chiadeira incrível quando faz uma ligação.

Bom… e aí fui obrigado a procurar um novo celular. Por muito pouco eu quase não terminei com um Moto X (usado) na mão.

Pensei… pesquisei… Ponderei… e resolvi que não abandonaria o WP. Pode até ser que a plataforma acabe e meu próximo celular seja um Android. Mas por enquanto, ainda tenho um Lumia.

Apresento meu Lumia 640:

WP_20160314_03_49_49_Pro

E quanto ao 720? Bom… ele está aqui também. Virou meu celular para testes. Instalei o Windows 10 Mobile nele. E quer saber? Sensacional…

WP_20160314_03_52_05_Pro

Depois do Lumia 710, Lumia 720… Agora vou de Lumia 640… Vida longa ao Windows Phone. Ou Windows Mobile… sei lá!

Fato é que a insônia não passou…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...