27 de novembro de 2014

Um traidor da causa…

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Então vou começar meu texto com a seguinte imagem:

WP_20141125_005

É… é isso mesmo que vocês estão vendo…

Sim… é um tablet.

Sim… com sistema operacional Android.

Não… não é uma pegadinha.

Para aqueles que me conhecem ou acompanham o blog sabe que antes de mais nada sou um defensor e entusiasta da plataforma Windows Phone. Para quem já falou comigo sobre o assunto, sabe que em meus planos malucos eu tinha o Lumia 2520 como alvo. Ou até mesmo o HP Stream 8 (se ele vir para o Brasil).

São tablets com sistema operacional Windows 8…

Por vezes, eu critiquei o Android. Comentei que aparelhos com configurações robustas poderiam até rodar bem o sistema, mas a relação custo x benefício não era interessante.

Falei da simplicidade de uso do Windows Phone.

Reclamei que a Nokia lançou um tablet baseado em Android.

E mesmo depois de tudo isso… eu comprei um tablet Android…

E nem é um tablet dos mais robustos. Pelo contrário… sua configuração é digna de um tablet de entrada. Tudo bem que eu pesquisei muito a questão da configuração com o preço. No final das contas, este Tablet da Tectoy (o modelo é o Veloce TT-5000i) e custou R$ 230,00. Bem longe de qualquer configuração topo de linha.

WP_20141125_009

Tem explicação?

judas

Bom… tem sim. Não é lá muito boa (pelo menos para meus critérios), mas terá que servir no momento.

Em primeiro lugar, mantenho tudo o que disse sobre as plataformas Android e Windows Phone. Comparativamente, o WP é mais dinâmico, mais amigável e mais estável. Ainda mantenho que o sistema Android é fragmentado (dependendo do processador utilizado no aparelho, alguns apps não rodam) e se eu tivesse R$ 1.800,00 para bancar um Lumia 2520, teria comprado um.

Aliás, o primeiro motivo é esse: grana… Os tablets baseados no Windows são caros à beça por aqui. Existem opções econômicas. A HP dispõe de um modelo nos EUA chamado HP Stream 7. Não custa mais que US$ 100,00 (R$ 265,00 no câmbio atual)

image

Eu até perguntei pra HP Brasil (via Twitter) se eles trarão o modelo para cá… mas o que recebi foi uma daquelas respostas padronizadas de relações públicas.

image

Enfim… o mercado pertence ao robozinho verde. Ele não tem concorrência em todos os segmentos de mercado.

Outro motivo é o descaso das lojas, serviços (jornais, tv, bancos) para o ambiente WP. Tudo o que você procura é desenvolvido prioritariamente para Android ou iOS (Apple). Mesmo os desenvolvedores que fazem apps para o WP não divulgam. Já relatei aqui o caso da Amazon.

Quero ler o jornal O Estado de S.Paulo mas não existe app para o WP. Para ler o Estadão Digital tenho que acessar o computador a toda hora e baixar o jornal em PDF. Revista Veja se eu assinasse teria o mesmo problema. Revistas da Abril só no formato ePub e sem aplicativos para o WP.

O WP tem muito aplicativo bom e funcional. A Google boicotou o WP bloqueando o app do YouTube, mas tem ótimas opções por lá (MetroTube, Tubecast, entre outros). Alguns apps são até melhores que o app oficial (o Instagram é horroroso perto do 6tag… uma salva de palmas para Rudy Huyn, outro evangelizador do Windows Phone que criou o app).

Mas o mercado (isto é, o dinheiro) é quem manda. E aí, tudo o que você procura de app de serviços complementares ou é iOS ou é Android.

E eu cansei de ficar procurando alternativas… preciso fazer as coisas da faculdade com alguma praticidade. Não posso fazer tudo no smartphone e não dá pra carregar o laptop o tempo todo.

E também não posso ficar toda madrugada no computador…

Por fim, tem uma questão chamada empatia. Eu critico muito o sistema Android, mas será que sou capaz de me colocar no lugar de um usuário do Android e entender seus dilemas e problemasl, para quem sabe, ter melhores argumentos ao falar sobre o Windows Phone.

Aprendi isso numa aula da faculdade na disciplina Sociedade, Tecnologia & Inovação. Para ser capaz de falar sobre tecnologia, eu tenho que usar a tecnologia.

E por estas razões, hoje tenho um Android também…

WP_20141125_016

Estou fazendo alguns testes no bicho e pretendo postar um review sobre ele. Vou usá-lo para estudar (ver os vídeos da faculdade e ler os textos), ler jornais, atualizar o twitter, mexer no blog… e vamos ver no que dá.

Não acho que eu tenha traído a causa… se me perguntarem o que comprar, minha resposta será óbvia… um Windows Phone ou um tablet com Windows 8.

Mas por enquanto é um fato que terei que engolir tudo o que falei. Agora eu também uso Android…

Eu disse lá no início que a explicação não era lá tão boa…

Mas é esta que eu tenho… e terá que servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...