18 de novembro de 2014

Do Nokia Lumia para o Microsoft Lumia

Faz tempo que não escrevo um texto, digamos, leve… Cansei de escrever sobre problemas e mais problemas. Então desta vez falarei um pouco de tecnologia.

Já tem alguns anos que muitos analistas atestam que estamos vivendo uma transição. O computador tradicional de mesa (também conhecido como desktop deu lugar a computação portátil. Aí os laptops (ou notebooks) tiveram uma boa redução de preços e até mesmo surgiram variações enxutas (que os departamentos de marketing das empresas denominaram netbooks) a preços bem convidativos.

Aí veio a Apple… com algumas ideias diferentes… aliás, o grande barato da Apple não é inventar novas tecnologias (nem o smartphone, nem os tablets, nem os iPod's foram invenções genuinamente Apple), mas sim criar uma demanda para algo que já existia. Para mim, a genialidade do Steve Jobs era a de criar a necessidade de um produto… e não o produto em si.

Em bom português: a Apple não inventou o mp3 player, nem o tablet e muito menos o smartphone. Mas a Apple foi a responsável por popularizar estes dispositivos com seu iPod, com o iPad e com o iPhone.

Seja como for, surgiram os tablets, os smartphones e a moda agora são as pulseira e relógios inteligentes…

Alguém pode perguntar: "E o Google Glass?". Minha resposta: acho que a Google está perdendo o timing do seu produto… um indicativo disto é a notícia deste link.

Quem me conhece sabe que sou um ardoroso defensor do ambiente Windows… especificamente o Windows Phone. Há alguns anos atrás, eu defendi que um smartphone era desnecessário.

Isto me coloca no mesmo patamar das falácias proferidas por alguns personagens icônicos da história da tecnologia da informação. Um bom exemplo disto é a desastrosa fala de um ex-presidente da Digital Equipament que afirmou que não existiam motivos para uma pessoa ter um computador em casa. Outras frases igualmente infelizes podem ser vistas neste link.

Acabei entrando na era dos smartphones pelas mãos da Microsoft. Comecei com um Lumia 710 da Nokia e depois migrei para um Lumia 720. Dois celulares espetaculares. Nesse meio tempo acabei convencendo outras pessoas que apostaram também nos Lumias (afinal, nesse meio tempo, o Windows Phone virou sinônimo de Lumia).

E faz um bom tempo que não falo dos Lumias por aqui… muita coisa aconteceu. Já estamos na terceira geração do Windows Phone (se considerarmos as versões 7.x, o 8 e o 8.1). Aparentemente, Samsung e LG desistiram da plataforma, mas ao mesmo tempo outras como HTC e BLU resolveram apostar no sistema.

O que está acontecendo agora é o fim de uma era. Já foi noticiado há um bom tempo que a Nokia foi comprada pela Microsoft. Aliás, nota curiosa… a notícia foi divulgada em 03/09. Data do meu aniversário.

Hum… não foi um presente tão bom assim.

E mesmo após esta compra, os Lumias carregaram o nome Nokia. Eu ainda continuo com meu Lumia 720… Um Nokia Lumia 720.

Belíssimo aparelho…

WP_000290

Mas agora, chegou o momento em que a Nokia deixa de constar nos aparelhos Lumia. Com o lançamento do Lumia 535, não vemos mais o logotipo da Nokia, mas sim o da gigante de Redmond.

Lumia-535-Dual-SIM-apps-jpg

Tudo continua ali… o design, o sistema operacional, os recursos… Ainda é um legítimo Windows Phone.

Mas sou obrigado a confessar… perdeu um pouco do charme.

Salvo um grande desastre, meu próximo smartphone será um Lumia. Mas ainda vou usar muito meu Nokia Lumia 720. Mesmo porque a Microsoft confirmou que os Lumias de segunda geração serão todos atualizados para o Windows 10. A câmera me atende, áudio e vídeo são ótimos, bons aplicativos. Nada para me queixar.

O próximo Lumia aqui de casa ainda será um Nokia Lumia. Nos meus planos, gostaria de presentear minha esposa com um Lumia 730 (e ele ainda carrega o nome Nokia).

Resolvi escrever sobre isso hoje por um motivo simples: a Nokia como eu conheci deixou de existir oficialmente para mim. A empresa filandesa ainda está lá. Mas a questão é que a Nokia desistiu da plataforma Windows Phone. E resolveu jogar arriscado: vendeu toda sua divisão mobile para a Microsoft e só poderá atuar no mercado de telefonia após 2016.

Mas nada se falou sobre tablets… e foi com um tablet que a Nokia retornou hoje ao mercado. Apresentou ao mundo o N1. Seu tablet que roda… o Android.

Nokia N1 com Android 5.0… Divulgação ® Nokia

E de novo… vou repetir… perdeu um pouco do charme.

Para mim, a Nokia sempre foi uma referência por ser diferente. Ao invés de outras gigantes do mercado, ela sempre optou pela inovação. Foi assim quando lançou seus celulares gladiadores praticamente indestrutíveis, continuando com o Symbian e até mesmo nos tempos do Windows Phone, quando foi a única que realmente investiu no sistema.

E agora, a Nokia – talvez pressionada pelos acionistas que obviamente priorizam seus lucros – abdicou desta inovação. Preferiu se tornar apenas "mais uma" no concorrido mercado dos dispositivos Android.

Pois é… perdeu todo o charme…

Mas a marca tem seus fiéis seguidores e o Android tem um grande mercado. Talvez a Microsoft nunca se recupere da decisão tardia de criar sua plataforma mobile. Mas tem tomado boas decisões para melhorar sua participação (tornou a licença do Windows gratuita para dispositivos portáteis com tela menor que 10", simplificou o processo de publicação de aplicativos, desburocratizou o acesso dos desenvolvedores, aplicou preços mais competitivos). Está fazendo sua parte e ela tem duas coisas que faltam em muitas empresas: paciência e um bocado de dinheiro.

Levou tempo, mas ela conseguiu tornar o Xbox um console de respeito… creio que fará o mesmo com o Windows Phone. Não creio que será um líder de mercado (acho que é tarde demais para isso), mas terá bons números em suas vendas.

Sentirei falta da boa e velha Nokia.

Sentirei falta dos Nokia Lumia…

Que venham os Microsoft Lumia…

P.S.: vou deixar este link disponível para quem quiser entender um pouco mais de como a Nokia retornará ao mercado de smartphones daqui a algum tempo.

P.S.2: Para quem ainda não conhece o sistema e quer saber um pouco mais, vai aí um review de um site sabidamente crítico do Windows Phone. Nem mesmo eles conseguiram criticar o sistema. Vai também o link de um review em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...