22 de março de 2014

A “ética” de alguns…

Ética… uma palavra que anda em moda. Um palavra que é usada sempre que alguém quer invocar valores e princípios que são considerados alicerces de uma vida ou conduta correta e sem desvios.

etica

No popular, dizem que a ética são os valores que defendemos enquanto os outros não estão observando.

Para alguns, ser ético é escrever mensagens positivas, colocar na linha do tempo da rede social aquelas imagens com frases de efeito que mostram (ou pelo menos, tentam mostrar) que a pessoa é dotada de cultura e sabedoria tão vastas quanto os oceanos.

Para alguns, ser ético é mostrar-se como um líder sereno e justo (apesar de que é um erro confundir “ética” com “justiça” ou mesmo “serenidade”).

Para alguns, a ética é mostrar os valores que moldaram sua vida e seu caráter na juventude, colocando como grandes exemplos os pais ou avós. Pessoas que normalmente não são mais julgadas pelo que foram, pois afinal de contas, já não estão no dia a dia dos acontecimentos.

É bonito – realmente bonito – alguém invocar a ética e afirmar de forma categórica que é sim uma pessoa ética.

Para mim, isto não passa de falácia… não passa de bravata…

Ética, pode e deve ser algo mais simples.

Ser ético é tratar a todos com igualdade, sem protecionismos aos amigos ou então àqueles que “vendem” sua lealdade em função de pequenos favores.

Ser ético é agir em razão da instituição em que se trabalha. Pensando no que é melhor para a instituição e não no que será melhor para o networking ou por que vai ganhar um elogio de um superior.

Ser ético é trabalhar em prol de uma causa que beneficie a todos e não apenas um ou outro.

Ser ético é agir com transparência. Dizer o que pensa para quem interessa e não pelos cantos criando fofocas e difamações.

Ser ético é respeitar a opinião dos outros, ainda que contrária à sua opinião.

Ser ético é algo bem mais amplo do que simplesmente afirmar “sou ético”.

E é uma pena que algumas pessoas não tenham inteligência suficiente para entender que a difença entre “ser” e “falar que é” é realmente gigantesca…

Mas quem sou eu pra falar sobre ética, não é mesmo?

Ah sim… já ia me esquecendo: ser ético também é não falar mal de uma pessoa para terceiros. Eu realmente espero que pessoas que dizem ser éticas, ajam com ética que dizer ter e não resolvam sair me queimando por aí por que não gostou e não respeitou (olha aí a ética novamente…) minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...