3 de março de 2014

De onde veio uma árvore?

Me deparei com essa pergunta assistindo um debate entre ateus e religiosos. 4 religiosos fazendo diversas perguntas para um único não religioso, em que um padre cristão perguntou sobre a criação, como as coisas surgiram, como nós surgimos. O ateu Daniel Sottomaior respondeu de uma maneira um tanto equivocada dizendo que uma árvore veio de uma semente de outra árvore. Claramente o padre não perguntava sobre isso, houve um conflito entre criação e como a natureza funciona na pergunta e resposta. O padre falava da primeira árvore que existiu nesse mundo.

Uma árvore, assim como todo ser vivo, é resultado de pressões seletivas que compõem a evolução, desde os primeiros organismos unicelulares, células com uma complexidade maior, o aparecimento de organismos fotossintetizantes, a formação de pequenas algas, a conquista do ambiente terrestre onde uma planta necessita de raízes, folhas, tronco, até chegar o que chamamos hoje de árvore. Não necessariamente houve um criador, uma força inteligente que descreveu o modelo de uma árvore mas sim um processo lento e gradual de milhões de anos, sendo mediado pela evolução para chegarmos na atual árvore. Uma árvore característica como vemos hoje em dia veio de processos evolutivos que ocorrem desde os primeiros seres vivos.

Possivelmente a grande dificuldade seja entender como a complexidade tenha se formado à partir do nada. Como um olho, com toda a sua complexidade pode ter surgido do acaso? A questão é que a evolução aprende com seus erros e teve tempo para isso. Milhões e milhões de anos atrás, por meio de mutações genéticas juntamente com fatores ambientais, apareceu o primeiro organismo com células receptores de luz que teve sucesso pois tinha a vantagem de se guiar pela luz, fugindo da escuridão e de predadores. Tendo esse sucesso, houve uma maior chance de reprodução e disseminação desses genes que promovem células sensíveis à luz e o processo continua com melhorias no foco, transmissão de sinais de cor e movimento para o cérebro formando, após milhões de anos, a complexidade de um olho humano. É um processo de tentativa e erro onde quem possui a característica que se adapta ao ambiente e seus requisitos de sobrevivência terá sucesso reprodutivo e se destacará no pool gênico (todos os genes em potencial que podem ser replicados e expressados em uma determinada população).

Complexidade não necessariamente está ligada a um criador inteligente, uma força maior que nos criou e criou tudo a nossa volta.

Explicações científicas\biológicas conseguem preencher as lacunas da dúvida sobre o aparecimento da vida na terra e seu grau de complexidade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...