22 de março de 2014

E no final foi mesmo só pelos R$ 0,20

Em junho do ano passado escrevi no blog alguns textos sobre a onda de protestos que surgiram principalmente após o anúncio do aumentos das tarifas de ônibus e metrô.

Na ocasião, ponderei que os protestos eram legítimos e mostravam a força da opinião popular. Critiquei a postura de ambos os lados: do poder público com seus excessos na tentativa de coibir os protestos e dos revoltosos que também exageraram na medida em alguns momentos ao depredar e destruir o bem público.

Mas os protestos se foram. Bem é verdade que a tarifa retornou ao seu valor antigo. Bem é verdade que por algumas semanas o cenário político foi agitado pelos reflexos dos protestos.

E infelizemente, é a mais pura verdade que os protestos já são coisa do passado…

Aliás, os protestos originiram uma nova forma de manifestação: a arruaça. Agora, toda manifestação implica no mesmo: tumultuar, depredar, transtornar. Os protestos de junho que foram absolutamente legítimos deram lugar a pequenos grupos de baderneiros.

Tudo que me resta agora são algumas perguntas.

Onde estão as lideranças? Confesso que nunca mais ouvi falar no tal “movimento passe livre” nem de qualquer “líder” que apresentou os ideias revolucionários daquele momento.

Onde estão os políticos? Aqueles mesmos que fizeram vários programas partidários na TV com imagens conclamando o povo e apoiando a luta pelo protesto…

Onde estão os veículos de imprensa? Eles que muitas vezes funcionaram como grandes propagandistas dos protestos declarando que o brasileiro é sim um povo aguerrido e que luta pelos seus ideais…

Onde estão os representantes do poder público? A princípio declararam que se tratava de baderneiros que feriam a ordem pública. Depois uma manifestação popular. Depois nada mais se falou. E em algumas capitais até mesmo o aumento refreado já foi consolidado (caso do RJ).

E onde estão os manifestantes?

protesto

Muitas coisas ruins aconteceram desde os aumentos no transporte público. Coisas que deveriam causar sim indignação e protesto. Os tais embargos infringentes foram aceitos. Os políticos corruptos tiveram seus privilégios (afinal o presídio da papuda se transformou em pólo político). A Petrobras se envolveu em um escândalo enorme por conta de uma refinaria falida. Dona Dilma preferiu investir na modernização e ampliação do Porto de Cuba do que investir na recuperação dos nossos portos. O estado de São Paulo passa por uma grave crise de abastecimento de águas e foi demonstrado a lentidão do governo paulista no trato desta questão. Uma crise energética pode ocorrer no Brasil e sequer licitaram linhas de transmissão para fontes de energia que há muito tempo estão concluídas.

Repito… ONDE ESTÃO OS MANIFESTANTES?

É duro reconhecer um erro. E aqui tenho que reconhecer minha opinião equivocada. Os protestos foram uma moda… algo como um flash mob social… ser um manifestante era algo “must”. E agora não é nada.

No final das contas, foi sim apenas pelos 0,20 centavos. E nada mais que isso… e este ano – ora, este ano – é ano de Copa do Mundo… Copa no Brasil. Para que se preocupar com alguns centavos a mais na passagem do ônibus se teremos o prazer de ver a família Scolari em campo, não é mesmo?

Talvez surjam novos protestos. Talvez venham pessoas lutando pelo “padrão FIFA” no estado. Talvez os jornais, os políticos, os manifestante reapareçam.

Mas considerando o atual estado de coisas em que as manifestações foram simplesmente coisa do passado, qualquer coisa que surja em sinal de protesto, não vai passar de uma simples modinha…

E de modinha e modinha… criarão mais espaço para idiotas criarem o caos, a barbárie e a depredação.

trianonmasp

E de novo isto se tornará notícia.

Porque, os jornais lucram aí: esmiuçando as crises. Pois, falar de crise dá Ibope e vende jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...