28 de dezembro de 2013

A imprensa que ignora o Windows Phone

Algo que me incomoda – e muito – é o descaso da imprensa e meios de comunicação para com o Windows Phone. Sou usuário da plataforma, tenho um Lumia 720 e defendo a plataforma com unhas e dentes e principalmente bons argumentos. Já falei algumas vezes sobre o Windows Phone (leia minhas postagens sobre o assunto aqui, aqui e aqui). Não vou negar: a plataforma me conquistou desde o primeiro momento. Sua facilidade e intuitividade são atrativos à parte. Android e iPhone têm bons representantes e fazem coisas bacanas. Mas é importante deixar claro que o Windows Phone é tão bom quanto qualquer um deles.

winphone8

A plataforma já não é tão nanica assim… em termos de mercado global detem por volta de 10% das preferências. No Brasil, o modelo Lumia 520 faz sucesso por ser barato (em algumas lojas pode ser encontrado por R$ 400 é superior que qualquer Android nesta faixa de preço).

Mas é curioso como vejo as empresas, mídia e comércio insistem em ignorar o sistema…

Vi um fato curioso na última semana na revista “Veja São Paulo” de 25/12/2013. Nela, existe um seção chamada “No Tablet” que é patrocinada. O patrocinador? O Windows Phone (podem olhar na revista… edição de 25/12, página 18).

WP_20131228_001

Logo abaixo vem um informe da revista com os dizeres “Baixe a revista no tablet”. Aí você descobre que a revista só existe para as plataformas Android e iOS (incluindo aí iPhones, iPod’s e iPad’s).

image

image

Páginas do Google Play e do iTunes: o app da revista está disponível

Eu usei o caso da veja, mas é incrível: a maioria das empresas quando falam em apps para smartphones falam apenas do Google Play (loja para Androids) e do iTunes (loja para iOS – dispositivos Apple). Mesmo a Amazon que possui um ótimo aplicativo para leitura de e-books no Windows Phone não fala do app na sua página.

image

Na página da Amazon nenhuma menção ao app para Windows Phone

image

Na Windows Phone Store, o app está ali disponível (gratuito)

A impressão que fica é que o mundo quer acreditar que só existem dois tipos de smartphones: os iPhones e os Android’s.

Por que este medo de divulgar o Windows Phone? Por que é da Microsoft? Por que?

Não entendo isto… definitivamente.

Naquela mesma edição da Veja São Paulo, a reportagem de capa mencionava os “30 aplicativos para incluir na mala”. Reportagem de Camila Rossi (Viagem nas pontas dos dedos – Veja São Paulo de 25/12/2013 – págs 32-37) a jornalista mostra uma seleção de 30 aplicativos para celular que ajudarão a programar suas férias.

Novamente, não se falou uma única palavra sobre o Windows Phone…

E isso me irritou profundamente…

Fiz então uma pesquisa por conta própria. Procurei os apps ali relacionados para verificar se o Windows Phone não poderia ser mencionado na reportagem. Quanto à reportagem, você terá que conferi-la na revista ou no site da revista, clicando aqui.

Eis o resultado…

Planejar a rota

App

iOS

Android Windows Phone

Everplaces

sim não não

Minube

sim sim sim

Tripit

sim sim sim

Viagem da galera

sim sim não
 

Definir o transporte

App

iOS

Android Windows Phone

City Map 2Go

sim sim não

Kayak

sim sim sim

Mileblaster

sim sim não

Olho na estrada

sim sim não

Skyscanner

sim sim sim

Reservar a hospedagem

App

iOS

Android Windows Phone

Airbnb

sim sim sim

Booking.com

sim sim sim

Hostelworld.com

sim sim site mobile

Tripadvisor

sim sim sim

Prever o clima

App

iOS

Android Windows Phone

Beachweather

sim não não

Minimeteo

sim não algo melhor

Weatherpro

sim sim sim
 

Preparar a mala

App

iOS

Android Windows Phone

Lista de viagem

sim não similar

Packing Pro

sim não similar

Passear no Brasil

App

iOS

Android Windows Phone

Food Brasil

sim sim opção

Guia 4 Rodas

sim sim não

Sistema Ambiental Paulista

sim sim não

Walkjogrun

sim não não

Viajar pelo exterior

App

iOS

Android Windows Phone

Hearplanet

sim sim não

Jibbigo

sim sim opção

Travel app box

sim não não

Word Lens

sim sim opção

Registrar a viagem

App

iOS

Android Windows Phone

Flipagram

sim parcial não

Sphere - 360

sim sim recurso nativo

Trip Journal

sim sim opção

Ipostal

sim sim não

Como podemos observar, o Windows Phone ainda não dispõe de todos os aplicativos. Mas lembremos que estamos falando de um sistema com quase 3 anos de existência com 140 mil apps aproximadamente. Os outros já estão há mais tempo no mercado. Mesmo com esta desvantagem, ele dispõe de opções (algumas até melhores) ou acesso às versõs genéricas (como sites mobiles). Eu não pesquisei a fundo. Mas tenho certeza de que se eu procurasse na loja americana eu teria encontrado ainda mais opções.

E sim… tem aplicativos legais nesta lista que eu gostaria de ver no Windows Phone… o Ipostal e o Word Lens seriam bem legais pelo que pude me informar. Acho que eles virão com o tempo. Tem outros aplicativos que foram ignorados pela jornalista…

A verdade é que o mundo é movido pelo dinheiro… os desenvolvedores irão para a plataforma que possuir melhor retorno financeiro. O Windows Phone ainda tem um longo caminho até se tornar lucrativos aos desenvolvedores.

Meu único desejo é que o Windows Phone seja visto sim como uma terceira opção frente aos sistemas Android e iOS. Jornalismo de verdade se faz com isenção e informação. Faltaram nesta reportagem da revista Veja o profissionalismo e isenção tão necessárias para informar a leitores que – como eu – não comprarão um iPhone ou um Android e utilizarão o seu Windows Phone para suas atividades.

Em tempo… e não se trata de propaganda… mas a revista Época dispõe se um app para Windows Phone… Entre outras razões, esta é uma das quais estou desistindo da minha assinatura da revista Veja.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...