29 de dezembro de 2013

Um blog qualquer… projetos para 2014

E mais um ano se passa. O ano de 2013 foi um ano de mudanças, alguns sustos e algumas despedidas. Meu post para o final do ano ainda está no forno. Mas já posso falar sobre o blog.

Aliás, hoje é um blog, mas até dois anos atrás, um site pessoal. O blog começou como uma seção do site e continha apenas informações e textos de caráter pessoal. Funcionava mais como “esta é minha opinião”. A falta de tempo fez com que o site fosse aos poucos desaparecendo. A ponto do blog se tornar o site. É mais fácil administrar e publicar e posso concentrar meu tempo no que mais importa: escrever.

E sobre o que quero escrever? Bom, este é um blog de opinião. E os temas podem variar conforme o que surge por aí. O blog pode opinar sobre o final do Campeonato Brasileiro, a morte do Mandela, a sucessão presidencial de 2014… não existe um tema específico. O que existe é a certeza de apresentar uma opinião. Se possível não só a minha opinião… mas uma opinião plural.

Desde os tempos de editor de “O Patológico” sempre acreditei na pluralidade de opinião. Um tema não é exclusivo de uma única verdade. Um assunto pode (e deve) ser abordado por diversas pessoas diferentes.

É o que gostaria de fazer para o blog. Antes um site pessoal de apenas uma opinião. Hoje uma coletânea de opiniões. Mas ainda não está como planejei. Então preparei algumas mudanças para 2014… especificamente, o que acho que um blog precisa…

Um blog precisa de uma identidade…

Isso é o básico do básico. Uma marca, um produto, uma ideia precisa de uma identidade. Seja uma imagem, uma frase. Mudei a frase inicial de “Meu pequeno espaço para a livre manifestação” para “Um pequeno espaço para a livre manifestação”.

Ah, sim… agora temos um logo… nada muito rebuscado. Apenas aquilo que mostra nossa cara:

ubq

Um blog precisa de textos…

Este ano vou me dedicar um pouco mais ao blog. Vou exercitar minha veia blogueira um pouco mais. Vou escrever mais. Em 2009 foram 70 posts. O número veio caindo ano a ano até que em 2013 foram 35 postagens até agora (incluindo este texto). O compromisso é de um texto por semana pelo menos.

Um blog precisa de diversidade de autores…

Meu desejo é que o blog conte com vários autores. A princípio convidei alguns amigos que gostam de escrever e são ótimos nisto. O primeiro foi o Carlos Aros, depois convidei Leandro Ramos-Gonçalves, Michel Vieira e por último o Lucas Arantes. Destes, apenas o Michel e o Lucas escreveram recentemente para o blog. Quanto ao Carlos e o Leandro, em razão de seus compromissos acadêmicos e profissionais, deixaram de participar como autores e constam agora como apoiadores (junto com os amigos Edson Ferreira e Maurício Silva que sempre que podem estão divulgando o site por aí). A todos eles registro o meu muito obrigado.

Autores:    

 

tile_lucas tile_michel tile_ricardo
Apoiadores:      
tile_edson tile_leandro tile_maurício tile_carlos

Gostaria de convidar dentre os nossos leitores pessoas que tenham prazer em escrever. Quer fazer parte do blog? Por favor, entre em contato pelo e-mail contato@umblogqualquer.com.br

Um blog precisa de divulgação…

Quando um texto é postado no blog, faço um link junto ao Twitter e ao Facebook. A questão é que uso um twitter pessoal (o @ricardocmarques) e a minha página no Facebook (fb.com/ricardo.cruz.marques). Para tornar o blog mais impessoal, tratei de buscar mecanismos próprios também. Então criei no Facebook uma página do blog (fb.com/umblogqualquer) e estou procurando junto ao Twitter o uso do perfil @umblogqualquer que atualmente não me pertence, mas está não está em atividade (última postagem foi em Maio/2012). Espero ter sucesso nisto. Enquanto o @umblogqualquer não está disponível, quebrarei o galho com “@um_blogqualquer”.

Além disso, estou criando um link entre o blog e as redes sociais de modo que ao postar um texto, o próprio twitter e o facebook possam atualizar a informação nas redes sociais.

Um blog precisa de leitores…

Ok… não adianta textos, autores e divulgação se não há leitores. Por isso conto com a audiência de vocês. Leiam, opinem, critiquem, sugiram, reclamem e elogiem. Sua participação é muito importante.

Para 2014 é isso… espero que as novidades agradem e sejam bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...