24 de fevereiro de 2019

Mobile World Congress 2019 (MWC 2019)

No mundo da tecnologia, a Mobile World Congress é um dos maiores eventos a ser considerado. Em uma tradução livre, seria algo como “Congresso mundial de Mobilidade”… mas para nós, mais íntimos, trata-se da MWC Barcelona 2019.

[ Um pouco de história ]

Organizada pela GSMA, o evento é realizado desde 1987. Na ocasião, a MWC era conhecida apenas como GSM World Congress. Mas quem diabos é a GSMA?

A GSMA (Global System for Mobile Comunications Association) é uma entidade formada por representantes das principais operadoras de telefonia móvel em nível mundial. Atualmente ela congrega cerca de 1200 operadoras. Sua formação aconteceu em 1995, mas desde 1987, uma carta de intenções já havia sinalizado a formação da associação.

Até 2006, o evento era realizado em Cannes, na França. Tradicionalmente o evento é localizado na cidade de Barcelona (Espanha) sempre em Fevereiro. Com seu crescimento, outros eventos paralelos surgiram, sendo assim, estão previstos para 2019 a realização da MWC Los Angeles e da MWC Shangai.

Tendo como tema “Conectividade Inteligente”, a MWC será o lugar onde mais de 100 mil pessoas, entre influenciadores e formadores de tendências e opiniões irão se reunir para explorar o quanto a conectividade inteligente moldará no futuro nossas experiências digitais, nossa indústria de tecnologia e nosso mundo.

A MWC19 incluirá conferências, exibições de produtos, oportunidades de negócios e ocorrerá entre 25 e 28 de Fevereiro.

Apesar do evento contar com a participação de empresas se tecnologias e fabricantes de dispositivos móveis de peso – curiosamente – alguns grandes players do mercado, como Apple e Samsung, optam por não participar ativamente do evento, preferindo apresentar seus produtos em eventos próprios. E mesmo os fabricantes que lá estarão, costumam fazer suas keynotes em eventos antes do início do evento.

Foi o caso da Huawei, Nokia, Alcatel e Microsoft, para citar os mais conhecidos.

Quanto às tecnologias, o surgimento do 5G para o mercado, as telas ‘dobráveis’, as multicâmeras e em menor impacto, a realidade aumentada são os grandes temas do evento para este ano. Mas é claro que outros temas (Big Data, Inteligência Artificial, Automação, Análise de Dados, etc…) serão abordados em maior ou menor escala.

[ O que temos até o momento? ]

Apesar de não estar oficialmente no Brasil, a Huawei tem alguma relevância no mercado mundial. Em sua conferência, apresentou seu novo smartphone… o ‘Mate X’. De acordo com a empresa, é o smartphone dobrável mais fino do mundo. Ele tem o mesmo conceito que vimos no lançamento do Galaxy Fold da Samsung.

No campo dos notebooks, a empresa mostrou a linha ‘MateBook’, com os modelos de 13”, 14” e X Pro. Os modelos são voltados principalmente para o mercado europeu. A seguir, você pode conferir o vídeo com a conferência da Huawei.

Já a Nokia, lançou uma linha completa de smartphones, renovando sua linha para 2019. O destaque vai para o Pure View 9 que conta com nada menos do que CINCO câmeras traseiras. Infelizmente, a Nokia não está presente no Brasil de forma oficial, desde sua malfadada experiência com o falecido Windows Phone. Uma pena…

O site Engadget publicou um vídeo condensando a conferência da Nokia, onde são mostrados os seguintes modelos:

  • Nokia 210: um feature phone que custará apenas US$ 35
  • Nokia 1 Plus: um smartphone de entrada com o diferencial de possuir tampas intercambiáveis e custará US$ 99
  • Nokia 3.2 e 4.2: intermediários com um notch em forma de gota e câmera dupla na traseira no modelo 4.2
  • Nokia Pure View 9: pode ser considerado o flagship da empresa. Ele conta com absurdas CINCO câmeras (como dito anteriormente), e traz o poderoso SnapDragon 845, além de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno… um monstrão.

Por fim, vale o destaque da Microsoft, que na conferência de Satya Nadella (CEO da companhia) apresentou uma reinvenção do Kinect (aposentado dos consoles Xbox em 2016) para uso corporativo. Para variar, não há previsão de disponibilidade para o Brasil.

Outro anúncio da Microsoft é o anúncio do HoloLens 2, o dispositivo de realidade mista da companhia.

Claro… não há previsão de lançamento para o Brasil.

Aliás, o grande registro deste tipo de evento é justamente este: de não vermos tecnologias novas chegando na terra brasilis.

Ainda temos novidades da LG (V50 ThinQ e LG G8 ThinQ), da Oppo (protótipo de um sensor de câmera com três lentes e zoom óptico de até 10x) e a Xiaomi (Mi Mix 3).

[ A MWC 19 só está começando… ]

É importante deixar claro que muitos destes dispositivos estão sendo apresentados na MWC 19, mas ainda não estão disponíveis para a venda. Aliás, muita coisa é apresentada como protótipos, mas que servem para ilustrar os caminhos que estão sendo seguidos pela indústria de tecnologia.

Ainda teremos notícias das novidades apresentadas por Sony, OnePlus, Motorola (mesmo com o recente lançamento do Moto G7), Honor, ZTE, Vivo, HTC, Qualcomm, entre outros grandes do setor.

A MWC 19 poderá ser acompanhada através das coberturas dos principais sites de tecnologia como Tecmundo, Canaltech, Tecnoblog, Engadget ou até mesmo pelo app oficial do evento, disponível para iOS e Android.

O site oficial do evento pode ser acessado neste link.

Em breve, publicarei aqui um texto após MWC 19 com um resumo geral do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...