8 de agosto de 2018

Radiohead - "In Rainbows" (Disco da Semana #34)

Buenas,

Estamos de volta e antes de qualquer coisa, queria pedir desculpas por mim e pelo nosso senhor editor pelos atrasos nas resenhas. Estou fazendo de tudo para que elas saiam dentro do prazo proposto pela coluna, semanalmente. (NOTA DO EDITOR: A maior parte da culpa cabe ao editor que atrasa a publicação dos textos. Briguem com o editor, não com o colunista, combinado?)

Desculpas a parte, vamos ao que interessa? A resenha de hoje é de uma das minhas bandas de cabeceira ...

20180808_disco_radiohead

O que fazer quando você já experimentou de tudo na música e ainda busca pelo novo, pelo inusitado? Essa pergunta deve permear a cabeça de Thom Yorke e da rapaziada do Radiohead o tempo todo, e deve ter sido a base para a composição de seu sexto álbum de estúdio, o genial "In Rainbows".

Musicalmente falando, é uma síntese de todas as fases da carreira dos caras. Do experimentalismo eletrônico (da fase "Kid A" e "Amnesiac") em "15 Steps", passando pelo esporro e guitarrístico (da fase "Pablo Honey") em "Bodysnatchers" e pelas fases deprês existencialista (de "The Bends" e "Ok Computer") em "Nude" e "All I Need", tudo aqui é feito com a magistral competência Radioheadiana.

Está tudo no seu devido lugar, as guitarras do Johnny, as vozes do Thom e do Ed, o baixo pesado e cavernoso do Coz e a batera econômica do Phil.

20180808_radiohead

Se tudo corre pelo certo, qual a diferença e genialidade desse álbum pros outros? A forma de distribuição. Isso mesmo. Eles colocaram à época o álbum para ser vendido em seu site e cada um pagava o que achava justo. Claro que havia um valor mínimo, mas a ideia em si já foi revolucionária e o álbum vendeu muito mais que o esperado.

E independente de quanto se pagasse, esse álbum vale cada centavo. Parece uma coletânea de tanta música boa. É um disco desigual, alterna momentos mais introspectivos com momentos mais alegres, mas tudo na medida certa, nem deprê demais, nem feliz demais. Uma meia estação. Aquele clima típico inglês. Não conseguiria indicar uma ou duas músicas, ouça tudo, de preferência com bons fones de ouvido. A experiência é absurda.

Não a toa o Radiohead é abanda mais genial de sua geração, se reciclam, se reinventam a cada novo disco. Longa vida a Thom Yorke e cia. Disco mais do que recomendado, esse é daqueles que mudam vidas.

Para ouvir, acesse aqui.

Logo menos tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...