16 de agosto de 2018

Power Bank TP-Link Ally Series 15600 mAh (Análise de Produtos #13)

Em nossa análise de hoje, vamos conferir o Power Bank da TP-Link, modelo TL-PB15600, Ally Series.

Houve um tempo em que os celulares eram verdadeiros tijolos. Quem testemunhou o começo da telefonia celular aqui no Brasil, deve se recordar de modelos da Motorola como o PT-550 ou então o DPC-650. Eram grandes e pesados e também não tinham uma grande autonomia de bateria. Não era incomum ver pessoas carregando baterias extras para seu uso diário.

pt550

Os celulares evoluíram, assim como as baterias. Os modelos ficaram cada vez menores e com maior autonomia e chegamos a um momento em que os aparelhos eram minúsculos e sua bateria duravam dias a fio sem a necessidade de recarga. Um destaque daquela época era o modelo 1110 da Nokia… com uma autonomia de 380 horas em standby, o aparelho poderia ficar mais de uma semana longe da tomada, dependendo da sua intensidade de uso.

nokia1100

Os celulares continuaram evoluindo, ganharam novas funcionalidades e tecnologias e foi uma questão de tempo até que surgissem os smartphones.

celulares

Além dos smartphones, surgiram os tablets, os fones de ouvido sem fio, câmeras digitais e outros gadgets que necessitam de energia para funcionar.

Pensando em garantir a autonomia destes dispositivos surgiram os Power Banks que são pequenas baterias de alta capacidade que podem ser conectadas aos dispositivos, normalmente por um cabo USB recarregando-os.

tp_link_tl15600_04

Existem power banks de vários fabricantes e capacidades de armazenamento. Pensando na média de consumo atual dos dispositivos, power banks com capacidade mínima de 10000 mAh são os mais recomendáveis. E neste artigo, vamos analisar o modelo TL-PB15600 da TP-Link.

tp_link_tl15600

A TP-Link atua no Brasil já tem alguns anos e é bastante conhecida por aqui no segmento de redes e internet com seus roteadores e repetidores Wi-Fi, entre outras soluções.

Curiosamente, em seu site institucional brasileiro, não há menção para seus produtos na linha de Power Banks. Entretanto, você pode encontrar na loja oficial os modelos de 10400 mAh (TL-PB10400) e 2600 mAh (TL-PB2600). O modelo que está sendo analisado neste artigo (TL-PB15600) foi adquirido no Mercado Livre com Nota Fiscal e garantia do fabricante. Mas você não encontra nenhuma referência sobre ele no site.

[ Abrindo a caixa ]

A embalagem segue a tendência espartana do mercado de possuir apenas o necessário. Ao abrirmos a embalagem, temos, além do próprio Power Bank, um cabo micro USB (com terminais USB-A e micro-B) e um pequeno manual de utilização.

tp_link_tl15600_01

O aparelho é construído em plástico texturizado branco com detalhes em azul nas suas extremidades. O painel de portas apresenta duas conexões USB tipo A para conexão com dispositivos e uma porta tipo micro USB B para recarga do banco. Abaixo do conector micro USB, temos um LED que funciona como lanterna.

tp_link_tl15600_02

Em sua lateral, temos LED indicadores de carga e um botão que serve para checar a carga e também ligar e desligar a lanterna.

tp_link_tl15600_03

[ Especificações Técnicas ]

  • Modelo: TP Link TL-PB15600
  • Capacidade de armazenamento: 15.600 mAH
  • Entrada de Energia: DC 5V / 2.4A
  • Saída de Energia:
    • DC 5V / 2.4A (máximo por porta)
    • DC 5V /3A (combinado)
  • Interface:
    • 1 porta micro USB
    • 2 portas USB 2.0
    • LED indicadores de carga
  • Dimensões:
    • 61,2 x 22,4 x 150 mm (Largura – Espessura – Altura)
    • Peso de 344 g

[ Análise ]

O modelo da TP-Link é robusto, passando uma sensação de ser um produto resistente e confiável. O cabo USB pode ser considerado curto para algumas necessidades, o que significa que você não poderá levar o aparelho para cama por exemplo e utilizá-lo enquanto carrega.

Fica um pouco complicado também falar ao celular enquanto o aparelho está conectado ao carregador. Mas a não ser que sua bateria esteja extremamente fraca, nada impede de você desconectar o cabo para utilizar o aparelho.

A bateria é formada por células de polímero de Lítio. Isto confere uma melhor vida útil do dispositivo (cerca de 500 ciclos completos de recarga) e de acordo com o fabricante, a recarga completa leva apenas 5,8 horas.

Em suas especificações o fabricante informa que o aparelho conta com 6 níveis de proteção: contra curto-circuito, excesso de tensão, excesso de corrente, excesso de carga na bateria, proteção contra descarregamento e proteção contra aquecimento excessivo.

Além disso, as duas portas USB contam com circuito inteligente permitindo carregamento rápido de dispositivos e carregamento simultâneo.

Em meu uso, o aparelho tem servido muito bem ao seu propósito. Ele comporta perfeitamente 5 ciclos de recarga do meu aparelho celular (Moto G5 Plus) e funciona também como bateria externa para minha interface de áudio H4N da Zoom. Utilizei também para recarregar meus fones bluetooth de forma prática e rápida.

O ponto negativo talvez seja o seu peso. Mas considerando sua capacidade de carga, é natural que ele seja um dispositivo mais pesado. Não é nada que sobrecarregará sua mochila ou seu kit EDC (Every Day Carry).

[ Vale a Pena? ]

Se você é aquele tipo de pessoa que não tem horários muito bem definidos e costuma passar muitas horas longe de uma tomada, o TP-PB15600 é uma aquisição bem interessante para seus gadgets.

Custando cerca de R$ 140 na data deste review (valor médio), o aparelho é uma ótima opção que alia bom desempenho a um bonito design e que traz boas funcionalidades, como a recarga rápida e recarga de dispositivos simultâneos.

Mas e você? Tem uma opinião diferente? Usa outro Power Bank? Deixe sua opinião nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...