21 de maio de 2017

Os filmes que vi: Hacksaw Ridge

Olá pessoas, como estão?

Voltando com os textos da série “Os filmes que vi”, trago a vocês hoje minhas impressões sobre um filme relativamente recente que concorreu ao Oscar 2017 e em minha opinião é um dos grandes filmes realizados por Mel Gibson… Hacksaw Ridge.

Para variar, com a velha mania brasileira de criar títulos estrambóticos, o filme ganhou o título de “Até o último Homem”. Seja como for, é um filme sensível, bonito, bem realizado que trouxe algumas coisas para mim.

Independentemente de qualquer opinião de crítico de cinema… achei um bom filme e eu o assistir por duas vezes. Lindo…

File:Hacksaw Ridge poster.png

A história

O filme conta a história de Desmond Doss (Andrew Garfield), um americano do estado da Virgínia que se alistou para o serviço militar durante o período da 2ª Guerra Mundial, mas com um detalhe inusitado: Doss era adventista do sétimo dia e além disso um Objetor de Consciência e como tal, recusou-se a pegar em qualquer tipo de arma.

Diante de sua recusa durante seu treinamento militar, Doss enfrentou o preconceitos de seus companheiros de quartel, seus superiores e somente a muito custo, quase após enfrentar uma corte marcial, pode finalmente servir como médico de combate.

O filme em si é contado em três atos… a primeira parte mostra Doss em sua infância complicada, onde era um menino agressivo que quase chegou a matar seu próprio irmão durante uma briga. Soma-se a isso, seu pai, que após servir na 1ª Guerra Mundial onde perdeu muitos amigos, tornou-se uma pessoa amarga, agressiva e com problemas de alcoolismo.

Este primeiro ato segue até o momento em que no início da vida adulta ele conhece sua futura esposa. E até este momento do filme constrói-se o perfil humanista do protagonista.

A segunda parte do filme mostra Doss em sua luta durante seu treinamento militar para conseguir reconhecimento pelas suas crenças de modo que ele possa servir como médico de combate para ajudar os soldados.

Por fim, a terceira e mais empolgante parte do filme mostra Doss já como um médico de combate durante a batalha de Okinawa durantes as operações pela invasão e conquista da Maeda Escarpment (a Hacksaw Ridge que dá título ao filme). Após serem surpreendidos por um contra-ataque nipônico e sofrerem pesadas baixas, Doss se vê no alto da escarpa sozinho e com um dever a cumprir… resgatar os homens feridos que foram deixados, sem uma única arma para se defender.

O que o filme me trouxe?

Em alguns momentos, lágrimas… A perseverança de Doss em manter-se firme em seu propósito de tornar-se um médico de combate para ajudar soldados feridos, mesmo após ser preso, sofrer agressões e ameaças é louvável.

A postura de Desmond Doss diante de todas as adversidades demonstrou claramente que você conquista o respeito das pessoas quando você respeita a si mesmo e suas crenças.

É claro que o roteiro do filme fez uso de algumas licenças poéticas de modo a trazer algum brilhantismo para a história. Mas é fato que na vida real, Desmond Doss salvou a vida de 75 soldados, há registros de que ele inclusive ajudou soldados inimigos. Ele foi um herói. E o único objetor de consciência a receber uma medalha de honra por bravura durante a 2ª Guerra.

Curiosidades

Apesar de muitos elementos fiéis a história de Desmond Doss, algumas situações são ficcionais e serviram apenas para enriquecer a trama.

  • Sua esposa Dorothy (Teresa Palmer) só se tornou enfermeira após Doss retornar da guerra. No filme, quando ele a conhece, ela já é enfermeira formada e trabalha em um hospital.
  • Doss não foi preso no dia do seu casamento ao contrário do que conta o filme.
  • Doss também participou em outras batalhas antes da batalha retratada no filme (Batalha de Guam e Batalha de Leyte). Além disso, o filme dá a impressão de que ele fez tudo em um único dia… Na verdade, consta que ele fez os resgates ao longo de quase três semanas.
  • Não há um consenso sobre o número de pessoas que Doss salvou em combate. Ele alegava (faleceu em 2003) que foram 50; testemunhas dizem que foram mais de 100… Um acordo mútuo definiu que ele salvou cerca de 75 pessoas.
  • Alguns fatos reais foram omitidos pois pareceriam muito inverossímeis no filme:
    • Durante suas operações de resgate, Doss foi ferido no ombro por um tiro de fuzil
    • Por duas vezes, Doss ficou sob a mira de atiradores japoneses, mas as armas falharam ao disparar (não sei se posso acreditar muito nesta aqui… mas…)
  • O filme foi indicado a várias categorias do Oscar, incluindo melhor direção (Mel Gibson), melhor filme e melhor ator (Andrew Garfield)

Ficha Técnica

Até o último homem
Hacksaw Ridge

Estados Unidos & Australia, 2016, 139 minutos
Drama de guerra biográfico

Direção: Mel Gibson
Produção: Bill Mechanic, David Permut, Terry Benedict, Paul Currie, Bruce Davey, Brian Oliver e William D. Johnson
Roteiro: Robert Schenkkan e Andrew Knight

Elenco: Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey, Teresa Palmer, Vince Vaughn

Trailer

Até o último homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...