17 de maio de 2017

Amonkhet, a nova coleção de Magic: The Gathering

Olá pessoas, como estão?

No final do mês de Abril, a Wizards lançou sua nova coleção, estreando um novo bloco. Amonkhet é o primeiro set deste bloco e traz os sentinelas em direção ao plano comandado por ninguém menos que Nicol Bolas.

image

O plano de Amonkhet faz muitas referências ao Egito Antigo, o que me leva a uma comparação com os planos de Theros (Grécia Antiga) e Kamigawa (Japão Feudal).

Fiz um vídeo no canal, comentando sobre o novo lançamento. Para esta semana também teremos algumas aberturas de boosters desta nova coleção. Assistam o vídeo porque eu tentei algumas novas técnicas de edição e espero que tenha agradado à audiência.

Análise do set “Amonkhet”

Apesar destas informações constarem no vídeo, acho legal registrar aqui o que temos de novidade nesta edição:

Sobre a coleção

  • Nome da coleção: Amonkhet
  • Bloco: Coleção 1 de 2 no bloco de Amonkhet
  • Número de cartas: 264
  • Eventos de Pré-lançamento: 22 e 23 de abril, 2017
  • Lançamento: 28 de abril, 2017
  • Game Day: 20 e 21 maio, 2017
  • Lançamento no MOL: 24 abril, 2017
  • Codificação oficial: AKH
  • Hashtag para redes sociais: #MTGAKH
  • Idiomas disponíveis: Inglês, Chinês, (simplificado e tradicional), Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Português (Brasil) e Russo

Fonte: http://magic.wizards.com/en/products/amonkhet/products

As novas mecânicas

  • Embalm (Embalsamar):esta habilidade permite trazer criaturas do cemitério transformadas em zumbis. O divertido é que agora temos zumbis brancos (múmias) no jogo.

Gato Sagrado

  • Exert (Exaurir): Algumas criaturas podem ser exauridas conforme atacam, rendendo extraordinariamente em troca de permanecerem viradas por um turno para se recuperarem.

Campeão da Safra Ahn

  • Counters –1/-1 (Marcadores –1/-1): O caminho dos dignos não perdoa. Procure cards que enfraqueçam as forças de seu oponente com marcadores -1/-1 para lhe dar uma vantagem no campo de batalha.

Múmia Pustulenta

  • Cycling (Reciclar): Ok… não é nova. Mas ela voltou para esta coleção. Prepare-se para qualquer situação com esta habilidade (bom… isso é o que diz o site da Wizards). Descarte um card com reciclar e compre outro, deixando você mais perto de suas bombas para vencer o jogo.

Julgar Digno

  • Aftermath (Consequências): Os cards duplos estão de volta com esta novidade. Conjure uma metade a partir de sua mão e prossiga conjurando a outra metade a partir de seu cemitério.

Gravar (Gravar/Memória)

Os produtos selados

Não temos novos produtos, mas temos uma grande ausência: não vi em nenhum lugar que será vendida a Gift Box. Tradicionalmente, a Wizards lança a Gift Box no início de cada novo bloco. Mas isto – aparentemente não aconteceu com Amonkhet.

  • Deck Builder’s Toolkit: Mais voltada para os iniciantes que desejam começar a montar seus decks. Ela possui 125 cards semi-aleatórios, 4 boosters de coleções recentes (o que significa que não serão todos de Amonkhet), 25 terrenos básicos full-art (no vídeo informei equivocadamente que se tratava de 80 terrenos)

image

  • Decks de Planeswalker: Outro produto voltado para iniciantes. No caso, temos um deck previamente montado sendo uma dos cards dedicados a um planeswalker (neste caso, Liliana e Gideon). Além disso, o deck vem acompanhado de 2 boosters da coleção para você aperfeiçoar seu deck.

image

  • Bundle Pack: este é o produto selado que eu acho mais legal para quem joga e também coleciona. Primeiro, porque ele vem com um número legal de boosters (10), uma boa quantidade de terrenos (80) e a partir desta coleção, um conjunto de fichas (tokens). Segundo, porque ele tem um encarte contendo a história da coleção, bem como o fac-símile de todas as cartas que compõem a coleção. Além disso, a caixa é muito bacana e o preço é justo. Normalmente o custo dos boosters.

image

  • Booster Box: aqui a conversa é para o jogador hard-core que tem condições em fazer um bom investimento e não se importa de ter um bulk de cartas repetidas. Consiste numa caixa contendo 36 boosters da coleção. Mas aumentam suas chances de conseguir bons cards.

image

Novas Masterpieces?

Sim… e elas atendem pelo nome de Amonkhet Invocations. Elas trazem algumas cartas muito emblemáticas para o metagame histórico do Magic: Force of Will, Vindicator, Counterbalance, Wrath of God, Counterspell e Dark Ritual. No total, temos 30 invocations nesta coleção.

O que acho que ficou um pouco a desejar foi o frame da carta que ficou bem confuso. A fonte utilizada para o título da carta ficou muito desconexo em minha opinião… Mas… gosto é gosto.

Rotação das coleções

Com a mudança do critério de rotação por parte da Wizards, nenhum bloco cairá neste momento. Somente após o lançamento da primeira coleção do bloco seguinte. Então, ainda teremos o lançamento da coleção “Hora da Devastação” em Julho. E somente em Outubro, teremos rotação das coleções para o formato Standard.

Desta forma, permanecem válidos: Batalha por Zendikar, Juramento das Sentinelas, Sombras de Innistrad, Lua Arcana, Kaladesh, Revolta do Éter e agora, Amonkhet.

Resumo da obra

Como se vê, a coleção traz sim novos elementos, mas aproveita para recuperar antigos cards (e não estou falando das invocantions). Exemplos não faltam: Aven Mindcensor (Future Sight), Might Leap (M11), Cancel (Time Spiral), Gravedigger (Tempest), Unburden (Scourge), Fling (Stronghold) e entre outras…

Novas cartas são promissoras… temos o novo Gideon que me parece uma máquina, temos também a Nissa e a Liliana que podem ser muito fortes em certos decks. Quanto aos deuses, Rhonas parece ser o mais promissor (achei que a Oketra seria mais útil, mas sou péssimo estrategista) e uma carta que me chamou muito a atenção: Como Predito. Se ela crescer no jogo, você basicamente não precisa mais se preocupar com manas para conjuração.

Como Predito

Se o seu objetivo é diversão, não perca mais tempo… vá até uma loja, convide um amigo para jogar e vá conhecer a nova coleção. Se a grana estiver curta, você pode procurar as cartas do feirão e com uns 20 reais você consegue criar algo ao menos para se divertir.

Espero que tenham gostado do vídeo e da resenha da coleção. Optei por não comentar sobre estratégias de jogo por considerar que tem um pessoal bem mais competente para isso neste mundão da internet.

Ah… já ia me esquecendo. Teremos abertura de booster também. Serão 16 booster divididos em 4 vídeos. Então teremos algum material para sua diversão.

Acho que hoje é isto. Obrigado por prestigiar meu trabalho, conheça o canal de vídeos no YouTube clicando neste link ou então no menu superior da página. E se você gostar, assine o canal, curta os vídeos e divulguem o meu trabalho. Isso ajuda pra caramba.

Até a próxima! Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...