2 de março de 2015

Vida longa e próspera

Entre outras "nerdices" da minha vida, uma delas é pouco conhecida pelas pessoas: sou fã de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Tenho em minha coleção de DVD's os 6 filmes clássicos da franquia: "The motion Picture", "Wrath of Khan", "Search for Spock", "Voyage home", "The final frontier" e "Undiscoverd Country".

Além disso, assisti alguns dos seriados: Star Trek: The Original Series, Star Trek: New Generation  e Star Trek: Enterprise na íntegra. Sem contar os episódios esporádicos de Deep Space Nine e Voyager.

E é claro que eu também assisti aos novos filmes…

Mas não sou um trekkie. Não tenho o uniforme da federação, nem réplicas da Enterprise (embora eu adoraria ter uma da NCC-1701-A) e também não sei falar o idioma Klingon.

Eu curto em especial três personagens da franquia… o Engenheiro-Chefe Montgomery Scott (vivido inicialmente pelo ator James Doohan, falecido em 2005 e posteriormente por Simon Pegg nos filmes atuais). Scotty ficou marcado para mim por sempre conseguir encontrar soluções de última hora para problemas aparentemente insolúveis.

O outro personagem é o bom e velho Dr. Leonard "Bones" McCoy (vivido por DeForest Kelley, falecido em 1999 e posteriomente vivido por Karl Urban). Bones ("Magro" na dublagem brasileira) era muitas vezes o incrédulo e pessimista. Não sei se "medo" era um sentimento alimentado por ele. Mas ele, em uma situação de perigo, movia-se principalmente pelo bom senso e funcionava até mesmo como um meio termo entre o Capitão Kirk e o Comandante Spock. Além disso, ele era médico. E eu achava bem divertida a maneira dele praticar medicina.

Por fim, temos ele… Sr. Spock. O vulcano de orelhas pontudas com seu raciocínio lógico inabalável. Na série original, foi interpretado por Leonard Nimoy. Posteriormente, no reboot da série, Zachary Quinto deu luz à personagem.

Mas… sou um purista incorrigível… para mim nunca houve nem haverá outro Sr. Spock que não seja aquele que Leonard Nimoy deu vida.

Até mesmo quando ele contrariava a lógica, ele era genial… "Uma mentira?", perguntou uma vez a tenente Saavik em Star Trek II. "Não… uma escolha." respondeu ele gentilmente.

Eu me diverti muito vendo as brigas filosóficas entre Dr. McCoy e o Sr. Spock. Eu aprendi muito com a lealdade entre Spock e Kirk. Spock simbolizava a razão… a lógica… a certeza de que o 2+2=4.

E agora, o Sr. Spock se foi… Leonard Nimoy faleceu em 27/02/2015, vítima de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. O senhor Nimoy era um fumante inveterado. E isto não é nada lógico.

vida-longa

O curioso é que Leonard Nimoy teve uma carreira bem prolífica. Ator, escritor e diretor teve participação em muitos filmes e peças de teatro. Confesso que – além dos filmes de Jornada nas Estrelas – eu só sabia que ele foi diretor do filme Três solteirões e um bebê (um clássico da sessão da tarde dos anos 80). Mas além disso ele era um artista na melhor acepção da palavra: fotógrafo, cantor e compositor.

Seu último trabalho como ator – como não poderia deixar de ser, em minha opinião – foi interpretando o vulcano de orelhas pontudas em Star Trek: into Darkness.

O senhor Nimoy deixou seu legado artístico para a posteridade, sem sombra de dúvida. E além disso conseguiu eternizar-se com um gesto bem simples: a junção dos dedos indicador e médio, dos dedos anular e mínimo.

Adeus, Sr. Spock… Vida longa e próspera para o seu legado…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...