23 de março de 2015

Diga NÃO ao plágio acadêmico

Nota do Editor: postei originalmente este texto em meu portfólio acadêmico, localizado no site www.ricardomarques.pro.br. Como se trata de um tema bacana (plágio) para ser discutido, achei legal trazer o texto aqui para o blog também. Boa leitura!

Eu gostaria de falar sobre o fato de alguns alunos de alguns pólos estão utilizando conteúdos alheios para a montagem de seus portfólios. Em palavras mais diretas, estão copiando portfólios de terceiros.

É importante ter em mente que o portfólio é a construção do aprendizado de um aluno. É a reflexão de todos os conteúdos que lhe foram apresentados. E que isto resulta no processo de aprendizagem.

Para alguns, utilizar o recurso CTRL+C e depois CTRL+V pode parecer inofensivo, mas tal prática caracteriza o chamado PLÁGIO ACADÊMICO.

Plagiar as ideias de alguém é imoral e antiético.

E além disso, ao plagiar, ao tomar o conteúdo pronto quem faz o plágio está prejudicando também a si mesmo, pois seu processo de aprendizagem fica prejudicado.

Temos ainda o caso de alguns colegas que oferecem voluntariamente o conteúdo de seus portfólios. Não condeno esta prática, mas creio que seria interessante incentivar que os colegas tentassem criar seus próprios conteúdos ao invés de simplesmente oferecer o conteúdo finalizado.

Uma outra possibilidade seria fazer uso de citações. Ao citar uma referência, você dá o devido crédito ao autor do conteúdo e também demonstra que está realizando intenso trabalho de pesquisa acadêmica.

Muitos estão mandando o seus portfólios diretamente por arquivos compartilhados no Google Drive então o conteúdo é enviado diretamente ao tutor e não fica exposto. Mas no meu caso, e no de mais alguns eu creio, faço a montagem do portfólio por meio de um blog. O conteúdo fica exposto e é constantemente atualizado (bom... sempre que possível). Como percebi que alguns alunos estão plagiando o conteúdo do meu e de outros blogs, acabo por não colocar os meus conteúdos como eu gostaria.

E isso acaba prejudicando minha formação (meus últimos portfólios têm sido bem fracos e em alguns casos estou me restringido a colocar apenas o resumo da aula).

Alguns podem pensar: "ora... então pare de postar no blog e faça o envio pelo arquivo". Mas não acho justo eu mudar toda minha organização didática por conta de uma dúzia de pessoas que não estão se preocupando com sua formação acadêmica.

Sendo assim, faço um apelo à razão e coloco o tema em discussão.

plagio1

A elaboração do portfólio demanda tempo, pesquisa e dedicação. Trata-se da formação acadêmica de alguém. A consulta é livre, mas a cópia e uso indiscriminado caracteriza o PLÁGIO ACADÊMICO. Seja criativo... seja inovador. Aprenda a criar seu próprio conteúdo.

O plágio acadêmico é antiético e imoral. Pense nisso!

Estou à disposição de qualquer um que queira discutir o tema. Mas desde já aviso que não aceitarei ofensas ou discussões acaloradas sem sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...