31 de dezembro de 2014

Vem aí o ano de 2015…

Antes que você pense que este post está sendo escrito pouco antes da virada no ano, não se engane: eu programei a postagem para dez minutos antes do ano novo. Na verdade, eu comecei a escrevê-lo no dia 27/12… e a cada dia estou melhorando o texto. Provavelmente neste momento estou com minha baixinha no colo…

Então… vamos ao texto…

2014_2015

É uma tradição para mim o texto de final de ano. Desde 2011 eu faço um registro por escrito daquilo que foi o ano atual e aquilo que espero para o ano seguinte. Curiosamente, ao ler meus textos de 2011, 2012 e 2013 eu percebi que não escrevi se cumpri a meta de fato ou não. Bom… pretendo fazer isto agora.

O ano novo para 2012…

2012-happy-new-year-wallpapers-16

Em 2011, eu escrevi sobre as tais metas que minha então noiva propôs. Tudo começou com a pergunta sobre minha lista de metas para o ano seguinte. Então estabeleci algumas coisas:

  1. Casar
  2. Emagrecer
  3. Pagar as contas
  4. Estudar
  5. Trabalhar

Destas eu cumpri a meta do casamento… eu e Ana Paula juntamos as escovas em 16/03/2012. Eu até escrevi sobre isso aqui no blog. Construímos uma casa, reformamos parcialmente outra… algumas coisas deram certo, outras não… Mas casamos.

Não emagreci e também não estudei. Refrigerante continuou sendo meu mal maior e a faculdade ficou trancada por um bom motivo… queria curtir meu primeiro ano de casado.

As contas foram, digamos, remediadas. Não fiz nenhuma loucura, mas fiquei longe de fazer um pé-de-meia. Trabalhei como um camelo e apanhei um pouco até trocar de escola no mês de Setembro. No final, tudo se ajeitou.

O ano novo para 2013…

2012-2013

Cheguei ao final de 2012 fazendo uma auto-crítica…

Normalmente escrevo de forma geral sobre os acontecimentos do ano, faço uma reflexão sobre erros e acertos e encerro com um planejamento otimista para o ano seguinte. Ultimamente, isto não tem funcionado
(Ricardo Marques in "
Vem aí o ano de 2013")

Era a mais pura verdade. Eu planejava, mas não dava segmento ao planejamento. Assim, fui econômico nas palavras e tentei ser prático. Naquele ano, planejei o seguinte:

  1. Acertar a organização da escola
  2. Retornar à faculdade de biologia
  3. Providenciar o herdeiro (ou herdeira)
  4. Acertar as contas

Ainda terminei meu planejamento de modo combativo: "Estou pronto para você, 2013".

Que moleque arrogante eu fui…

Não acertei a organização da escola, mas pude colocar muitos dos meus valores em prática. Comprei algumas boas brigas com alguns funcionários que estavam entregues ao marasmo que muitas vezes os anos de trabalho nos impõe. Faltou bastante coisa, é verdade… mas muita coisa melhorou também.

Também retornei à faculdade. Mas desta vez o tempo – ou melhor, a falta de organização do meu tempo – foi o vilão da vez. Levei a faculdade de modo sofrível. Passei em algumas disciplinas, fiquei em outras. No geral, saldo positivo. Mas ao final de 2013, tive que fazer uma mudança de planos: com a possibilidade de um curso superior em gestão pública oferecido pela Univesp, acabei solicitando minha desistência do curso (a legislação não permite matrícula simultânea em dois cursos superiores em instituição de ensino pública). Estamos quase em 2015 e o tal curso não vingou…

As contas mais uma vez fecharam… e apenas fecharam. E dizem que funcionário público ganha bem.

E não foi em 2013 que veio um herdeiro… mas hoje, tenho a impressão que não teria sido o melhor momento…

No final, tudo se ajeitou novamente.

O ano novo para 2014…

18931566_s

Acho que fui um pouco melhor no final de 2013…

Hoje a noite, desligarei o computador, tomarei um banho e estarei em minha casa, com minha esposa e meus filhotes peludos. Passaremos a virada do ano aqui. Comerei lentilha, brindarei com espumante, comerei gelatina colorida feita por mim e esperarei por mais um ano em minha vida. Como em todos os outros anos, será um ano com algumas bençãos (espero que muitas) e algumas provações (espero que apenas as necessárias). E caberá a mim – e somente a mim – tornar 2014 um ano bom.
(Ricardo Marques in "
Vem aí 2014")

Separei em meu texto as minhas metas em cada área importante da minha vida: Pessoal, Acadêmica, Profissional e Econômica. Finalmente eu criei vergonha e escrevi um pouco sobre o ano anterior. E digamos que fui mais realista…

Enfim, no final das contas, não tenho do que reclamar… e você entenderá o porquê nas linhas a seguir…

Vida Acadêmica

Em 2014 eu vivi um dilema. Larguei a Biologia na USP ao final de 2013 por conta do curso em Gestão Pública a ser oferecido pela Univesp a partir de 2014. O curso não aconteceu. Mas mesmo que acontecesse, eu não poderia fazê-lo. Como eu já tenho curso superior, estaria excluído da seleção inicial. Então larguei a USP à toa.

Como compensação, o curso não aconteceu. Mas no segundo semestre, a Univesp passou a oferecer o curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade à distância. Melhor do que ir todos os dias até o Butantã… Assim, fiz o vestibular e ingressei no curso da Univesp. Tenho até um blog específico para isso. Se puder, faça uma visita.

Vida Econômica

Novamente, um remediado… mas finalmente as grandes dívidas da construção da casa estão terminando agora em 2015. Acho que poderei finalmente pensar em um pé-de-meia.

Vida Profissional

Foi um ano – digamos – pertubador. Na escola em que trabalho houve uma guinada administrativa no final de 2013 e a gestão que assumiu acabou por cometer alguns equívocos e deslizes. De certa forma foi bom porque por várias vezes pude testar minha capacidade diante de adversidades.

No final do ano, uma nova mudança administrativa… e lá vou eu para o meu sexto diretor de escola. Por enquanto, tudo vai bem e as coisas parecem tranquilas.

O que posso dizer de bom? Oras… diferente do que foi dito por alguns, tenho finalmente a certeza de que não sou um Gerente de Organização Escolar tão ruim assim… Aliás, devo ser bom. Tem muita gente melhor do que eu por aí, tenho consciência disto, mas hoje sei que dou conta do recado.

Ah… também descobri que existem muitos idiotas na rede. Pessoas que não honram com sua palavra. Verdadeiros "sem-caráter". Mas isso tem um lado bom também. Graças a isso, pude extirpar alguns contatos da minha vida que nada agregariam a ela…

O blog não é bem uma realização profissional (é mais um hobby, mas não há uma categoria para isso). Mas tenho orgulho em dizer que consegui transformar o blog em um canal bacana de opinião. São quase 40 mil acessos e conto com grandes colaboradores (Um grande abraço ao Michel, ao Júnior e ao Lucas que sempre emprestam seu talento ao blog). Crescemos… e vamos crescer mais.

Vida Pessoal

Eu estaria sendo um verdadeiro canalha se não afirmasse categoricamente:

ESTE FOI O MELHOR ANO DE MINHA VIDA…
FOI O ANO EM QUE MINHA FILHA MARIANA NASCEU

InstagramCapture_9763138b-e012-4c2a-9162-fe7f3f4e81fb

Na vida pessoal eu não posso reclamar de nada… meus pais estão bem e com saúde. Minha esposa me deu uma filha linda. Meus peludos estão mais fofos do que nunca. E minha filha é linda. Simplesmente linda…

InstagramCapture_61cd9811-c839-4f82-9a80-3be3e34f1dac

Sinceramente, não me importa se eu entrei e depois perdi a medicina, se tomei um pé na bunda de namorada quando estava na faculdade, se algum diretor brigou comigo no trabalho, se anteriormente tive empregos pouco gratificantes, se não consegui trocar de carro... Nada mais disso importa. Deus me deu uma benção… talvez a maior de todas. Eu não tenho mais o direito de reclamar da vida.

Ah sim… sabem qual a palavra mais linda do mundo? Eu sei… é Agú.

E qual é o saldo de 2014?

É amplamente positivo… eu voltei a estudar, consegui manter minhas contas sobre controle, nasceu minha filha, cultivei as amizades que gostaria de manter de verdade, ampliei o público do blog. Tá certo que eu não emagreci, não troquei de carro, não comprei um Xbox One e também não trabalhei bastante a questão da religião. Mas fiz o possível para que o ano fosse um ano bom…

E foi…

E para 2015?

Vou usar a mesma frase que usei no final de 2013:

Recebemos as bençãos e as provações em igual medida… cabe a nós decidir qual a porção que cada uma delas ocupará em nossas vidas
(Ricardo Marques in "Vem aí 2014")

Eu sei aquilo que quero… quero cuidar bem da Mariana. Quero fazer um bom ano na faculdade. Quero fazer algumas economias… quem sabe finalmente trocar de carro. Quero fazer alguns mimos para minha esposa (um Lumia novo!), um mimo para mim (Xbox One… uaba, uaba, uaba!) e muitos mimos para minha filha.

Quero também emagrecer… já fui quase atleta. Fui magro… então posso retornar a uma parte disso. Quero deixar os refrigerantes também. São um vício… que não quero que minha filha tenha.

Quero um ano tranquilo na escola… quero dar conta do meu trabalho. Quero fazer o que tem que ser feito.

Quero manter o blog. Se possível com mais textos…

Quero manter os amigos e deixar de ter inimigos.

Quero, enfim, que 2015 seja muito abençoado e com as provações necessárias para que eu seja uma pessoa melhor.

Então é isso… obrigado por tudo, 2014.

Vamos lá, 2015… está na hora de nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...