6 de dezembro de 2014

Um Centro Acadêmico para a Licenciatura Univesp?

Por conta de alguns problemas que estão surgindo no desenrolar na graduação em ciências naturais da Univesp, alguns colegas entendem que chegou a hora de criar um Centro Acadêmico para que os alunos possam recorrer na solução de seus problemas.

Creio eu que antes de qualquer ação prática, é necessário alguns esclarecimentos…

O primeiro deles é desfazer a confusão entre CA e DCE… Em uma Faculdade, existem algumas instâncias representativas. Pensando nos elementos que existem na constituição de uma faculdade, temos alunos, professores, funcionários e administração. Cada um destes segmentos tem sua representação. No caso dos alunos, o órgão representativo é o Centro Acadêmico (ou como alguns gostam, simplesmente CA).

Agora, em uma Universidade existem várias faculdades. E para cada uma delas há normalmente um centro acadêmico. Neste caso, existe uma instância superior ao CA que congrega representantes discentes de todas as faculdades. Neste caso falamos em Diretório Central de Estudantes. Então, pensando no nosso caso, teríamos um provável Centro Acadêmico da Licenciatura Univesp, um provável Centro Acadêmico das Engenharias Univesp e congregando as duas, um Diretório Central de Estudantes da Univesp.

É importante salientar que CA's e DCE são normalmente independentes entre si, bem como seus membros… ser do CA não implica ser do DCE e vice-versa.

Em relação ao apoio das faculdades aos CA's ele é relativo… afinal de contas, nem sempre um concorda com o outro. Os CA's existem para representar os alunos nas questões acadêmicas junto às instituições de ensino. Não existe CA vinculado à administração da faculdade… o CA é uma instituição discente. Isto é, dos alunos.

A questão chave de um Centro Acadêmico se resume em duas palavras…

representa

Um centro acadêmico precisa ser legítimo e representativo. A primeira palavra diz respeito a situação legal da entidade. Um CA é uma entidade, portanto é dotado de personalidade jurídica. E para fundá-lo, os alunos de um determinado curso deverão reunir-se inicialmente em uma comissão em prol da fundação do Centro Acadêmico. Esta comissão deverá elaborar uma proposta para o estatuto que regerá o futuro CA.

A seguir, a comissão convocará todos os alunos para uma assembleia de fundação do Centro Acadêmico onde o estatuto será apreciado. Aí, a assembleia deverá por maioria absoluta dos estudantes, aprovar a fundação do CA. O passo seguinte é registrar em ata o resultado desta votação, bem como a formação do conselho eleitoral que tratará da formação da gestão administrativa. Feito isso, após a eleição da gestão do CA, basta registrar em cartório as atas de fundação e eleição.

A partir daí, o Centro Acadêmico é legítimo e poderá articular-se para pleitear direitos e deveres dos alunos junto a instituição de ensino.

Em minha opinião, o maior problema a ser enfrentado na fundação de um CA é justamente fazer-se representativo. Digo isso porque representar não é o mesmo que impor uma opinião.

politica

O grande ponto de um membro do Centro Acadêmico é entender que ele não está ali para fazer valer sua opinião. Ele pode opinar, convencer, concordar, discordar… isso é inerente a função.

Mas antes de tudo ele deve representar. Entender o que os demais alunos desejam para seu curso e lutar por isso. Se após amplo debate acadêmico, ficou decidido que será escolhida a cor azul, ele pode até querer o vermelho… mas terá que lutar (e muito) pelo azul.

Quero explicar melhor esta questão do representar e vou usar como exemplo o que está acontecendo em nosso curso. Muitos estão insatisfeitos e não estão gostando da maneira como o curso está sendo desenvolvido. Pensando em abrir um canal para o debate, criei um grupo de discussão no Facebook para os alunos.

Sim… a ideia é que ali surgisse o embrião para o Centro Acadêmico.

Até onde sei (por não termos legitimidade nem representação, não temos acesso aos dados oficiais), temos 2000 alunos na Licenciatura. E enquanto digito este texto verifiquei que estão participando do grupo, apenas 108 membros. Acreditando que todos os 108 são alunos regularmente matriculados, temos aí 5,4% dos alunos da instituição.

O que significa que temos 94,6% alheios à esta discussão… que não estão participando por algumas prováveis razões:

  1. Desconhecem a existência do grupo
  2. Não têm interesse na discussão
  3. Estão satisfeitos com o atual modelo proposto pela faculdade
  4. Não acreditam que ali existe uma representação

Devo lembrá-los que uma assembleia de fundação deve ter no mínimo 2/3 dos alunos presentes para ser válida. Ou seja, teríamos que fomentar a discussão com pelos menos uns 1330 alunos.

E não temos nem 10% disso…

Eu sei muito bem que a quantidade de alunos deve ser menor que os dois mil que informei em virtude das desistências que aconteceram (e foram muitas). Mas que tenhamos apenas metade deste contingente… ainda assim, temos pouca representatividade.

Em bom português: não estamos gerando nenhum debate… o que estamos fazendo é reclamar uns para os outros sobre nossos problemas e frustrações.

Não estamos representando os alunos… mas apenas a nós mesmos.

Mas eu sou teimoso… tenho este defeito… entre tantos outros… E eu realmente gostaria de ver um Centro Acadêmico surgir. Mas que seja legítimo e representativo. Existem questões de ordem prática que necessitam ser debatidas. Mas primeiro as pessoas devem entender que um CA é um ato que deve partir dos alunos… e não da instituição.

Em meu próximo texto, falarei das questões de responsabilidade administrativa e fiscal de um centro acadêmico e também das obrigações de um membro do CA e também da briga entre política estudantil e partidarismo que inevitavelmente surgem nestes locais…

Ah sim… antes que alguém pense que sou algum tipo de palpiteiro, vou esclarecer algo… Participei de um Centro Acadêmico no meu tempo de faculdade… isso me custou algum tempo extra na faculdade. Fui coordenador de imprensa nas gestões de 1996, 1997 e 1998 do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (o meu saudoso CAAL). Entre outras coisas, eu era o editor do jornal acadêmico (carinhosamente chamado de "O Patológico").

Um comentário:

  1. Bom dia,

    Sou colega de vocês do curso de Licenciatura em Ciências, convênio USP. Bacana a idéia de um blog para discussão e integração de todos. Sou da primeira turma, que está se formando agora. Tivemos muitos problemas do começo ao fim de curso. Me coloco a disposição caso queiram compartilhar a experiência. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...