4 de julho de 2014

Uma copa qualquer… análise das oitavas

Muita gente anda dizendo por aí que a Copa do Mundo FIFA™ 2014 que está é a “Copa das Copas”. Acho que existe uma grande dose de exagero nesta afirmação. Obviamente que a audiência será maior do que a copa anterior; é claro que o público aumentou (são 12 estádios, contra 8 das copas anteriores) e de bom mesmo é saber que a média de gols aumentou.

Para mim, além dos gols esta copa só tem uma coisa que merece algum destaque como novidade: o fato de que mesmo os grandes times estão se classificando no sufoco.

Tradição por tradição, no jogo Brasil x Chile deu Brasil nos pênaltis. No jogo Holanda x México deu Holanda no tempo normal, mas a muito custo… quase uma prorrogação. Temos também o jogo Alemanha x Argélia que só foi definido na prorrogação. Outro jogo que foi para prorrogação foi o Argentina x Suíça. Por fim, o jogo Bélgica x EUA também foi definido somente na prorrogação.

Quem se garantiu mesmo sem muitos sustos foi França e Colômbia. De resto, foi a copa das prorrogações.

Seja como for, os times favoritos estão se garantindo para as quartas-de-final. E vem dando a lógica.

E se a lógica prosseguir, creio que Alemanha, Holanda e Argentina chegarão nas semi-finais. Talvez eu erre no meu palpite da Argentina. A Bélgica finalmente jogou futebol de gente grande e pode surpreender.

E o Brasil?

Bom, o Brasil… pode ficar no meio do caminho. Não que a Colômbia seja uma seleção a ser batida. Mas é fato. Colômbia vem jogando bem e bonito. E o Brasil vem jogando a base do soluço. No susto…

Acho que o Brasil tem elenco pra ganhar (apesar de não ser o elenco que eu imaginaria para a Copa). Mas tem que jogar sério. Os laterais tem que subir um pouco mais e o meio campo precisa criar alguma coisa. Sei lá… tira o Daniel Alves e coloca o Máicon. Coloca Paulinho e Fernandinho. Tira o Fred e avança o Neymar pra jogar com o Hulk. Dá para ganhar, mas tem que respeitar a Colômbia… jogar sério e pra frente. Se fosse apostar baseado no futebol apresentado até agora, arriscaria 2 a 1 pra Colômbia. Se for analisar o jogo como torcedor, espero que seja 2 a 1 para o Brasil.

Mas, mesmo passando, se pegar a Alemanha é osso duro…

Que venham as quartas-de-finais…

Quarter-Finals-fifa-world-cup-2014

Ah sim… vou torcer pelo Júlio César… eu acho que ele se superou e provou pra mim que é um bom goleiro e merece uma boa copa. Se o Brasil vier a ser eliminado. Que venha ser eliminado não por culpa deste bom goleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...