11 de novembro de 2013

Cego por um sonho

O que nos faz levantar da cama toda manhã ? Tomar o mesmo café, pegar o mesmo caminho, falar com as mesmas pessoas, revisar os mesmos assuntos ? Existirá algum dia em que você se olhe no espelho e diga "Consegui tudo que eu poderia querer" ?
Em 2009 decidi que exerceria alguma profissão relacionada ao ramo de Biologia. Não sabia muito bem o que era, nem como faria isso, mas sabia que seria nisso que trabalharia.
Em 2012 eu tive realmente que correr atrás do meu sonho. Arrumei um emprego em um Pet Shop em Higienópolis, pegando e entregando cachorrinhos que acabaram de tomar banho, para seus donos em seus "humildes" apartamentos. Nunca tinha visto, ao vivo, apartamentos tão grandes, a sala era do tamanho do meu apartamento senão maior. De noite fazia cursinho no Objetivo. Saía do trabalho geralmente ás 17h30 e ía correndo para conseguir chegar na aula que começava ás 19h. Estudava no meu almoço, nos intervalos entre as aulas, antes de dormir, tomando meu café, indo pro trabalho. Cheguei ao ponto de não conversar com minha mãe por 1 semana pois saía antes dela acordar e voltava quando ela já estava dormindo. Na época tinha uma namorada, ela falava que eu nunca tinha tempo e estava cansada, quase não nos viamos direito. Minhas redes sociais eram abandonadas, conversava com meus amigos uma vez por mês, pois eles também estavam nessa maratona de estudos. Atualmente um deles faz Engenharia na Politécnica e o outro faz Medicina, ambos pela USP.
Em Outubro já estava ficando um tanto delirante. Cismei com um cara do cursinho, em exatas antes mesmo do professor terminar de explicar ele tentava fazer os exercícios. EU ficava observando, assim que ele começasse eu começava também e simulava uma disputa na minha cabeça "Nerd da matemática versus Eu". Quando ele terminava e acertava tudo eu ficava puto comigo mesmo."Como ele consegue, mas na aula de Física ele vai ver só, vou terminar tudo bem antes dele".
Eu trabalhava de segunda a sábado. Na sexta feira o número de cachorros era extremamente alto e eu não saía dalí antes das 18h. Cheguei a chorar no meio da rua, era 19h15 e perdi a aula. Chegava em casa quase quebrando tudo e minha mãe falava "O que você quer que eu faça, não posso pagar um cursinho pra você, não sozinha". Tive que aguentar dessa maneira. Ás vezes nem conseguia tirar o uniforme do Pet Shop, simplesmente ía daquele jeito mesmo, fedendo a cachorro.
"USP é difícil demais, é só pra quem faz um bom cursinho e pode estudar em tempo integral. Tente, mas não vá muito esperançoso" foram palavras ditas por certos familiares, que entraram por um ouvido e saíram por outro.

A grande questão é: O que faz uma pessoa fazer tudo isso ? Pegar cachorros, evitar namorada e amigos, não conseguir falar com a família direito pois está cansado demais pra tudo, não conseguir estudar direito, não conseguir fazer simulados e testes importantes do cursinho ? Isso foi de março até dezembro. 9 meses. 180 dias que eu poderia ter falado "Ahh, acho que não vai dar, vou desistir do cursinho, não estou dando conta." Em 180 dias eu tive a chance de dizer isso pra mim mesmo, e por que eu não disse ?

Acho que posso responder que eu simplesmente não conseguia nem se quisesse desistir. Era mais forte do que eu. Só de pensar em desistir sentia um calafrio e tirava aqueles pensamentos da minha cabeça, simplesmente não conseguia me ver desistindo. Não enxergava nada, estava cego por um sonho. Não via mais nada, não me importava com mais nada, tudo era dispensável.

No final, me sinto orgulhoso. Consegui passar na melhor ou uma das melhores faculdades de Biologia do país.
Olho pro passado e recordo do dia que estava chovendo e havia cachorros demais, eram 19h e eu estava indo fazer entrega de ração na chuva, quando comecei a chorar. Se me perguntassem "Se você pudesse falar alguma coisa para aquele Lucas, o que seria ?". Bom eu não falaria nada, pois apesar do choro, aquele Lucas, apesar de estar cego, cansado, molhado e triste, sabia muito bem aonde estava indo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...