21 de outubro de 2013

Aventuras na cozinha: Pão de Iogurte e Aveia

Algumas pessoas mais próximas sabem que estou tentando seguir uma nova dieta. Um resumo rápido: minha esposa me deu no meu aniversário o livro “Não consigo emagrecer” do médico francês Pierre Dukan.
418b6eMpk8L._AA258_PIkin4,BottomRight,-41,22_AA280_SH20_OU32_
Em resumo o livro aborda uma dieta em quatro etapas, sendo que o “truque” é a restrição calórica por meio do não consumo de carboidratos.

Insatisfeito com meu peso (como vocês podem ler aqui…) resolvi que talvez eu pudesse ter algum sucesso se seguisse as diretrizes do livro.
Assim, fiz por 10 dias uma dieta à base de proteínas com ingestão de água e em seguida introduzi alguns vegetais (é a segunda etapa da dieta). Nos primeiros dias, uma pequena sensação de vazio e também uma leve confusão mental. Mas depois disso as coisas normalizaram. O que não ficou muito legal foi o trânsito intestinal, mas isso eu já imaginava em função da carência de fibras na alimentação.
Quanto aos resultados? Bom… comecei com 172 kg em 08/09/2013. Hoje é 21/10/2013 e estou com 157,1 kg (para uma altura de 1,87m… um verdadeiro monstrinho)
Nada mau…
Ok… ok… eu sei sobre toda aquela parte metabólica que fala sobre retenção de líquido, pentoses-fosfato, neoglicogênese, blá, blá, blá… Mas o fato é que pelo menos em um momento inicial, as coisas estão caminhando.
Como estou satisfeito com minha ingestão atual de comida, não vejo motivos para não continuar. As únicas ressalvas são que acrescentei alface e farelo de trigo à dieta para melhorar o trânsito intestinal.
E agora eu começo a me aventurar pelas receitas baseadas nos preceitos do livro. Uma delas é o título deste post: Pão “fake” com Iogurte e aveia. Lápis e papel na mão? Então vamos lá…
Ingredientes
  • 02 ovos médios
  • 01 Iogurte natural desnatado
  • 08 colheres (sopa) cheias com farelo de aveia (farelo não é farinha!)
  • 08 colheres (sopa) cheias de leite em pó (usei Molico em pó)
  • 02 colheres (sopa) de amido de milho (a boa e velha maizena, segundo o livro, nesta fase o amido de milho é tolerado)
  • 01 colher (sopa) fermento em pó (usei o Royal)
  • Sal (uma pitada? A gosto?)
  • Adoçante culinário (eu usei 03 sachês do pequeno)
Modo de fazer
Na batedeira coloque os ovos e o iogurte. Bata até formar um líquido homogêneo. Em seguida acrescente o farelo, o leite em pó, o amido, o fermento, o sal e o adoçante. Bata tudo até ficar homogêneo.
Coloquei em uma assadeira própria para pão (eu não tinha uma, então usei uma daquelas de silicone para muffin). Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por volta de 30 minutos (na receita original falou em 40 min, mas com 30 ele ficou douradinho e sequinho por dentro)
Eu retirei esta receita de um site que fala só sobre receitas baseadas na tal dieta Dukan. Quem quiser conhecer o site, basta clicar aqui.
Ah sim… eis a foto da obra prima:
WP_20131021_002
Agora é esperar esfriar e devorar… espero que tenha ficado bom…
WP_20131021_005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...