12 de junho de 2013

Distante… muito distante daquilo que sonhei.

“Eu preciso estar disposto a desistir do que sou para me tornar o que serei”.

Albert Einstein (1879-1955)

Desde ontem, um novo período de férias. Pelos próximos 15 dias poderei dedicar-me um pouco mais as coisas de casa e também à vida acadêmica. A faculdade anda muito largada.

O que aliás, não é exatamente uma novidade…

Aliás, repetindo a expressão, tenho pensado muito na faculdade. Não é segredo de estado o desastre da faculdade de medicina. Também não é nenhum segredo qual é o meu projeto com a faculdade de biologia.

A idéia é simples: com a licenciatura eu poderia dar aulas a noite e fazer a faculdade de medicina pela manhã. Esta é a versão resumida do plano.

Não posso negar que fiquei muito feliz com a aprovação na USP. Depois de tantos anos, sem nem estudar, passar na primeira chamada era (e ainda é) motivo de muito orgulho. Eu inclusive escrevi sobre isso no blog na época.

Comecei a faculdade empolgado. Estar ali foi muito importante.

O problema não foi tanto a faculdade, mas eu mesmo. A rotina do meu trabalho atrapalhou algumas vezes. Atrapalhado com as coisas da escola, do casamento que estava por vir… enfim. Meu desempenho foi péssimo no primeiro ano.

No ano seguinte, acabei trancando a faculdade por motivo de saúde. Eu não estava bem para fazer as duas coisas e por conta disso fiquei afastado nos anos de 2011 e 2012.

E agora eu voltei. No começo tentei fazer um bom trabalho. De novo a rotina do trabalho interferiu (menos, é verdade). De novo me atrapalhei em ser funcionário, marido e estudante.

E tenho que reconhecer o óbvio… biologia é algo bem distante da medicina.

O curso é bacana, tem uma estrutura ótima (apesar de eu não entender as aulas de sistemática e biogeografia) então o que está errado nisto tudo?

Outra resposta simples…

Eu estou errado nesta história. O curso de biologia tem duração de 6 anos no noturno. É voltado principalmente para área de pesquisa e está atrelado principalmente aos grandes ramos da história natural. Pouco tem a ver com as ciências da saúde.

Confesso que estou pensando em desistir…

E confesso também que estou com um plano maluco (mais um…) na minha cabeça.

Não… ainda não é a faculdade de medicina.

Preciso acertar algumas coisas em minha vida. Preciso de tempo para isso. A medicina um dia virá… deixou de ser uma urgência e passou a ser um ideal. Um dia – e sei lá quando será este dia – eu volto. Até lá, tenho que tocar o barco. Seguir em frente.

Acho que preciso desistir de tudo isso que sou neste momento para poder ser algo próximo do que planejei há anos atrás.

Pode ser o adiantado da hora… mas acho que está na hora de desistir da biologia.

Tenho medo de quando começo a arquitetar estes planos malucos…

post-2013_12-Junho

Estes post está incompleto. Sei disso. Mas no momento, é o que consigo falar sobre isso. A propósito… tem uma dica da minha loucura na imagem… alguém dá algum palpite?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...