4 de outubro de 2018

Carne Doce - "Tônus" (Disco da Semana #39)

Buenas,

O disco da semana é de longe um dos candidatos a melhor álbum do ano. Uma baita obra de uma banda que me ganha cada vez mais a cada dia que passa.

20181004_discodasemana_tonus

Que álbum! Os goianos da Carne Doce deram um passo rumo ao desconhecido nesse novo disco, e gente, acertaram em cheio. Um disco diferente de todos os outros lançamentos anteriores da banda. Sem espaço para os regionalismos do primeiro álbum, aqui a banda se reinventa, troca sua pele, coisa de quem já tá pronto pra seguir adiante, mas sem esquecer os êxitos de outrora.

carnedoce1

Disco todo produzido pela própria banda nos traz uma nova proposta, um Carne Doce muito mais intimista e introspectivo, porém muito mais denso e profundo. Guitarras de timbres cristalinos, mas lotados de ecos e reverberações dão o tom da sua nova sonoridade. A bateria é minimalista e o baixo pra lá de bem executado, todo sinuoso (te bota pra se mexer mesmo que involuntariamente) e encorpado, fazem a cama pra Salma Jô jorrar personalismo com seu cantar inconfundível. Coeso, não sobra nada fora do lugar, a produção é impecável e precisa.

As letras são cirúrgicas e nos mostram uma banda antenada com seu tempo. Falam sobre sua visão de mundo, amores, desamores, desilusões e sexo (sim, ele mesmo, por que não?) de uma maneira pra lá de direta, e mesmo quando são mais explícitas como em "Amor Distrai" são construídas com um baita bom gosto. Há espaço ainda pra delicadeza na minimalista "Já Passou", uma canção que faria bonito ninando qualquer criança no mundo.

Um álbum que foge totalmente dos padrões sem deixar de ser radiofônico e cantarolável. É um disco que gruda nos ouvidos e não te solta por nada. Quando você menos perceber já terá sido dominado e estará cantando todas as músicas inconscientemente (o poder de um grande álbum está na capacidade dele se tornar parte da tua essência), e aí meus queridos, só te resta a rendição. Quando isso ocorre e você se deixa levar, a viagem que o álbum te proporciona é inesquecível.

carnedoce

"Tônus" é exatamente o que seu verbete significa: "estado de excitabilidade do sistema nervoso que controla ou influencia os músculos esqueléticos" ... excitação em forma de música, lascividade pura pra se deixar levar. Viagem sem volta.

Pra ouvir em alto e bom som, hoje e sempre. Disco pra lá de obrigatório, é daqueles que mudam vidas.

Ouça o disco aqui. Boa viagem!!!

Logo menos tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...