Eu esperava mais… dos dois times. Queria um jogão. Tive um bom jogo. A França jogou bem e venceu sem grandes dificuldades. O Uruguai… bom… psicologicamente destroçado.
Não me entendam mal… a França jogou um grande futebol e mereceu muito a vitória. Mas eu esperava mais do Uruguai em um jogo tão importante. No final das contas, talvez a ausência de Cavani tenha deixado o Uruguai sem força de ataque, pois Luís Suaréz simplesmente jogo isolado, facilitando o trabalho da defesa francesa. O substituto Stuani não jogou bem, cometeu erros e não ajudou praticamente em nada o time.
O Uruguai até começou o jogo buscando o jogo. Mas a pressão durou apenas os primeiros minutos de jogo. O Uruguai preferiu então deixar a França buscar o jogo para tentar algo nos contra-ataques.
E a França topou a estratégia. Assumiu o controle do jogo, mas teve muita dificuldade em chegar ao ataque. O jovem Mbappé que brilhou no jogo anterior, foi bastante marcado e não teve espaços para fazer um grande jogo.
Com um gol de bola parada e com um chute de fora da área, a França construiu o placar e se garantiu para o final da festa.
O Uruguai perdeu para um time que jogou melhor do que este hoje. Então, que volte para casa eliminado.
[ Uruguai ]
- 13 participações em copas do mundo
- Melhor classificação: campeão das edições de 1930 e 1950
- Sediou o evento em 1930
- Nesta copa: 1º colocado do grupo A com 3 vitórias (Egito por 1-0, Arábia Saudita por 1-0 e Rússia por 3-0), venceu Portugal por 2-1 nas oitavas-de-final
- Destaques do time: Luís Suarez e Edinson Cavani
- Fatos históricos ou relevantes:
- Derrotou o Brasil em pleno Maracanã na copa de 1950
- Foi medalha de ouro em 2 edições consecutivas das olimpíadas (1924 e 1928) e por isso é conhecida como a “Celeste Olímpica”
- É candidata a sede da copa do mundo de 2030
[ França ]
- 15 participações em copas do mundo
- Melhor classificação: campeã da edição de 1998
- Sediou o evento em 1938 e 1998
- Nesta copa: 1º colocado do grupo B com 2 vitórias e 1 empate (venceu a Austrália por 2-1 e o Peru por 1-0; empatou com a Dinamarca por 0-0). Venceu a Argentina por 4-3 nas oitavas-de-final
- Destaques do time: Antoine Griezmann e Kylian Mabappé
- Fatos históricos ou relevantes:
- É o carrasco dos times latino-americanos. Só o Brasil foi derrotado (incluindo a final de 98) por ela três vezes (1986, 1998 e 2006)
- Foi eliminada ainda na fase de grupos em 2002 e 2014
Foram três confrontos em copa do mundo.
- Inglaterra’1966: Uruguai 2-1 França (Fase de Grupos)
- Japão/Coréia’2002: França 0-0 Uruguai (Fase de Grupos)
- África do Sul’2010: Uruguai 0-0 França (Fase de Grupos)
[ Antes do jogo ]
Os times entraram em campo assim escalados:
Pendurados por cartão no Uruguai temos Bentacur e na França temos Pavard, Pogba, Giroud e Tolisso.
[ Melhores lances ]
O primeiro tempo teve uma pequena pressão do Uruguai nos primeiros 10 minutos, mas após isso, o jogo ficou mais travado, com os times desarmando as principais ameaças.
Aos 18’, Mbappé cabeçou em direção ao gol desmarcado, mas ele estava um pouquinho adiantado e com isso escorou por cima do gol.
Aos 35’, Suárez sobe pela direita e faz o cruzamento que é cortado por Varane, mas Cáceres pega a sobra e cabeceia para dentro da área onde Vecino matou no peito e arriscou chute de voleio para a defesa firme de Lloris.
Aos 40’, cobrança de falta pela direita. Griezmann chuta colocado na área e Varane aparece para fazer o desvio e marcar no canto direito do goleiro. Uruguai 0-1 França.
Aos 44’, uma nova cobrança de falta, agora pelo Uruguai. Cáceres surge no meio da confusão para cabecear certeiro ao gol. Lloris faz defesa monumental.
O primeiro tempo termina com vitória parcial da França. Até aquele momento o Uruguai ainda jogava de igual para igual e demonstrava ter condições de buscar o resultado.
Para o segundo tempo, os times voltaram com a mesma formação. Mas aos 58’ o técnico Oscar Tabarez sabia da necessidade do time pelo resultado e mexeu no time. Stuani deixa o time para a entrada de Maximiliano Gomez. E Cristiano Rodriguez entrou no lugar de Bentacur.
Aos 61’ veio o prego no caixão… isto é… o gol da França. Tolisso toca a bola para Griezmann na entrada da área pela esquerda. Este dá um chute de fora da área que poderia ser uma defesa fácil para Muslera.
Parecia fácil, né?
Mas eu disse “poderia”….
Mas não foi… Muslera tomou o famoso frango. No placar, Uruguai 0-2 França.
Aos 72’, o Uruguai precisava desesperadamente do resultado e fez uma nova substituição. Nahitan Nández deixou o campo, para a entrada de Urretaviscaya.
Aos 73’ de jogo, Tolisso ainda arriscou de fora da área e a bola passou rente a trave.
O Uruguai sentiu o golpe… parou de atacar. Fazia jogadas incipientes. Não tinha mais a menor chance. Estava psicologicamente destruído.
Aos 78’ de jogo a França começou a montar um time mais defensivo para garantir a vitória, substituindo Nzonzi entra na vaga de Tolisso que estava pendurado por cartão. Mbappé também seria substituído aos 85’. Em seu lugar, entrou Dembélé.
Nada que o Uruguai fazia funcionava, a França apenas deixou o tempo passar e ainda fez uma terceira substituição nos acréscimos. Griezmann saiu para dar lugar a Fekir.
Em sua última chance no jogo, lançamento de Laxalt pela esquerda é rebatido de cabeça por Lucas Hernández… e o jogo terminou assim: Uruguai 0-2 França.
Ao final do jogo… a constatação óbvia: os franceses jogaram melhor. E mereceram a vitória e são grandes favoritos ao título.
[ Números do jogo Uruguai 0-2 França ]
Estatísticas (URUGUAI – FRANÇA)
- Chutes a gol: 11-11 (no alvo: 4-2, fora: 6-7, defendidas: 1-2)
- Posse de bola: 42%-58%
- Passes: 322-524 (Passes Certos: 67%-81%)
- Desarmes: 45-48
- Cartões Amarelos: 2-2
- Cartões Vermelhos: 0-0
- Faltas cometidas: 17-15
Griezmann foi escolhido o melhor jogador em campo.
[ Análise do Resultado ]
Como eu disse antes, a França jogou melhor. Errou menos, controlou melhor a bola. Mereceu a vitória. Suárez parece que sozinho não seria capaz de dar conta do jogo. E o Uruguai sentiu demais o segundo gol. Um verdadeiro frango.
A França surpreende com esta nova geração de desempenho notável. Chegou entre as quatro melhores e ficará até o final da festa.
Agora resta esperar o resultado do jogo entre Brasil e Bélgica.
(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)
Nenhum comentário:
Postar um comentário