Eu confesso… achei que a Croácia perderia e se tornaria o novo detentor do manto do cavalo paraguaio. Mas foi um jogo duro, de igual para igual. E tecnicamente ruim.
E de novo… o vencedor foi decidido nos pênaltis. Deu Croácia…
Assistir ao jogo entre Croácia e Dinamarca foi uma tarefa difícil. Apesar de ser um jogo válido pelas oitavas-de-final e apesar de ter gols bem no princípio do jogo (tanto Croácia como Dinamarca marcaram seus gols antes dos 5’ de jogo), o que se seguiu foi um jogo de qualidade técnica bastante discutível.
Tédio… foi a sensação que tive ao assistir o jogo.
Como se não bastasse, nenhum outro gol foi marcado no tempo regulamentar. Mais uma vez, prorrogação. E sinceramente, a Dinamarca parecia jogar melhor… Nem Mandzukic nem Modric jogavam bem pela Croácia e o goleiro Schmeichel fazia grande atuação. E como eu mesmo tuitei ontem…
#Copa2018 #UmaCopaQualquer
— Um Blog Qualquer (@BlogDoUBQ) 1 de julho de 2018
Empate em 1-1 no jogo entre #CRO e #DEN
E cada vez mais fica a impressão que hoje o manto do cavalo paraguaio será dado aos croatas.
A Dinamarca também não era um primor técnico. Não jogou totalmente na retranca, mas também não foi ao ataque tanto quanto deveria.
Na prorrogação, a Croácia teve a oportunidade de vencer o jogo, mas Modric desperdiçou cobrança de pênalti.
Com um jogo chato, a história foi divertida apenas nos primeiros cinco minutos do jogo, e depois no final da prorrogação e pênaltis… Destaque para os dois goleiros. E pelo que o Schmeichel jogou, merecia sorte melhor.
Mas vamos ao lances do jogo.
A Croácia vem como líder do grupo D. Pesa sobre ela o ônus do favoritismo. Afinal, venceu todos os seus jogos da 1ª fase, incluindo aí a Argentina por 3-0. E a questão disciplinar talvez atrapalhe os planos da Croácia. Afinal, são oito jogadores com cartão amarelo. Para o último jogo da fase de grupos, um time misto entrou em campo. Mas agora nas oitavas-de-final, a história é diferente… sendo assim, força máxima, entrando com o mesmo time que encarou (e venceu) a Argentina:
A Dinamarca foi a segunda colocada de seu grupo… e fez um jogo muito feio contra a França na última rodada (o único empate em 0-0 até o momento). Antes disso, venceu o Peru por 1-0 e empatou com a Austrália em 1-1. Por conta disso, tratou de armar um time mais fechado, com volantes de marcação. Sendo assim, veio desta forma escalada para este jogo:
As propostas de jogo eram claras… Croácia mordendo no ataque e a Dinamarca se protegendo das mordidas.
Mas toda esta minha teoria maluca caiu por terra logo no início… Com 1’ de jogo, cobrança de lateral para a Dinamarca no estilo Gralak (já falei sobre isso antes…) com Knudsen arremessando a bola para o meio da área. Kjaer tentou ficar com a sobra… e a bola ficou na confusão da área. Mathias Jorgensen aproveitou a bobeira da zaga e chutou para gol… o goleiro Subacic se atrapalhou e a bola entrou… Croácia 0-1 Dinamarca.
Bastaram três minutos para que a reação croata acontecesse. Rebic faz jogada pela direita do campo de ataque. Tocou a bola entre dois defensores para Vrsaljko que chutou para o meio da área. A zaga ficou com a sobra, mas ao tentar livrar a bola com o chute ela desviou no outro zagueiro e caiu nos pés de Mandzukic que chutou a gol e marcou… Croácia 1-1 Dinamarca.
Neste ponto do jogo, pensei com meus botões: “Caramba… vai ser um jogão de bola!”.
Ledo engano… o jogo não teve nenhum lance que mereça destaque nesta resenha. Sério… foram 86 minutos do mais puro e absoluto tédio. Nenhuma jogada a gol levou perigo real para algum dos times… Talvez uma sequências de chutes aos 29’… Rakitic chutou de fora da área e Schmeichel socou a bola para longe. Na sobra, Rebic pegou a bola e tentou novo chute, com nova defesa de Schmeichel… a bola ainda ficou viva na área para o chute de Perisic que chutou torto e a bola bateu no chão e quicou acima da trave de Schmeichel…
Ok… já que o vídeo da FIFA mostrou, eu também vou comentar do lance que aconteceu nos acréscimos do 2º tempo. Rakitic chutou rasteiro da entrada da área e a bola passou rente à trave.
Mas juro… foi só… de resto… troca de passes e chutes sem sentido e muitos erros entre os passes. Definitivamente o pior jogo da fase.
E apesar do jogo ruim, ainda teríamos prorrogação. Que foi igualmente sonolenta… a exceção de uma única jogada… Aos 114’ (portanto já no segundo tempo da prorrogação), Modric faz um lançamento em profundidade para Rebic que avançou rápido, driblou o goleiro e saiu livre para marcar, quando foi pego por um carrinho de Jorgensen que acertou o jogador em cheio… dentro da área. Pênalti para a Croácia.
Seria a consagração de Modric que poderia marcar o gol da vitória de sua seleção, classificando-a para as quartas-de-final.
Peraí… eu disse “seria”? Eu disse “poderia”?
Disse… Modric bateu e Schmeichel fez uma defesa espetacular. Para quem não sabe, ele é filho de outro goleiro que fez história em sua época: Peter Schmeichel, que estava no estádio para assistir e torcer pelo filho.
Convém dizer que Modric esteve apagado o jogo todo. Não jogou praticamente nada… e Schmeichel jogou muito. Foi bem em praticamente todas as bolas (talvez não tão bem no lance do gol croata), mas ele merecia seu minuto de consagração. E ele veio, ao defender o pênalti batido por Modric na prorrogação.
Grande defesa para orgulho do pai, o ex-goleiro Peter Schmeichel
Por esta defesa, que valeu pelo jogo todo, sério… eu torci para a Dinamarca ganhar na decisão por pênaltis.
E então fomos para os pênaltis… e os pés continuavam tortos… e os goleiros brilharam mais uma vez:
A Dinamarca começou a série de pênaltis e Eriksen perdeu o primeiro, com a boa defesa do Subacic. Dinamarca 0-0 Croácia.
Badelj cobrou pela Croácia e perdeu… Schmeichel pegou mais um! Croácia 0-0 Dinamarca.
Kjaer cobrou em seguida pela Dinamarca, sem chance para Subasic… Croácia 0-1 Dinamarca.
Kramaric cobra pela Croácia e empata… mas sob protestos do goleiro que viu ilegalidade na cobrança (a paradinha no chute). O juiz não aceita… Croácia 1-1 Dinamarca.
Em seguida foi a vez de Krohn-Dehli bater e marcar… Croácia 1-2 Dinamarca.
Modric não se abalou pelo pênalti perdido na prorrogação e converteu sua cobrança, empatando tudo novamente. Croácia 2-2 Dinamarca.
Schone cobra e desperdiça, com a defesa de Subasic. Croácia 2-2 Dinamarca.
Picaric cobrou para a Croácia… mas Schmeichel estava realmente inspirado… pegou mais um! Croácia 2-2 Dinamarca.
Nicolai Jorgensen (o atacante… não o zagueiro) cobrou e perdeu. Foi a vez de Subasic defender com os pés. Croácia 2-2 Dinamarca.
Rakitic cobrou pela Croácia e marcou. A Croácia passa à frente nas cobranças. 3-2.
É o fim de jogo… Croácia elimina a Dinamarca nos pênaltis.
É importante deixar claro que nenhuma das duas equipes foi brilhante. A Croácia por muito pouco não veste o manto do cavalo paraguaio… por muito pouco mesmo. A Dinamarca teve sim um grande goleiro atuando hoje. Mas para seguir adiante, não basta somente ter um bom goleiro. Schmeichel merecidamente foi escolhido o homem do jogo. Ainda que não tenha levado a melhor.
(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)
[ Análise do resultado ]
Este resultado coloca a Croácia em rota de colisão com a Rússia nas quartas-de-final. Muito provavelmente veremos uma Rússia jogando fechada, buscando o resultado em alguma jogada individual.
Croácia jogou mal… mas garantiu seu favoritismo. Fica difícil criticar…
[ Rodada de 02/07/2018 ]
E amanhã temos Brasil em campo.
Ok… o México de Osório preocupa… mas o Brasil está começando a ganhar a cara do Tite. Se jogar como jogou contra a Sérvia… vai ganhar tranquilamente.
A não ser que o México resolva aprontar para o lado do Brasil.
Já no outro jogo temos a Bélgica enfrentando o Japão. E nas condições normais de temperatura e pressão… deve ser tranquilo para a Bélgica…
Mas cá entre nós… qual foi o favorito que conseguiu se garantir 100% até agora?
Por hoje é isso… amanhã tem mais por aqui sobre uma copa qualquer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário