14 de julho de 2018

Uma Copa Qualquer: Decisão do 3º Lugar - Bélgica vs Inglaterra

E finalmente esta teria sido a chance dos ingleses medirem forças (de fato) com os belgas. Eu disse “seria”… porque após o jogo, a impressão que eu tenho é que os inventores do futebol não se importavam muito com o papel coadjuvante que teriam que assumir após a derrota para a Croácia.

runners'up_3th place 1

A decisão pelo 3º lugar da copa sempre é um momento triste para alguns times. Principalmente se eles tinha o objetivo e a possibilidade real de estar na final.

Como eu já frisei algumas vezes, alguns times veem na decisão do terceiro lugar a possibilidade de fazer história. São times com pouca tradição em copas e que dificilmente repetirão este feito em condições normais de jogo.

Basta lembrar dos Estados Unidos em 1930, ou então o Chile em 1962. Ou ainda Polônia em 1974 e 1982. Quem sabe a Bulgária em 1994 ou – por fim – a Turquia e a Coreia do Sul em 2002,  São times que foram longe e dificilmente o farão novamente.

Mas não era o caso da Bélgica – que há anos vem sendo apontada como o time sensação da Europa – nem o da Inglaterra, que apesar de uma única conquista em 1966 e sem uma boa participação desde 1990, acreditava ter condições de chegar mais longe.

E tanto a Bélgica como a Inglaterra poderiam estar na final. Mas, se você acompanhou os nossos textos anteriores, sabe que os melhores estão da final por seus bons méritos.

Mesmo assim, eu ainda esperava que este jogo fosse uma oportunidade para que as equipes realmente medissem forças, já que na fase de grupos fizeram o “jogo dos reservas”. Na ocasião, ambas as equipes estavam classificadas e entraram em campo com quase nenhum jogador considerado titular. A Bélgica venceu na ocasião, mas talvez tenha sido uma estratégia da Inglaterra ficar em segundo no grupo para buscar uma chave mais tranquila a partir das oitavas-de-final.

Mas a Inglaterra preferiu poupar novamente alguns titulares sob o pretexto questionável do desgaste físico (o que dizer da Croácia, então?). Cinco deles começaram no banco, dando uma demonstração que para os ingleses, o papel de coadjuvante era apenas uma formalidade.

E dito isso, acho que foi mais do que merecido a Bélgica vencer. Chegaram longe e foram brindados com sua melhor campanha em copas do mundo.

Em resumo, um time queria estar ali para mostrar que quase chegou lá. O outro time, assumiu uma postura mais egocêntrica e deixou claro que aquilo não era tão importante assim. E apesar de ter atacado razoavelmente bem, não fez nada de excepcional que pudesse colocar os ingleses na partida.

Com gols de Meunier e Hazard, os belgas garantiram o "prêmio de consolação" ao país.

Vamos aos lances do jogo…

063 - bélgica 2-0 inglaterraa

[ Campanha da Bélgica ]

campanha_bélgica

[ Campanha da Inglaterra ]

campanha_inglaterra

[ Antes do jogo ]

As equipes entraram com a seguinte formação:

image

[ Lances do jogo ]

A Bélgica começou com alguma sorte, pois logo aos 4’, Lukaku abriu jogada de ataque com Chadli que subia pela esquerda. Ele fez a ligação com Meunier para completar a jogada e marcar. Bélgica 1-0 Inglaterra.

image

Aos 23’ foi a vez dos ingleses levarem algum perigo. Dier da intermediária faz lançamento para Sterling na entrada da área. Ele domina a bola e ajeita o passe para Kane que vinha por trás desmarcado e chutou a gol. A bola saiu a direita do gol de Courtois.

image

Aos 35’ a Bélgica cobra escanteio pela direita de seu ataque com DeBruyne. Ele bate aberto para Tielemans que estava fora da área e alçou bola para Alderweireld tentar o chute de virada. A bola passou por cima da trave do goleiro Pickford.

image

Já no segundo tempo, uma tabela esperta entre Rashford (que entrou no intervalo) e Dier pegou a defesa belga desprevinida. Dier ainda fez a cavadinha e bateu o goleiro. Alderweireld brilhou e tirou a bola quase em cima da linha.

image

Aos 80’ a Bélgica começa jogada em seu campo de defesa. Mertens (que entrou durante a partida) fez a ligação para o ataque com De Bruyne e fez ótima tabela de passes com o companheiro. Já dentro da área, Mertens inverteu a jogada para Meunier que vinha pela direita e emendou chute a gol. Pickford fez outra excelente defesa e a zaga tirou o perigo.

image

E o gol belga veio logo em seguida, aos 82’. De Bruyne fez passe para Hazard que vinha pela esquerda e venceu o zagueiro na corrida. Ele bateu prensado, mas no canto certo, vencendo Pickford e marcando um belo gol. Bélgica 2-0 Inglaterra.

image

E assim, com gols de Meunier e Hazard, a Bélgica bateu a Inglaterra pelo placar de 2-0 e sagrou-se terceiro colocado nesta copa.

image

E quanto aos ingleses… os inventores do futebol… o que dizer a eles?

Bigode, sirva a rainha… a Skol está na mesa… Eles continuam a não ganhar nada desde  1966.

 (Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Os números do jogo ] – [ BEL – ING ]

  • Gols marcados: [ 2 – 0 ]
  • Chutes a gol: [ 12 – 15 ]
    • No gol: [ 4 – 5 ]
    • Fora do gols: [ 3 – 7 ]
    • Defesas: [ 5 – 3 ]
  • Escanteios: [ 4 – 5 ]
  • Posse de bola: [ 43% – 57% ]
  • Passes: [ 510 – 698  ]
    • Eficiência dos passes: [ 88% – 92% ]
  • Desarmes: [ 34 – 31 ]
  • Disciplina:
    • Faltas cometidas: [ 11 – 5 ]
    • Cartões Amarelos: [ 1 – 2 ]

E com isso, falta agora só a grande final… Parabéns Bélgica! Melhor sorte da próxima vez, Inglaterra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...