17 de novembro de 2017

Fora da zona de conforto – Um Blog (Vlog?) Qualquer #27

A monetização do blog e dos seus anexos (canal do YouTube e Podcast) sempre foi um grande tabu para mim. Acho que por esta razão, produzir este vídeo foi uma tarefa complicada. Errei, demorei, refiz, apaguei, fiz mais uma vez, até achar um ponto de consenso.

Mesmo assim, não estive nem um pouco à vontade neste vlog…

Falei sobre monetização.

image

Sobre maneiras que encontrei para gerar alguma receita com o blog e seus anexos. Sempre insisto que nunca foi minha intenção ter algum tipo de lucro. Produzir conteúdo é para mim um hobby. Eu o encaro com seriedade, como se fosse um segundo trabalho. Mas nunca enxerguei tudo isto como o meu ganha pão.

Entretanto, para criar e manter o conteúdo – com algum grau de qualidade – eu estou ciente de que existem alguns custos: hospedagem do conteúdo (no caso, os áudios do podcast, que estão hospedados no Blubrry), estrutura (câmera, interface de áudio, microfones, iluminação, suportes, etc…), consumíveis (softwares de edição de áudio e imagem, cartão de memória). Enfim, são elementos que tornam a produção menos artesanal e mais profissional.

Não são custos exorbitantes… mesmo porque uma câmera de vídeo tem alta durabilidade, a interface de áudio e os microfones também… mas não custos fixos que impactam no meu orçamento.

E o meu salário não é algo tão generoso assim.

Quando comecei tudo isso, deixei claro para mim que investiria o necessário para ter um alto grau de qualidade (o mais próximo possível do profissional), mas que jamais deixaria este investimento quebrar meu orçamento familiar.

Dito isso, torna-se necessário garantir que o blog e seus anexos andem pelas próprias pernas…

Inicialmente, tentei uma campanha de apadrinhamento. Mas o apadrinhamento implica em contrapartidas para os apoiadores. Contrapartidas que – pelo conteúdo que produzo – não tenho muito a oferecer.

Restou-me a opção das afiliações. Assim, eu me associei aos programas de afiliados da B2W (o “Afiliados.com” responsável pelos sites “Americanas.Com”, “Submarino”, “Shoptime” e “Sou Barato”). Também me associei ao programa de afiliados da Amazon Brasil. Em relação às parcerias externas, eu me inscrevi no programa da Gearbest.com e também no programa de afiliados da Blubrry.

E é claro, continuo com o programa do Google Adsense.

O que muda para você?

Bom… a partir de agora, em todo conteúdo, poderá existir um link que promova algum produto ou serviço oferecido por estes parceiros. Por exemplo, ao publicar um texto sobre um filme que vi, posso incluir um link para a compra do produto nos parceiro.

Você só clica se quiser… e só compra se quiser.

E caso isso aconteça, recebo uma pequena comissão.

Então, na prática, nada muda. O conteúdo permanece o mesmo e eu somente adicionei os links ao conteúdo. Não teremos caixinhas ou spam de e-mail. Nada disso.

Os banners já existiam no site… então não creio que isso será um problema.

Enfim, achei que era necessário esta conversa para mantermos a transparência de nossa relação.

Por ser um vlog, aproveitei para comentar que pretendo fazer um vídeo da série “Um Papo Qualquer” sobre pagamentos virtuais. O Android Pay foi lançado oficialmente no Brasil e se torna uma opção a mais para vinculação de pagamentos eletrônicos. Acho que o tema é interessante.

Aproveitei para corrigir uma informação equivocada dada por jornalista supostamente especializado em tecnologia sobre a tecnologia NFC. Ao contrário do que foi informado, a tecnologia já tem algum tempo e celulares de quase cinco anos atrás já contavam com o recurso (o Lumia 720 de abril/2013, por exemplo). A questão é que no Brasil, ainda não havia finalidade prática para o recurso. Mas dizer que o mesmo só apareceu em celulares recentes… bom… faltou um pouco mais de pesquisa.

Mas, não sou jornalista, não é mesmo? Apenas um blogueiro que defende a liberdade de opinião e expressão.

Enfim, talvez isso venha a ser pauta do próximo podcast.

No mais, este foi mais um vlog do canal. Espero que você tenha gostado. Comentários, críticas e sugestões sempre serão bem vindos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...