Com a proximidade do lançamento da nova coleção de Magic: The Gathering, chegou a hora de fazermos uma análise deste novo plano que a Wizards traz aos jogadores de Magic: Ixalan.
Com o teaser “Brave the Unknow” (Desbrave o desconhecido), a história de Ixalan é uma história sobre poder, companheirismo, descobrimento, e uma corrida pelo tesouro.
O plano de Ixalan ainda está sendo desbravado. Em suas selvas se esconde a cidade de Orazca – a cidade do ouro - e que abriga o misterioso artefato do Sol Imortal. Várias tribos locais: Sun Empire, River Heralds, Legion of Dusk e Brazen Coalition estão à procura dos tesouros escondidos.
Criaturas
Várias tipos de criaturas estão presentes no plano de Ixalan. As principais são: Dinosauros, Tritões, Vampiros e Humanos. Existem outros tipos que aparecem em menor quantidade, mas acho que estes quatro são os mais frequentes.
Fica o registro que Ixalan trouxe um novo tipo de criatura: o Trilobita.
Mecânicas
Duas novas mecânicas surgem com a nova coleção:
- Explorar: o jogador revela o card do topo do grimório. Se for um terreno, o card vem para a mão do jogador. Caso contrário, um marcador +1/+1 na criatura com Explorar e o card revelado volta ao grimório ou vai para o cemitério.
- Enfurecer: ao sofrer dano, a criatura ativa a habilidade que pode ser a criação de tokens, causar pontos de dano, buscar um terreno, comprar um card, enfim… alguma coisa para acelerar seu jogo.
Além das novas mecânicas, algumas outras retornam ao formato:
- Raide: Consiste em ativar alguma habilidade na sua etapa final, caso você tenha atacado com uma criatura naquele turno. Você pode olhar cards do grimório, comprar um card, colocar marcador +1/+1 em uma criatura. Enfim… de acordo com o texto da carta. Esta mecânica surgiu no bloco de Khans of Tarkir.
- Transformar: surgida em Innistrad, esta mecânica traz cartas dupla-face que podem ser “flipadas” caso atendam a alguma condição (de acordo com o texto da carta). Para esta coleção, todas as cartas quando viradas, são terrenos relacionados com o flavor do plano de Ixalan.
- Tripular: os veículos retornam em Ixalan. Se no plano de Kaladesh tínhamos os carros e aeronaves, aqui são os barcos que dão o tom aos veículos. A mecânica é simples… você vira um número específico de criaturas cuja soma do poder seja igual ao índice do tripular e o artefato se transforma em uma criatura.
Temos também os Tesouros… são fichas criadas a partir de habilidades das cartas. O tesouro é um artefato que ao ser virado e sacrificado gera mana de qualquer cor à reserva de mana. Bem semelhante com a mecânica de investigar que colocava pistas.
Os ciclos
Ixalan também traz de volta as check lands. Terrenos duais que geram mana, e que podem entrar em jogo desviradas caso o jogador já controle algum terreno que aquela dual land é capaz de gerar.
Temos também os encantamentos lendários que se transformam em terrenos lendários daquele plano que além de gerar mana, também possuem alguma habilidade especial. A arte destes terrenos transformados é bem diferente do layout atual e como curiosidade, ela volta a utilizar o símbolo para terrenos que foi utilizado em Future Sight.
Além destes temos as Keepers (não achei uma tradução… talvez Guardiões) que são pequenas criaturas invocadas por um baixo custo. Entretanto, elas possuem uma habilidade com custo de ativação (7 manas genéricas + 1 mana da cor, tap e sacrifício) que dá uma grande vantagem no late game. Não consegui ver uma boa estratégia para elas. Mas provavelmente, alguém pode encontrar alguma versatilidade para elas.
Os Planeswalkers
Desta vez, Jace e Vraska surgem como protagonistas na história deste bloco. Além deles, temos um novo Planeswalker nativo deste plano: Huatli.
Também temos neste plano, uma nova regra que afetam como os planeswalkers são utilizados no campo de batalha. A partir de agora, todos os andarilhos dos planos (detesto o termo “planinauta”) são considerados lendários. Isto significa que você pode ter dois PW’s do mesmo personagem em campo, desde que seu nome (e não seu tipo) seja diferentes. Isto quer dizer que você pode manter em campo o “Sorin, Senhor de Innistrad” e “Sorin, Nêmesis implacável”, pois apesar de eles serem do mesmo subtipo (Sorin), eles são lendários. Ou seja, por mais que pareça estranho, são PW’s diferentes. Estranho… mas a partir de Ixalan, perfeitamente legal.
Produtos
A Wizards já tem algum tempo que mantém um padrão constante de produtos.
Desta vez não será muito diferente. Além do kit Pre-Release contendo 6 boosters da coleção, uma carta promocional, 1 dado spindown, temos:
- Booster packs, contendo 1 terreno, 3 incomuns e 1 rara ou mítica
- Booster Box, contendo 36 boosters da coleção. Algumas lojas seguem a promoção buy-a-box que oferece algumas cartas promocionais.
- Bundle Pack, que é um item tradicional para colecionador, contendo 10 boosters da coleção, 1 dado spindown, 1 caixa para guardar cartas, 80 terrenos básicos, além de do guia da coleção e também um manual de como jogar.
- Planeswalker Deck, um deck pronto para jogar com 60 cartas que traz também um planeswalker (“Jace, Ingenous Mind Mage” ou “Huatli, Dinosaur Knight”). O deck também traz dois boosters para que você possa melhorar a estratégia do seu deck.
- Deckbuilder’s Toolkit é um kit básico para quem quer começar a montar seus decks. Contém 125 cartas semi-randomizadas, 4 boosters de coleções recentes, 100 terrenos básicos, além da caixa que pode servir para armazenar cartas.
Quem acompanha meus textos e vídeos sabe que eu reclamei bastante da falta do Gift box: uma caixa contendo 5 boosters, alguns organizadores, um pacote com 25 terrenos básicos e uma carta com arte alternativa. O produto sempre era lançado sempre no início de um novo bloco. O último lançado foi no bloco de Kaladesh. Eu achava a caixa muito legal pois ela perfeita para guardar cards.
Bom… Já passamos pelo bloco de Amonkhet e nada de uma nova Giftbox… Achei que o produto tinha sido descontinuado.
Eis que no site da Wizards surge um novo produto: o Gift Pack.
Bom… não é exatamente a mesma ideia da Gift Box. Ela traz somente 3 boosters (Ixalan, Hora da Devastação e Amonkhet). Agora são duas cartas premium (Metalwork Colossus and Kari Zev, Skyship Raider), um dado spindown, um mini-poster da coleção Hora da Devastação e 5 terrenos básicos premium com ilustração de Mark Poole. Funciona mais como um item de coleção mesmo. Pena que descontinuaram a caixa… ela era muito boa.
Air Elemental e Opt
Ok… não são as melhores cartas do mundo, mas foi legal vê-las reimpressas nesta coleção. Outras cartas foram reimpressas e a lista completa você tem aqui: Air Elemental, Cancel, Cobbled Wings, Demolish, Demystify, Dual Shot, Duress, Favorable Winds, Hijack, Opt, Mark of the Vampire, Rummaging Goblin, Slice in Twain, Spell Pierce, Sure Strike, Unknown Shores e Lightining Strike (que virou incomum)
Resumo da Ópera
Ufa… acho que consegui cobrir todos os aspectos da coleção. No geral, a coleção parece ser divertida e as ilustrações estão belíssimas. Os terrenos lendários particularmente são sensacionais.
A nova regra dos planeswalkers muito provavelmente mexerá no metagame dos vários formatos sancionados. É provável que muitos cards de PW’s valorizem.
Em relação às compras, não devemos ter algo diferente da última coleção. Como o dólar não oscilou muito nos últimos meses, então não teremos grandes surpresas nos custos dos produtos. Acho que colecionadores devem investir na Bundle Pack e talvez no Gift Pack. Os jogadores deverão se preocupar em ganhar boosters nos torneios para fazer trocas interessantes pelas cartas que precisam.
Enfim, mais uma coleção… Ixalan conta com 279 cartas e tem seu pré-lançamento neste final de semana. O lançamento oficial será em 29/09 e a liga começa em 02/10. O Draft será em 30/09 e 01/10 nas lojas participantes. Por fim, o Pro Tour será em Novembro (dias 03 a 05).
Faltou alguma coisa? Gostou do conteúdo? Quer acrescentar algo? Alguma sugestão? Crítica? Use os comentários ou envie seu contato, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário