Quem joga Magic: The Gathering há muito tempo como eu, sabe que as cartas mudaram bastante em relação ao seu layout. Ou como alguns gostam de se referir, card frame.
Antes de começarmos, acho que seria legal relembrar quais são as informações básicas que encontramos em uma carta de Magic. Vou considerar o layout atual, vigente desde M15:
Eu preferi usar o Anjo Serra por uma razão simples: existem versões nas edições anteriores, então fica mais fácil comparar. Outra coisa que você precisa se lembrar é que estou usando um card de criatura. As outras mágicas (Feitiço, Mágica Instantânea, Encantamento, Artefato e Planeswalker) possuem algumas particularidades, mas que não vão interferir no entendimento do layout.
01 – Nome da carta: independentemente do idioma da carta, aqui você encontra a sua denominação. No caso, esta carta de chama “Serra Angel” (em inglês). Pelas regras, o nome do card é único. Isto é, em língua inglesa não pode existir dois cards com mesmo nome com características diferentes (ex: um feitiço e um encantamento com o mesmo nome).
02 – Custo de mana: aqui temos a indicação de quantas manas devemos utilizar para invocar esta mágica. O Magic trabalha com cinco cores básicas (Branco, Azul, Preto, Vermelho e Verde) e cada uma das cores é representada por um símbolo:
As manas podem ser geradas por terrenos, ou então por habilidades de outras mágicas. Se não há exigência de cor, dizemos que a mana é “genérica” e ela é expressa por um número.
Ok… eu sei que ainda existem as manas incolores (que contam com um símbolo específico) e também a possibilidade de gerar mana pagando pontos de vide (que também possui um símbolo específico), sem contar nas cartas híbridas que podem conter custos variados. Eu abordarei isso em outro texto, ok?
Voltando ao nosso Anjo Serra, vemos que para ela ser invocada, são necessárias 03 manas genéricas (isto é, de qualquer cor ou até mesmo incolor) e duas manas da cor branca.
03 – Ilustração: Todo card de Magic tem uma ilustração bem bacana que varia obviamente com o tipo de card. Ao longo de várias coleções, uma carta com o mesmo nome pode ter ilustrações diferentes… Um bom exemplo são os terrenos, que dificilmente repetem uma ilustração, mas em jogo elas têm o mesmo efeito. Veja aqui as variações para uma planície:
04 – Tipo – Subtipo: Aqui temos a classificação da carta. Lembre-se que as cartas no jogo são divididas em permanentes (criaturas, encantamentos, terrenos, artefatos planeswalkers) e não permanentes (mágica instantânea e feitiço). E é também possível ter algumas combinações entre elas (por exemplo, um terreno-artefato, uma criatura-encantamento ou mesmo um terreno-criatura). Além do tipo, podemos ter os subtipos. Uma criatura pode ser tribal (Humano, Goblin, Tritão, Anjo, Eldrazi, etc…), pode ser também relacionada ao flavor da coleção (Cavaleiro, Clérigo, Aliado, Assassino, Guerreiro, Mago, etc…). Já os encantamentos podem ser Auras; os artefatos podem ser veículos, equipamentos e assim por diante. Não vou listar aqui todas as possibilidades, pois o texto já está gigantesco…
05 – Coleção: Isto aí surgiu para identificar as cartas que não pertenciam à coleção principal, mas sim as expansões (vide Arabian Nights, Fallen Empires, The Dark). Com o tempo, todas as coleções passaram a exibir um logotipo referente à coleção que pertencem, seja ela da coleção principal ou pertencente a um bloco. Posteriormente, a cor do logo explicava também a raridade da carta. Preto para cartas comuns, prateado para incomuns, dourado para raras e cobre para as míticas. A imagem a seguir ilustra as raridades da coleção Sombras de Innistrad:
No nosso exemplo, vemos que o Anjo Serra é uma carta incomum da coleção M15. Nada impede que uma carta seja publicada com raridades diferentes em coleções diferentes. O próprio Anjo Serra foi publicado como incomum em várias coleções e foi considerada rara nas edições de 7 a 10 e mítica na coleção From the Vault: Angels.
06 – Habilidades e Efeitos: Aqui temos o que a carta efetivamente faz, As habilidades e efeitos são assunto extenso e não vou abordar aqui. Neste momento, basta entender que o texto explica o que a carta faz. No caso do Anjo Serra, ela possui as habilidades de Voar e Vigilância.
07 – Flavor Text: Inicialmente isto foi concebido para preencher os espaços vazios da carta. Nem sempre o texto referente às habilidades e efeitos era suficiente para preencher a área toda, então a Wizards teve a ideia de incluir um texto ilustrativo que na verdade não tinha muita ligação com a história do jogo. Estava ali realmente para encher linguiça. Com o surgimento de uma história de fundo, os textos passaram a citar passagens ou eventos desta história. Curiosamente, algumas cartas não trouxeram nenhum flavor text. É o caso de Barreira de Espadas (Wall of Swords) de 4ª edição. Na versão PT-BR a carta não tem nenhum flavor text. O mesmo não ocorre na versão EN-US.
08 – Classificação na coleção e ilustração: Aqui, o card informa dados voltados para quem é colecionador. Temos a informação do número da carta na coleção, a raridade, a coleção, o idioma do card e o autor da ilustração do card. Para o Serra Angel de M15 ela é a carta 273 de um total de 269 (ela é uma carta especial nesta coleção… além das 269 cartas que compõem a coleção, temos outras 15 especiais que integram a coleção, totalizando 284 cards). A imagem mostra uma carta no idioma inglês (EN) e o ilustrador é o Greg Staples.
09 – Poder e Resistência: esta aqui só aparece nos cards de criatura. Normalmente é um conjunto de 2 números separados por uma barra. O primeiro indica qual o dano que a carta causa em um dano direto e o segundo representa a resistência da carta. No caso do Anjo Serra, temos 4/4, ou seja, tanto seu poder como sua resistência equivalem a 4 pontos. Nos planeswalkers temos apenas um número que indica a lealdade do Planeswalker.
Agora que você já se familiarizou com o layout atual das cartas, preciso dizer que ele mudou muito desde o início do jogo… Este aqui é o Serra Angel original:
Perceba que a maioria dos elementos está presente no layout. Nome, custo, tipo, ilustração, texto, poder e resistência. Está tudo ali. Perceba que a carta é a mesma. E ela faz exatamente o que o Anjo Serra de M15. É a mesma carta, só com um layout diferente.
Neste layout (que chamarei de “Original”), tivemos algumas pequenas alterações estéticas, sempre preservando o layout principal. Foi assim que surgiram as informações para colecionador na base da carta, o símbolo da coleção, a introdução do símbolo de “virar” o card (que antes era representado pela letra T inclinada); e até mesmo o símbolo da mana foi levemente modificado (a alteração mais perceptível está na mana branca).
Antes da adoção de um novo layout, a Wizards criou modelos de novos designs que poderiam ser adotados a partir da 6ª edição. Eu confesso que achei a ideia original muito feia e felizmente a Wizards não fez nenhuma alteração.
Existem duas grandes mudanças no layout das cartas. A primeira aconteceu com a oitava edição, quando surgiu o chamado “Layout moderno” (ou ainda “Modern Frame").
O layout, apesar de mais interessante, trouxe alguns problemas para identificação de algumas cartas, principalmente cartas brancas e artefatos. Isso foi corrigido ao longo do tempo com novas pequenas alterações.
Aliás, durante este tempo, a Wizards testou um novo layout em algumas cartas da coleção Future Sight. Nela, temos cards com um layout bem diferente do que estamos acostumados:
Este layout visava consertar algumas falhas estruturais do layout das cartas, colocando custo de mana à esquerda (para facilitar a visualização do card na mão) e criando símbolos para cada tipo de mágica. Apesar de a Wizards afirmar que era apenas um exercício criativo, eu realmente acreditei que as cartas assumiriam este formato.
Por fim, temos o layout atual, também conhecido por M15 Frame. Nele são feitas algumas alterações para prevenir eventuais falsificações dos cards, como a utilização de fontes truetype proprietárias (Beleren TTF) e o uso de um selo holográfico para raras e míticas. A mudança também foi feita para adequar o layout das cartas ao processo de impressão digital.
Temos então o Anjo Serra que ilustra o M15 Frame:
E por fim, uma comparação entre os layouts do Anjo Serra:
Sobre as bordas
As primeiras edições (esqueça Alfa e Beta) de Magic traziam cartas com bordas brancas. As expansões utilizavam bordas pretas. Posteriormente, o uso das bordas pretas foram aplicados para a primeira vez que um card era impresso em determinado idioma. É por esta razão que temos cartas de 4ª edição em PT-BR com borda preta e em EN-US com borda branca. A partir da décima edição, todas passaram a ter bordas pretas.
Existem bordas de outras cores… como prateada e dourada. A primeira faz parte de coleções como Unglued e Unhinged e não são válidas nos formatos sancionados pela Wizard (Standard, Modern, Commander, Legacy) para torneios.
Já a borda dourada surgiu em decks comemorativos, como o Deck do Campeão mundial de Magic de 1996. Elas também não são válidas para torneios.
Com o surgimento das Inventions de Kaladesh, Invocations de Amonkhet, temos aí novos layouts. Os cards podem ser utilizados em torneios desde que válidas no formato.
E o verso das cartas?
As cartas de Magic seguem regularmente o mesmo padrão em seu verso:
Curiosamente, a cor azul talvez não tenha sido a mais apropriada para o texto. Depois de algum tempo, o logotipo do Magic mudou para a cor amarela. Mas ainda assim, mantiveram o verso das cartas com a mesma cor azul.
Com o advento das cartas que transformam, algumas delas deixaram de ter o verso tradicional. A solução foi adotar fichas que representam estas cartas e que têm o verso tradicional.
Atualmente, a maioria dos jogadores usam protetores para as cartas (os shields). Então o verso não é algo tão problemático assim. Mas é importante lembrar que em torneios, as cartas devem ser uniformizadas de modo que não seja possível sua identificação quando viradas com a face para baixo.
Faltou alguma coisa?
Sim… faltou… não falei de tokens, planos e outros adereços. Também não falei das cores dos cards e também dos cards sem cores ou então dos card híbridos ou mistos (dourados). Mas a ideia principal era apresentar a você a evolução dos cards.
Espero que o texto tenha ficado bacana e conto com você para opinar, sugerir e eventualmente propor alterações para que o texto fique o mais fiel e correto possível.
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