Enquanto alguns craques brilham, outro craque se despede desta copa… desta vez, a vítima foi Cristiano Ronaldo e a seleção de Portugal.
Não era necessariamente um jogo onde havia um claro favorito. O Uruguai veio mostrando um futebol mais consistente na primeira fase, mas Portugal tem Cristiano Ronaldo.
Ok… já discutimos isso aqui… um único jogador não é capaz de levar um time ao título. Mas Portugal não tem um time ruim. O problema é que o time também não encanta. Não é um time que você olha as peças e diz: “Uia… esse time vai dar trabalho”. Então, na prática, sobra tudo nas costas do Cristiano Ronaldo.
Um Cristiano Ronaldo que esteve bem apagado por sinal. Não conseguiu se livrar da marcação, e em pelo menos três lances eu achei que ele simplesmente desistiu da jogada por julgar que não valia à pena.
Mas um jogo em que um craque não brilha, podem existir outros… e na Celeste Olímpica tinha Cavani. Jogou muito hoje e fez os dois gols que derrotaram Portugal. Luis Suárez também jogou bem, apesar do seu teatrinho em algumas jogadas.
O lado triste da história é que o Cavani que tanto brilhou precisou sair de campo sentindo uma lesão e talvez desfalque o Uruguai nas quartas-de-final.
Cena bacana de ver foi a ajuda que Cristiano Ronaldo deu para Cavani ao apoia-lo na saída de campo.
Ou quem sabe (e agora sendo o advogado do diabo), ele o fez para agilizar a saída do jogador, já que Portugal estava atrás no placar? Fique com a dúvida… eu prefiro acreditar na versão Fair Play.
Então, vamos aos lances do jogo…
O Uruguai vem de uma ótima campanha na fase de grupos, venceu todos os seus compromissos e não levou nenhum gol. Aliás, neste ano, o Uruguai não sofreu um gol sequer… nem em amistosos.
Para este jogo, Oscar Tabarez adotou uma estratégia tática baseada em um tradicional 4-4-2 e escalou assim o Uruguai:
Quanto aos cartões, somente Bentacur entra pendurado por cartão.
Portugal montou uma estratégia muito semelhante ao jogo anterior e entrou assim escalado:
Pendurados por cartão, Cristiano Ronaldo, Adrien e Raphael entram em jogo pendurados por cartão.
O jogo começa e Portugal mostra que está disposta a permanecer na Copa… Aos 6’, Bernardo faz um passe para Cristiano Ronaldo na entrada da área que solta uma bomba. Muslera faz grande defesa.
Logo em seguida é a vez do Uruguai subir ao ataque. Cavani subia pela direita e inverteu a jogada para a esquerda em um lindo lançamento para Suarez. Ele cortou para dentro, se livrou do marcador e lançou para área. Cavani já estava na pequena área para pegar a bola de bochecha…
Isso mesmo… bochecha. Mas não importa… bochecha também vale. Golaço do Uruguai… No placar, Uruguai 1-0 Portugal.
Aos 22’ de jogo uma cobrança de falta a meia distância que Suárez bateu por baixo e passou pela barreira. Rui Patrício estava esperto e conseguiu desviar.
Conforme o portal Estadão relatou, “Portugal se lança ao ataque em busca do gol de empate, mas esbarra na forte marcação uruguaia - que ainda não sofreu gols na Copa. Já Suárez e Cavani assustam nos contragolpes”. Isso resume bem o restante do primeiro tempo.
Aos 48’ de jogo uma lambança entre Rui Patrício e Pepe. O goleiro errou a saída de bola e Pepe tentou tirar de qualquer jeito. A bola foi chutada em cima de Suárez e acabou saindo pela linha de fundo… mas se ele domina a bola…
O gol de Portugal veio aos 55’. João Mário cobrou escanteio da esquerda curto, Raphael Guerreiro fez o cruzamento na pequena área e Pepe subiu sozinho no meio da defesa uruguaia para cabecear e vencer Muslera. O Brasileiro naturalizado português está em sua terceira copa e só agora marca um gol em copas. Uruguai 1-1 Portugal.
Aos 62’, Muslera lançou a bola até a intermediária e Pepe apenas resvala a cabeça. Na sobra, Bentacur vê Cavani livre pela e esquerda e lança a bola para ele que dá um toque espetacular na bola que entra a esquerda da meta de Rui Patrício. Golaço! Uruguai 2-1 Portugal.
Aos 70’, Cavani pede para sair por conta de alguma lesão que sentiu em jogo. Ele é substituído e este é o momento em que acontece aquela cena de Cristiano Ronaldo amparando Cavani para que ele possa sair do campo.
Portugal tentou pressionar no final do jogo e até conseguiu alguns chutes ao gol, como a bola de Quaresma (que entrou no segundo tempo) nos acréscimos em direção ao gol, mas que Muslera estava atento e pegou sem problemas.
O jogo chegou ao seu final, assim como a copa terminou para Cristiano Ronaldo e seus conterrâneos. Assim como Messi, ele se despede prematuramente da copa…
E ao vencedor Uruguai, as batatas… isto é… a classificação para as quartas-de-final.
(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)
[ Análise dos Resultados ]
Com o jogo da França decidido, o Uruguai já sabe quem será seu rival na próxima rodada. Dois times que confirmaram seu favoritismo. Pelo futebol apresentado até o momento, os dois merecem a classificação. Um jogo então sem favoritos… talvez alguma vantagem para a França se o Cavani não jogar… mas caso contrário… será um jogão de bola.
[ Rodada de 01/07/2018 ]
Para amanhã, mais dois confrontos… A dona da casa Rússia, enfrenta a Espanha que ainda não mostrou tudo o que pode… e no outro confronto, a candidatíssima a receber o manto do cavalo paraguaio, a Croácia pega a Dinamarca.
E não sei porque razão, não estou empolgado com estes dois jogos…
Bom, por hoje é isso. Amanhã tem mais sobre uma copa qualquer pra você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário