Em 2009, quando comecei de fato o blog, eu não me preocupei com o aspecto visual da página. Até então, eu fazia o site ricardomarques.pro.br e criava todas as páginas na unha. Fazia o HTML, pensava no CSS, nas imagens e tudo o mais.
Com o blog, eu apenas escolhi um layout e passei a me preocupar somente com os textos.
O tempo passou e o blog passou a ter alguma relevância em termos de acessos. E em outubro de 2012, o blog adotou o nome “Um Blog Qualquer”, com direito ao domínio próprio. Eu não me preocupei muito com o visual, bolei uma combinação de imagens colocando as coisas que eu fazia ou então que me motivavam: escrever, medicina, livros, computadores e mais escrita.
Por sugestão do amigo e colaborador, Michel Matias, em alguns momentos eu adotei a alcunha UBQ. E para isso adotei um logotipo pela primeira vez:
Não era exatamente um primor do design, mas ao menos o blog ganhava uma identidade. Eu basicamente tinha feito um pequeno jogo com as letras U, B e Q. Mas foi com isso que a página ganhou sua primeira identidade visual:
Mais um tempo se passou e resolvi que era hora de me preocupar não só com o conteúdo, mas também com a forma… Apesar de toda preocupação, eu queria algo minimalista. Surgia então a logomarca do blog:
Além da marca, surgia o mascote… o bonequinho podcaster:
E com isso, finalmente a página ganhou uma identidade visual bem definida:
Admito que eu gosto muito deste visual. Eu unifiquei a identidade do blog, do canal do YouTube e do Podcast. Mas eu queria mostrar isso na marca do UBQ. Eu precisava refinar a ideia, tomando elementos do ínicio do blog e combinando com elementos atuais. A ideia é mostrar as mídias que o UBQ atua: textos, vídeos e podcasts.
Eu também queria colocar alguns elementos que eu utilizo na criação do UBQ… a caneta tinteiro com a qual eu comecei a escrever meus textos ainda no caderno (sim… eu sou vintage… uso caneta tinteiro até hoje). Também queria mostrar a produção de vídeos (o que justifica a presença da câmera fotográfica, pois eu uso uma Canon SX530 e não uma filmadora). E por fim, mas não menos relevante, o microfone representando o podcast. E neste caso, eu fiz questão de incluir o modelo que eu utilizo… o Shure MV5.
Então… eu repensei a marca do UBQ… e apresento a vocês o resultado final:
É claro que isto implica em uma nova identidade visual para o blog, youtube e podcast.
Então, temos para o blog:
Para o YouTube:
E para o Podcast:
Twitter:
Facebook:
E aí? Gostaram? Conta pra mim o que achou lá nos comentários!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário