E está no ar um novo episódio do Um Papo Qualquer!
E neste novo episódio, o tema é: “Opinião ou Informação?”. Recentemente, o filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, baseado no livro homônimo do apresentador e comediante Danilo Gentili estreou nos cinemas.
Longe de ser uma obra-prima do cinema, o filme coletou polêmicas em torno de si por ao tratar de temas sensíveis como pedofilia, homossexualismo e bullying com escárnio e desdém.
Ao mesmo tempo, um jornalista da Folha de São Paulo perdeu seu emprego justamente após uma reportagem sobre o filme em questão. Quase que imediatamente, diversos veículos atribuíram a demissão do jornalista à influência do comediante que expôs por meio de suas redes sociais a forma inepta como o jornalista conduziu sua entrevista.
Longe de defender qualquer um dos lados, a questão do nosso papo recai sobre o papel da imprensa que pode ser informativo ou formativo (ou então de opinião). O jornalista errou em usar de parcialidade ao abordar o tema quando a reportagem deveria ter adotado um viés tão somente informativo?
É errado um jornalista ter opinião e emitir sua opinião em suas publicações?
E além disso, uma lembrança pelo dia do podcast em 21/10. Aproveitei o programa para apresentar minhas sugestões de bons podcasts para você.
Temos ainda uma última incursão sobre o fim do Podástico.
Vida que segue…
Serviço
Episódio 003 – Opinião ou informação?
Publicado originalmente em 27/10/2017
Apresentação: Ricardo Marques
Links mencionados neste episódio:
- Dia do Podcast – texto publicado no site Um Blog Qualquer
- Reportagem de Diego Bargas para a Folha sobre as polêmicas do filme
- Reportagem da Folha de São Paulo após instauração da polêmica
- Coletânea de notícias do Observatório da Imprensa sobre o assunto
As músicas utilizadas neste episódio:
- Special Spotlight by Kevin MacLeod (http://incompetech.com) está licenciada sobre uma licença Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/b...).
- Delay Rock by Kevin MacLeod (http://incompetech.com) está licenciada sobre uma licença Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/b...).
- Jazz Comedy by BenSound está licenciada sobre uma licença Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/b...).
- Demais músicas são todas obtidas junto ao Free Stock Music, conforme o termo de licença de uso (End User License Agreement), tratando-se de músicas royalty-free.
Nenhum comentário:
Postar um comentário