2 de outubro de 2017

Os 140 caracteres do Twitter

Na semana passada, o Twitter anunciou que começou testes para ampliar o limite de caracteres das mensagens postadas na sua rede social de 140 para 280. Eu até ensaiei escrever um texto sobre o assunto, mas comecei a fazer um breve histórico de redes sociais e o texto acabou mudando o seu trajeto. Mas ficou um texto bacana sobre a o surgimento das redes sociais, que você pode conferir clicando neste link.

Resultado de imagem para Twitter aumenta número de caracteres

Hoje, o assunto é o Twitter… Em seu blog, a empresa anunciou com algum entusiasmo a mudança:

É uma mudança e tanto de paradigma. Não que a empresa já não tenha flexibilizado os tais 140 caracteres outras vezes. Hoje você pode incluir um link ou fazer referência a um usuário da rede sem descontar o seu limite de 140 caracteres.

Mas para um serviço que nasceu com a premissa de transmitir mensagens curtas, dobrar o tamanho das mensagens parece um grande exagero…

Na concepção de seus criadores, o Twitter nasceu para ser uma espécie de SMS da Internet… o limite de 140 caracteres é baseado no limite de 160 caracteres imposto ao SMS dos celulares. Inclusive, eu me lembro que alguns celulares (antes dos Smartphones) Samsung possuíam a função de envio de posts para o Twitter por meio de SMS.

Curioso notar que o Twitter informa que se trata de uma reinvindicação dos usuários da rede. Entretanto, dados da empresa apontam que apenas uma pequena quantidade de tuites ultrapassa os 140 caracteres. E que em idiomas como japonês e coreano, os usuários utilizam apenas 15 letras em média (os caracteres deste idiomas expressam mais ideias, daí o fato de eles serem mais curtos).

Confesso que não sou fã das outras redes sociais. Facebook é um mal necessário e eu gostaria de ser mais engajado no Instagram, mas não consigo tantos assuntos para fotografar. Sendo assim, eu gosto muito da premissa do Twitter. É um grande exercício do poder de síntese. Não é raro eu precisar buscar por opções no vocabulário para deixar a mensagem com menos de 140 caracteres.

Então… o Twitter pelo seu curto espaço, não permite enrolações, floreios ou rodeios. São mensagens concisas e diretas. E isso é legal…

Eu acredito que o Twitter está buscando maneiras de se tornar um produto rentável. A rede vem sofrendo abalos na sua credibilidade pois já tem algum tempo que o número de usuários vem se mantendo estável. A rede não cresce. Para os investidores, talvez as mudanças tragam alguns novos usuários e a rede volte a crescer.

Mas ao fazer isso, a rede começa a se descaracterizar como um microblogging e passa a funcionar como as outras redes.

Seja como for, ainda é uma novidade que ainda está em testes e não está disponível para todos os usuários. O Twitter ainda alega que alguns idiomas não contarão com o aumento.

E qual sua opinião? Você acha que o Twitter deve manter sua “personalidade” ou está se modernizando de acordo com novas demandas dos seus usuários? Compartilhe sua opinião nos comentários!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...