30 de junho de 2014
Carta aberta aos moleques* da seleção
29 de junho de 2014
Uma copa qualquer… Costa Rica 1 x 1 Grécia
Voltaram a ser pequenos… é assim que eu poderia resumir este jogo. Na verdade, a crítica se aplica mais para Costa Rica. A Grécia – em minha opinião – só chegou até aqui por conta de alguns golpes de sorte.
De qualquer forma, o que se viu foram duas equipes retrancadas. Talvez porque era um jogo muito importante para ambas. E esta retranca toda talvez explique porque o primeiro tempo terminou com um empate sem gols.
O segundo tempo começou com a Costa Rica atacando um pouco mais. E com isso abriram o placar logo aos 6’ (gol de Bryan Ruiz). Na verdade, acho que mais uma falha do goleiro… por a bola foi tocada e entrou devagar no gol. Daria tempo pra pegar…
Isso colocou pimenta no jogo porque agora a Grécia precisava buscar ao menos um novo empate. O jogo ficou corrido, mas não necessariamente bom. Faltava técnica para os dois times. Parafraseando o jogo FIFA’14™: “faltou raça… mas sobrou determinação”.
Mais uma vez, a Grécia conseguiu o resultado nos últimos minutos (exatamente aos 45’). Gol de Papastathopoulos (também conhecido como Sokrátis). Com o empate, a Grécia conseguiu sobreviver ao tempo normal. Na comemoração, parecia que a Grécia tinha vencido a copa.
Na prorrogação o jogo esfriou. Nenhuma equipe estava disposta a correr o risco de tomar gol na prorrogação. Retrancadas, o a prorrogação terminou sem gols e a decisão seria nas cobranças de pênaltis.
Nos pênaltis, novamente um goleiro foi herói do jogo. O nome do jogo desta vez foi Navas que conseguiu defender o pênalti batido por Gekas. Ao final, o resultado favorável à Costa Rica: 5 a 3 (pênaltis).
Placar final: 1 a 1 (tempo normal) >> 5 a 3 (pênaltis) para Costa Rica // Meu palpite: 3 a 1 para Costa Rica
:: RESULTADO >> COSTA RICA CLASSIFICADA ::
Bolão UOL >> Minha posição: indisponível
Muitos analistas sugerem que a Holanda terá dificuldades para vencer a Costa Rica nas quartas-de-final. Honestamente, tenho minhas dúvidas. Costa Rica jogou bem contra os grandes querendo surpreender. Mas agora ela não é novidade e também não tem tantas variações no seu esquema tático que justifiquem o receio. Creio que a Holanda passa com alguma facilidade.
Uma copa qualquer… Holanda 2 x 1 México
Este foi um jogo que deveria ter sido nas quartas-de-final. Ao final do jogo, o resultado para apenas um dos times é obrigatório. Pelo futebol apresentado, os dois mereciam vencer e nenhum merecia perder. Como ambos empataram no quesito qualidade, o critério então passa a ser a sorte.
E aí, deu Holanda…
Esta copa está pecando em alguns aspectos técnicos. Não entendi ainda por que os jogos são realizados às 13 horas. Apesar de ser inverno, no nordeste faz um calor danado. É desumano e cruel para qualquer equipe de futebol. Jogar debaixo de um calor de 32ºC com sol escaldante… não entendo isso. Os jogos acontecem no Brasil… se a Europa quer assistir, ela que faça as adequações necessárias. Jogo debaixo de sol a pino é ruim pra todos… ruim para os jogadores, torcedores e até para os árbitros.
No jogo, os times foram fiéis as suas características. A Holanda tentando manter posse de bola e atacando somente na “bola boa”. O México procurando criar jogadas em busca do resultado.
Isso fez um começo de jogo onde México pressionou e criou boas chances de gol. Apesar dos riscos, parecia que a Holanda jogava dentro de um risco calculado. Contou também a ótima atuação do goleiro Cillessen.
O México tinha mais volume de jogo e foi recompensada logo no início do segundo tempo. Aos 3’ Giovani dos Santos marcou. Até então o México era melhor.
Aí a Holanda mudou sua tática. Passou a pressionar e arriscar. O problema estava em furar a boa defesa mexicana. E inclua aí nesta conta, o excelente Ochoa. De novo, uma muralha fechando o gol mexicano. O goleiro operou pelo menos dois milagres impedindo o empate holandês.
A Holanda passou a jogar melhor. E aí acho que as decisões dos técnicos acabaram influenciando o resultado. Do lado mexicano, Miguel Herrera optou por reforçar a defesa e deu espaço para a Holanda jogar. Do lado holandês, Van Gaal saiu de um conservador 3-5-2 e passou a jogar em um poderoso 4-3-3 e ainda ousou em tirar o Van Persie para colocar um centroavante mais fixo.
E aí, a Holanda mostrou ser a Holanda. Após algumas jogadas muito perigosas (com Ochoa sendo o destaque), Sneijder apareceu e marcou aos 44’ do segundo tempo. O empate foi realmente merecido.
Mas o que se seguiu foi cruel com os mexicanos. Já nos descontos uma jogada genial de Robben pela lado direito e a marcação forte do Rafa Marquez. Não deu outra… pênalti. Aos 47’ do segundo tempo.
Cruel… cruel mesmo… Gol marcado por Huntelaar.
Fim de jogo… Holanda classificada.
Como eu comentei em uma rede social anteriormente, a Holanda mereceu o empate ao mudar para um 4-3-3 claramente ofensivo... A vitória foi um golpe de sorte. O pênalti existiu, mas foi cruel ele ser marcado nos descontos. Acho que seria mais justo ir para os pênaltis.
Ser desclassificado em um jogo equilibrado deve ser duro. Por estar torcendo para a Holanda, acho que o melhor ganhou. Mas sinceramente, a vitória não teria sido menos justa de o vencedor fosse o México.
Placar final: Holanda 2 x 1 México // Meu palpite: 3 a 1 para Holanda
:: RESULTADO >> HOLANDA CLASSIFICADA ::
Bolão UOL >> Minha posição: 13.819
Com esta vitória, acho que o caminho da Holanda está aberto até a semi-final. Motivo? Simples… o adversário das quartas-de-final sairá do jogo Costa Rica x Grécia. Nenhuma grande potência…
28 de junho de 2014
Uma copa qualquer… Colômbia 2 x 0 Uruguai
A minha dúvida antes do jogo era saber se o Uruguai se abateria com a saída do Suárez ou se a Colômbia jogaria melhor. Em minha opinião, as duas coisas aconteceram.
Devo esclarecer que a maior parte do jogo eu ouvi pelo rádio. Tive um bom motivo para isso: fui à Feira da Gestante, Bebê e Criança comprar roupinhas e apetrechos para minha filha Mariana. Compromisso inadiável e mais importante do que qualquer jogo de futebol.
Lá na feira tinha um telão transmitindo o jogo. Então pude ver alguns trechos. Aliás é muito legal a experiência de ver o jogo pela TV com a narração pelo rádio.
Mas, sobre o jogo, vi mesmo um Uruguai combalido e desmotivado. Jogava arrastado e facilmente perdia a posse de bola para a Colômbia. E no toque de bola, a Colômbia tratou de contra-atacar permitindo uma pressão sobre os uruguaios.
A pressão culminou com uma linda matada no peito e depois um gol de virada lindo. Sem dúvidas um dos mais bonitos da copa… gol de James Rodriguez (diz ele para pronunciar “Rámez”).
Olha… um golaço…
O belo gol acordou o Uruguai que passo a arriscar mais e deixar mais espaços para contra-ataques… Até que o Uruguai atacou bastante… mas aí brilhou outra estrela: o goleiro Ospina.
Com a tática de pressionar a posse de bola, a Colômbia acabou marcando mais um gol. De novo com James (“Rámez”) Rodrigues aos 4’ do segundo tempo.
A propósito… lembram do Forlán? Ele foi eleito o melhor jogador da Copa de 2010. Ele também jogou nesta copa. Mas eu praticamente não vi ele em campo. Não jogou nada.
Placar final: Colômbia 2 x 0 Uruguai // Meu palpite: 3 a 2 Colômbia
:: RESULTADO >> COLÔMBIA CLASSIFICADA ::
Bolão UOL >> Minha posição: 14.272
Para finalizar, a Colômbia será o próximo adversário do Brasil. Jogando como está, será um adversário de peso. E se o Brasil continuar jogando como vem jogando. Difícil passar.
Uma copa qualquer… Brasil 1 x 1 Chile
Bom… o que dizer?
Antes de qualquer comentário sobre o jogo, uma crítica ao torcedor brasileiro. Vaiar o hino nacional chileno é de uma falta de educação e respeito sem proporções. Uma atitude pequena. Todos nossos adversários respeitaram nossa cantoria a capela… O mínimo que poderia ser feito seria devolver este respeito. E cantar muito na hora do hino nacional brasileiro.
Agora falando do jogo, pensei que o Brasil conseguiria garantir o resultado (meu palpite foi 2 a 0). O gol marcado por Davi Luiz (o seu primeiro gol pela seleção, aliás) me deu mais certeza ainda do resultado. Nesta história bonita, tem um pequeno detalhe… o gol foi contra. Mas na súmula está consignado para o Davi Luiz…
Mas o Chile jogou. E jogou bem principalmente no segundo tempo. O gol de empate veio de uma bobeada na cobrança de um lateral a favor do Brasil. Mais esperta, a seleção chilena tomou a bola e veio o gol, marcado por Alexis Sánchez aos 31’.
O Brasil continuou mostrando suas falhas de sempre: laterais ineficazes (o Brasil tem lateral direito?), um meio de campo sem criação (de nada adiantou colocar o Fernandinho no lugar do Paulinho) e um ataque muito isolado (o cone chamado Fred voltou).
Em todo este caos, uma menção honrosa: Julio Cesar. Preciso me retratar aqui pois realmente achei que ele não era uma escolha acertada do Scolari. Ledo engano… ele vem jogando bem. Muito bem. E foi decisivo no jogo de hoje.
Do lado do Chile… pouco a se comentar. Jogou bem, se aproveitando das laterais e marcava bem a saída de bola brasileira. O Brasil jogou um pouco melhor no primeiro tempo e o Chile jogou um pouco melhor no segundo. O empate foi um resultado justo.
Na prorrogação, uma decepção. O Brasil procurou o jogo com alguma cautela. Já o Chile não quis saber de jogar bola por toda prorrogação. A única jogada de risco foi a bola que explodiu no travessão. Júlio Cesar nesta já estava batido… Brasil deu sorte…
E então vieram os pênaltis… e aí brilhou Júlio Cesar. Duas grandes defesas. Não foi cobrança errada do Chile… Ele realmente defendeu as bolas.
O goleiro chileno ainda pegou uma cobrança (mal batida por Hulk) e Willian desperdiçou sua cobrança. Na cobrança decisiva, Neymar aprendeu a bater pênalti e converteu.
E aí, Jara mandou a última cobrança chilena na trave. E isso selou a desclassificação do Chile. Que, em minha opinião, foi merecida… o Chile fugiu do jogo na prorrogação. E eu acredito no futebol ofensivo.
Placar final: empate em 1 a 1 (Pênaltis: 3 a 2 para Brasil) // Meu palpite: 2 a 0 para Brasil
:: RESULTADO >> BRASIL CLASSIFICADO ::
Bolão UOL >> Minha posição: 13.854
Ainda mantenho meus palpites…
Uma copa qualquer… análise 1ª fase
Já se foram 48 jogos. Mais da metade dos jogos já foi realizada. Começa agora o mata-mata… que também atende pelo nome de oitavas-de-final.
Toda copa tem algumas situações típicas… Uma boa goleada, Um time tradicional que tem um princípio matador, um time de pouca tradição jogando muito, um ou outro time tradicional que acaba sendo um fiasco e voltando pra casa mais cedo e uma ou duas zebras… aqueles times que ninguém dá nada, mas que consegue avançar na competição.
A Copa do Mundo FIFA™ 2014 não foi exceção a este padrão. Ao final da primeira fase tivemos uma goleada (Holanda 5 x 1 Espanha). Tivemos times de pouca tradição surpreendendo (Costa Rica, Colômbia e Chile). Tivemos alguns fiascos (Espanha, Inglaterra e Itália voltando pra casa). E tivemos algumas zebras (Grécia e Argélia).
Mesmo sendo uma copa típica em relação aos classificados, ela tem uma ou duas particularidades. Primeiro que esta copa está mais para Copa América do que Copa do Mundo… Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Uruguai, México, EUA e Costa Rica. Sete times das américas.
Outra atipia é que pela primeira vez temos duas seleções africanas classificadas para a segunda fase (Argélia e Nigéria). Mas creio que ambas devem parar por aí…
Minha opinião? Quem vem mostrando bom futebol tem confirmado seu favoritismo. E o que se espera de um favorito? No meu entendimento, três vitórias…
E aí, somente Alemanha, Holanda e Argentina confirmaram seu favoritismo. Brasil e França tropeçaram em empates. Itália, Inglaterra e Espanha voltaram pra casa.
Aliás, todo mundo está falando da Espanha… mas se esquecem que o Brasil (campeão em 1962) foi eliminado na primeira fase na copa de 1966 (Inglaterra) em uma chave com Portugal, Hungria e Bulgária. Ganhamos da Bulgária e tomamos um sacode de Portugal e Hungria. França e Itália também foram outras seleções eliminadas precocemente após a conquista de um título mundial. Então, esse negócio de ser eliminado logo de cara não diz muita coisa sobre o futuro do time.
Nesta segunda fase, estou estranhando sim as ausências da Espanha, Itália e Rússia. Rússia, por sinal, caiu pelos seus erros (mais especificamente, erros do Akinfeev, goleiro da Rússia). Itália deu azar de ter na mesma chave a competente Costa Rica. Poderiam ter se garantido contra o Uruguai (que tem um atacante mordedor), mas não conseguiram…
E Portugal? Mantenho o que escrevi anteriormente… não dá para avançar na copa somente com um jogador que é o melhor do mundo. Talvez se Figo e Deco ainda jogassem, o futuro de Portugal poderia ter sido diferente.
:: E o Brasil ?::
Honestamente, acho que o caminho do Brasil ficou mais fácil. Apesar de o Chile jogar bem, o futebol brasileiro deve ser suficiente para vencer a partida. Nas quartas-de-final enfrentará o vencedor do jogo Colômbia x Uruguai. Acho que será a Colômbia… o Uruguai perdeu seu mordedor (Suárez que foi banido da copa após o episódio da mordida) e o moral da equipe está meio baixo. E em um eventual Brasil x Colômbia… deve dar Brasil.
Aí na semi-final o caldo engrossa… deverá enfrentar ou França ou Alemanha (penso que tanto França vence a Nigéria, como a Alemanha vence a Argélia, mas acho que no confronto direto, dá Alemanha…)
Em um eventual Brasil x Alemanha… o Brasil vai ter que melhorar muito o seu futebol. Se der França, não vamos esquecer que em Copa do Mundo, somos fregueses do time azul…
:: E a Holanda ? ::
Nunca escondi que meu time favorito para esta copa é o time da Holanda. Futebol bonito, ofensivo e bem jogado (no toque de bola). Enfrentará o competente México… mas creio seu futebol é mais eficiente. Depois, a vida fica um pouco facilitada… pega o vencedor do jogo Costa Rica x Grécia (acho que dá Costa Rica). Por mais que eu esteja simpático a causa da Costa Rica, acho que não pra vencer a Holanda.
E aí o caldo empelota de vez… Porque se chegar a semi-final, deve encarar ninguém menos que a Argentina (que tem pela frente a Suíça… que não gosta de fazer gol e depois o vencedor de Bélgica x EUA… e creio que nenhum destes seja páreo para os Hermanos, se eles jogarem toda bola que sabem).
Acredito muito que a Holanda chega na final…
:: Os vencedores ::
Pensando em todos os jogos, acho que Brasil, Colômbia, Alemanha, França, Holanda, Costa Rica, Argentina e Bélgica (estou torcendo para os EUA) chegam nas quartas-de final. Extrapolando um pouco mais os resultados, creio que Brasil, Alemanha, Holanda e Argentina chegam às semi-finais. E por fim, acho que a decisão será entre Alemanha e Holanda. Caberá ao Brasil fazer um confronto épico com a Argentina na disputa pelo terceiro lugar.
Mas Copa do Mundo não é um torneio em que o melhor sempre vence… então tudo isso pode estar furado.
De qualquer forma, esta é minha opinião…
:: Resumo da ópera ::
O melhor… Holanda
O mais legal… EUA e Costa Rica (me divertindo muito em seus jogos)
O provável… Alemanha
O impensável… Grécia e Argélia nas oitavas-de-final
O fiasco… Espanha voltando pra casa
O bom coadjuvante… Costa Rica e Colômbia
Vence mas não empolga… Bélgica
E que comecem as oitavas-de-final… boa sorte à todos.
Kom naar voren, Nederland !!!
27 de junho de 2014
Uma copa qualquer… decisão grupo H
Infelizmente foi um grupo que não consegui assistir totalmente aos jogos. Pelo pouco que vi posso resumir que a Bélgica não fez mais do que o necessário; a Coreia não apresentou futebol bom o suficiente para prosseguir; a Rússia caiu nas falhas de seu goleiro e a Argélia contou com muita sorte… mais uma zebra avança na copa.
:: Bélgica x Coreia ::
Foi um jogo chato com direito a vaias. Com a classificação garantida, a Bélgica foi burocrática (para dizer o mínimo). Com uma boa defesa e também com um homem a menos (o volante belga Defour foi expulso no final do primeiro tempo), a Coreia não teve competência para igualar o jogo.
Com o gol de Verthogen aos 32’ do segundo tempo, resta saber se a Bélgica mostrará um futebol mais empolgante a partir da segunda fase.
Placar final: Bélgica 1 x 0 Coreia // Meu palpite: 3 a 1 para Bélgica
:: Rússia x Argélia ::
Tudo caminhava para a Rússia garantir sua classificação. Ainda mais após o gol marcado por Kokorin ainda no início do primeiro tempo.
Mas aí…
Ok… uma falha é compreensível. Duas falhas e você começa a questionar a qualidade do jogador. Akinfev falhou. Outra falha grotesca (já havia tomado um frango no jogo contra a Coreia). E sua falha permitiu o empate da Argélia.
Argélia após o empate se defendeu para garantir o seu resultado e sua classificação.
E mais uma zebra segue adiante.
Placar final: Rússia 1 x 1 Argélia // Meu palpite: empate por 2 a 2
:: RESULTADO FINAL GRUPO H ::
Bolão UOL >> Minha posição após o final da rodada: 13.854
Uma inesperada melhora… quase no top 10 mil…
26 de junho de 2014
Uma copa qualquer… decisão grupo G
Muitos disseram que o grupo da morte seria aquele que continha Uruguai, Itália e Inglaterra. Naquele grupo, não deu a lógica. Costa Rica – que seria o saco de pancadas conseguiu se classificar como primeira do grupo.
Para mim, o grupo G foi um grupo da morte. Não por conter grandes potências do futebol, mas porque qualquer um dos times poderiam ter se classificado para a segunda fase (mesmo se considerarmos a supremacia alemã).
Em campo, bons times praticando bom futebol. E foi assim até o final.
:: Alemanha x EUA ::
Jogo de compadres? Talvez… o empate garantiria as duas seleções sem maiores complicações e uma vitória pelo placar mínimo só traria uma surpresa caso Gana ou Portugal surpreendessem no placar. Assim, o placar por 1 a 0 contentou a todos: não passou a impressão de jogo combinado e deixou a classificação (com Alemanha em primeiro) mais plausível.
Jogo de compadres ou não, foi um jogo bem movimentado no primeiro tempo. Ambos os times procuraram o gol e em muitos momentos pude ver o time americano jogando dentro das mesmas características do futebol alemão.
O primeiro tempo terminou sem gols.
No segundo tempo, Klose entrou e a Alemanha passou a jogar com mais lançamentos em profundidade. Uma tentativa de Klose chegar ao seu décimo-sexto gol em copas. Entretanto, o placar foi aberto por Müller (aos 9’ do 2º tempo).
Depois do gol, o time dos EUA passou a buscar o empate. E quase conseguiram no final do jogo se não fosse uma boa marcação alemã. Sinceramente, os EUA prometem.
Duas observações sobre o jogo. Uma diz respeito ao uniforme da Alemanha… lembra muito o uniforme oficial do Flamengo. Uma tentativa de fazer com que a torcida simpatize com os germânicos?
A outra foi que mais uma vez um torcedor invadiu o campo. Até que não são tantas invasões como eu imaginei que seria aqui no Brasil.
Placar final: Alemanha 1 x 0 EUA // Meu palpite: 3 a 1 para Alemanha
:: Portugal x Gana ::
Antes de falar sobre o jogo, uma informação que mancha (em minha opinião) a reputação dos ganeses. Acho um absurdo uma grande soma de dinheiro vivo ter que ser transportada emergencialmente para garantir que a seleção entraria em campo. É no mínimo anti-desportivo. É algo que nem sempre percebemos: ali não estão atletas que ostentam o orgulho de representar sua nação em uma competição. Ali estão profissionais do esporte que trabalham por premiações.
Dito isso… ao jogo (que também não assisti).
Finalmente Portugal jogou bem. Bom… o suficiente para vencer. Não conseguiu uma grande vitória por conta do eficiente goleiro de Gana.
Portugal com este jogo só conseguiu provar que não basta ter o melhor jogador do mundo para vencer.
Não vou falar sobre Gana… após o episódio do dinheiro. Eles não merecem nenhum tipo de atenção.
Placar final: Portugal 2 x 1 Gana // Meu palpite: 2 a 1 para Portugal
:: RESULTADO FINAL GRUPO G ::
Bolão UOL >> Minha posição após o final da rodada: 17.424
Melhorando… melhorando…
Uma copa qualquer… Decisão grupo E
O grande barato da primeira fase da copa é o fato dela ser disputada em três partidas. Isso de certa forma permite que um time em uma mal dia possa se recuperar com os outros dois jogos.
Caso tenha acontecido o contrário, isto permite que o time possa utilizar um dos jogos para se preservar. E discordando da maioria dos comentaristas, creio que este foi o caso da França. Ela se poupou… afinal de contas… é uma competição de 7 jogos.
No outro jogo do grupo, um repeteco do jogo de 2010. Desta vez, com um final diferente.
:: França x Equador ::
A França entrou em jogo virtualmente classificada (só perderia a vaga em caso de derrota combinada com uma vitóira suíça por goleada). Não tinha motivos para ir ao ataque. Ao contrário do Equador que precisava da vitória e um tropeço da Suíça para garantir sua classificação.
Mas nem precisando do resultado, e com a França jogando com vários reservas o time equatoriano conseguiu fazer um jogo ofensivo. Pior para eles que no final das contas foi o único time sul-americano que não se classificou para a 2ª fase da copa.
Foi um jogo frio (não dá pra chamar de jogo morno). Uma França desinteressada pelo ataque contra um Equador jogando no contra-ataque. Para complicar, Valencia foi expulso após uma falta em Digne.
Fica complicado comentar um jogo com tão poucas oportunidades de gol. O empate sem gols serviu para a França que terminou como líder do grupo. E serviu para o Equador aprender que deve jogar ofensivamente. O futebol é um esporte que necessita de resultados… gols… que não apareceram neste jogo.
Placar final: França 0 x 0 Equador // Meu palpite: 4 a 1 para França
:: Suíça x Honduras ::
Curiosamente, estas dias seleções se enfrentaram nesta mesma data na copa de 2010. Na ocasião, um empate murcho que causou a desclassificação da Suíça ainda na primeira fase.
Desta vez, com uma defesa muito fraca, Honduras não foi páreo para os suíços Três gols de Shaqiri (6’, 31’ e 70’). Honduras até tentou marcar. Mas atacava desorganizadamente e além disso, o goleiro Benaglio teve ótima atuação.
Não foi um jogo que pude assistir na íntegra. Então vou apenas me ater ao resultado.
Placar final: Suíça 3 x 0 Honduras // Meu palpite: 2 a 0 para Suíça
:: RESULTADO FINAL GRUPO E ::
Bolão UOL >> Minha posição após a final da rodada: 18.410
Não sou muito bom em palpites…
25 de junho de 2014
Uma copa qualquer… Decisão grupo F
Existe uma parcela significativa de pessoas que acreditam que o Neymar está desiquilibrando para o Brasil. Provavelmente estas pessoas não viram os jogos da Argentina. Ao contrário do que pensa, eles sim têm um jogador que desequilibra. Seu nome é Lionel Messi.
Favoritismo por favoritismo… os hermanos conseguiram manter o seu.
Bom… vamos aos jogos.
:: Argentina x Nigéria ::
A Nigéria em nenhum momento nesta copa mostrou-se superior a Argentina. Era natural esperar um jogo fácil para os argentinos. Mas não foi isso o que aconteceu. Foi um jogo disputado e com as equipes atacando lá e cá.
E foi aí que Messi desequilibrou… marcou logo no início (aos 2’). Apesar do empate nigeriano quase em sequência (aos 3’), a Argentina continuou com a posse de bola cercando o time da Nigéria.
E foi quase no final do primeiro tempo que ele – Messi – marcou aos 46’ numa cobrança de falta excepcional. A Argentina sem dúvida tem um time muito eficiente no ataque.
Mas nem tudo é perfeito. A Argentina carece de uma defesa um pouco mais sólida. Como bem ouvi em um comentário na rádio CBN hoje a tarde, a Argentina é um time que tem que jogar o tempo todo à frente. Caso isso não aconteça a defesa passará por muitos apuros.
E foi o que aconteceu logo no início do segundo tempo. Em uma jogada rápida, a Nigéria empatou (gol de Musa aos 2’). Mas era um jogo com lances muito rápidos e aos 4’ foi a vez da Argentina marcar um gol com finalização de Rojo após cobrança de escanteio.
Aí foi a vez da Argentina mudar seu esquema tático. Poupou alguns de seus principais jogadores e segurou o resultado apesar da enorme pressão da Nigéria. Foram muitas as jogadas de perigo, tornando o jogo muito interessante.
Sou obrigado a concordar com a opinião do Vítor Birner (blogueiro do UOL): a Argentina sem Messi é um time comum, mas que joga bonito quando ele está em campo… ah… isso joga.
Placar final: Argentina 3 x 2 Nigéria // Meu palpite: 3 a 1 para Argentina
:: Bósnia-Herzégovina x Irã ::
Fica difícil comentar um jogo que não assisti… então só posso comentar o resultado e suas repercussões. A Bósnia finalmente venceu uma partida nesta copa. O Irã precisava de uma vitória para sonhar com a classificação.
Após o gol sofrido aos 22’ do 1º tempo o Irã passou a atacar mais e ficou mais suscetível aos ataques da Bósnia. Com isso, a Bósnia marcou um gol aos 14’ do segundo tempo. Atacando bastante, o Irã marcou aos 36’ com Reza. A Bósnia finalizou o Irã aos 38’ (gol de Vrsaevic).
Placar final: Bósnia-Herzégovina 3 x 1 Irã // Meu palpite: empate por 1 a 1
:: RESULTADO FINAL GRUPO F ::
Bolão UOL >> Minha posição após o final da rodada: 18.410
Quem sabe eu chego no top 15 mil, não é mesmo?
24 de junho de 2014
Uma copa qualquer… decisão grupo C
E dando sequência aos jogos da Copa “América” FIFA 2014, hoje aconteceu a definição do grupo C. E mais um sul-americano se classifica para as oitavas-de-final. Os jogos de hoje trouxeram um resultados inesperados, apesar de – em um deles – o favoritismo foi confirmado.
O ponto negativo é que eu não assisti a totalidade de nenhum dos dois jogos. Então meus comentários não devem ser considerados pelo conjunto da obra.
:: Colômbia x Japão ::
Deu Colômbia… isso já era esperado…
Por um placar dilatado… e isso não era esperado.
Precisando do resultado, o Japão partiu para o ataque desde o início. A Colômbia já estava classificada. Então ela adotou a tática de jogo baseada em contra-ataques. A pressão japonesa começava a funcionar quando em um contra-ataque, Konno faz pênalti. O pênalti foi convertido por Cuadrado (aos 16’).
O Japão então resolveu esquecer a tática e colocou o coração na ponta da chuteira. O “abafa” deu certo… após várias tentativas, gol marcado por Okazaki aos 44’. Até este momento, o Japão ainda aspirava a uma vaga.
A entrada de James Rodriguez no segundo tempo deu novo alento a equipe colombiana. Após sua entrada, o time passou a ir mais ao ataque e ser mortal em contra-ataques. Aos 10’, passe de Rodriguez para Jackson Martínez e surgiu um belo gol.
Neste ponto, o Japão jogava na base do desespero. O caminho para o gol ficou ainda mais fácil e em novo contra-ataque aos 36’ também marcado por Jackson Martínez.
Quase no final, coube ainda um quarto gol (um golaço) marcado por James Rodriguez… Definitivamente, o nome do jogo.
O Japão apesar de constantemente marcar presença nas copas continua caindo precocemente na competição. Ainda não foi desta vez que o Japão mostrou futebol. Fica como lembrança a educação de seus torcedores que faziam a coleta do próprio lixo nas arquibancadas. Uma demonstração de civilidade.
Placar final: Colômbia 4 x 1 Japão // Meu palpite: 2 a 0 para Colômbia
:: Grécia x Costa do Marfim ::
Acho que este foi o primeiro jogo que o resultado pode ser considerado de fato uma “zebra”. Uma vitória apertada que só aconteceu com um pênalti que na minha opinião foi pra lá de duvidoso.
Pelo que li e vi nos compactos, Costa do Marfim jogou mais ofensivamente e com uma marcação sólida para buscar o contra-ataque. O esquema falhou por um erro de passe dos marfinenses. E aí foi a Grécia que contra-atacou e marcou aos 41’ do primeiro tempo. Começava a surgir a zebra…
Após o gol tomado, a Costa do Marfim passou a atacar mais e pressionou os gregos. A pressão resultou em um gol aos 29’. Apesar da ofensividade, a Costa do Marfim abriu a possibilidade dos gregos jogarem no contra-ataque.
No final, um pênalti duvidoso… muito duvidoso.
Mas o suficiente para a Grécia marcar seu segundo gol nesta copa. E conseguir sua classificação.
Somando-se a dor da derrota, havia ainda o luto da equipe marfinense em razão do falecimento do irmão de Yayá Touré. Costa do Marfim volta então para casa.
Placar final: Grécia 2 x 1 Costa do Marfim // Meu palpite: 2 a 0 para Costa do Marfim
:: RESULTADO FINAL GRUPO C ::
Bolão UOL >> Minha posição após o final da rodada: 18.718
Ainda no top 20 mil…