E mais um ano se passa. O ano de 2013 foi um ano de mudanças, alguns sustos e algumas despedidas. Meu post para o final do ano ainda está no forno. Mas já posso falar sobre o blog.
Aliás, hoje é um blog, mas até dois anos atrás, um site pessoal. O blog começou como uma seção do site e continha apenas informações e textos de caráter pessoal. Funcionava mais como “esta é minha opinião”. A falta de tempo fez com que o site fosse aos poucos desaparecendo. A ponto do blog se tornar o site. É mais fácil administrar e publicar e posso concentrar meu tempo no que mais importa: escrever.
E sobre o que quero escrever? Bom, este é um blog de opinião. E os temas podem variar conforme o que surge por aí. O blog pode opinar sobre o final do Campeonato Brasileiro, a morte do Mandela, a sucessão presidencial de 2014… não existe um tema específico. O que existe é a certeza de apresentar uma opinião. Se possível não só a minha opinião… mas uma opinião plural.
Desde os tempos de editor de “O Patológico” sempre acreditei na pluralidade de opinião. Um tema não é exclusivo de uma única verdade. Um assunto pode (e deve) ser abordado por diversas pessoas diferentes.
É o que gostaria de fazer para o blog. Antes um site pessoal de apenas uma opinião. Hoje uma coletânea de opiniões. Mas ainda não está como planejei. Então preparei algumas mudanças para 2014… especificamente, o que acho que um blog precisa…
Um blog precisa de uma identidade…
Isso é o básico do básico. Uma marca, um produto, uma ideia precisa de uma identidade. Seja uma imagem, uma frase. Mudei a frase inicial de “Meu pequeno espaço para a livre manifestação” para “Um pequeno espaço para a livre manifestação”.
Ah, sim… agora temos um logo… nada muito rebuscado. Apenas aquilo que mostra nossa cara:
Um blog precisa de textos…
Este ano vou me dedicar um pouco mais ao blog. Vou exercitar minha veia blogueira um pouco mais. Vou escrever mais. Em 2009 foram 70 posts. O número veio caindo ano a ano até que em 2013 foram 35 postagens até agora (incluindo este texto). O compromisso é de um texto por semana pelo menos.
Um blog precisa de diversidade de autores…
Meu desejo é que o blog conte com vários autores. A princípio convidei alguns amigos que gostam de escrever e são ótimos nisto. O primeiro foi o Carlos Aros, depois convidei Leandro Ramos-Gonçalves, Michel Vieira e por último o Lucas Arantes. Destes, apenas o Michel e o Lucas escreveram recentemente para o blog. Quanto ao Carlos e o Leandro, em razão de seus compromissos acadêmicos e profissionais, deixaram de participar como autores e constam agora como apoiadores (junto com os amigos Edson Ferreira e Maurício Silva que sempre que podem estão divulgando o site por aí). A todos eles registro o meu muito obrigado.
Gostaria de convidar dentre os nossos leitores pessoas que tenham prazer em escrever. Quer fazer parte do blog? Por favor, entre em contato pelo e-mail contato@umblogqualquer.com.br
Um blog precisa de divulgação…
Quando um texto é postado no blog, faço um link junto ao Twitter e ao Facebook. A questão é que uso um twitter pessoal (o @ricardocmarques) e a minha página no Facebook (fb.com/ricardo.cruz.marques). Para tornar o blog mais impessoal, tratei de buscar mecanismos próprios também. Então criei no Facebook uma página do blog (fb.com/umblogqualquer) e estou procurando junto ao Twitter o uso do perfil @umblogqualquer que atualmente não me pertence, mas está não está em atividade (última postagem foi em Maio/2012). Espero ter sucesso nisto. Enquanto o @umblogqualquer não está disponível, quebrarei o galho com “@um_blogqualquer”.
Além disso, estou criando um link entre o blog e as redes sociais de modo que ao postar um texto, o próprio twitter e o facebook possam atualizar a informação nas redes sociais.
Um blog precisa de leitores…
Ok… não adianta textos, autores e divulgação se não há leitores. Por isso conto com a audiência de vocês. Leiam, opinem, critiquem, sugiram, reclamem e elogiem. Sua participação é muito importante.
Para 2014 é isso… espero que as novidades agradem e sejam bem-vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário