2 de abril de 2014

Tá legal... Vamos falar da pesquisa do estupro

  "Existem três tipos de mentiras: as mentiras, as mentiras deslavadas e as estatísticas".
Benjamin Disraeli


O assunto ainda rende. Uma pesquisa foi feita pelo IPEA. O IPEA é o Instituto de Pesquisas em Economia Aplicada. Trata-se de um órgão assessor do executivo federal em assuntos econômicos. Seu antigo presidente, Márcio Porchman, foi candidato a prefeito de Campinas nas últimas eleições. O IPEA, como se pode entender facilmente, deve ajudar a presidente e os ministros da área econômica a tomar decisões. Imaginamos que tal instituto faça pesquisa em Economia Aplicada.

Pois muito bem. Semana passada o dito instituto veio com uma pesquisa onde 25 perguntas eram feitas á população que respondia se concordava ou não. A penúltima pergunta dizia "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas?" A soma das respostas "concordo parcialmente e concordo" deu 65%. Eu não sei o que diacho isso significa. Ainda mais se formos ver as outras perguntas, como "Homem que bate na esposa tem que ir para cadeia?", que recebeu 91% de respostas concordando, assim como a pergunta "A mulher que apanha em casa deve ficar quieta para proteger os filhos?" recebeu 15% de aprovação.

A primeira das três perguntas aqui citadas é considerada um "outlier data" ou seja, um dado que não bate com os demais por alguma razão e a melhor forma de agir seria retirá-lo dos resultados. Perceba também que a palavra "estupro" não foi usada.

Que o Brasil é um país machista é sabido. Fico imaginando qual a função desta pesquisa de comportamento feita por um Instituto de Economia. Vimos que ela foi feita em julho do ano passado, mas só agora divulgada. Atire a primeira calcinha quem já havia lido uma pesquisa do IPEA antes...

De todo modo ela estava lá, de bobeira. Cá para nós, pela metodologia porca, acho até que nem feita ela foi. Não é possível tanta barbeiragem numa coleta de dados que não se vê nem em um trabalho de iniciação científica de faculdade. O editor deste Blog e eu já organizamos Congressos Médico-Acadêmicos e nunca vimos tais aberrações.

Na semana que (não) foi discutido o marco civil da Internet, e que a CPI da Petrobrás ganhou força, era de interesse do governo que nossos assuntos fossem outros. Enquanto a Copa não chega, vão nos anestesiando com estas pesquisinhas meia-boca. Para terminar, segue abaixo um gráfico acerca das causas dos estupros e dos assaltos, feitos a partir de pesquisa de gente bem mais séria que os capa-pretas do IPEA:
estupro crimes A Cultura do Estupro é resultado da cultura da impunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...